A obstrução intestinal é quando existe um bloqueio do intestino grosso ou delgado. Esse bloqueio acaba impedindo a passagem de alimentos e líquidos, podendo ocorrer total ou parcialmente.
São diversos fatores que contribuem para a obstrução intestinal, onde em alguns casos é necessário intervenção médica, em outros casos, apenas mudanças em seus hábitos alimentares ajudam na melhora dos sintomas.
O que é Obstrução Intestinal?
A obstrução intestinal ocorre quando a passagem pelos alimentos e líquidos nos quais ingerimos é bloqueada, podendo ser causada por faixas fibrosas cicatriciais de tecido no interior do abdômen que podem se formar depois de uma cirurgia ou infectada em seu intestino.
A obstrução intestinal é mais comum do que se imagina, várias pessoas sofrem desse mal, onde o problema pode se tornar grave, porém em grande parte dos casos o seu tratamento ocorre com sucesso.
Sintomas da Obstrução Intestinal
Os principais sintomas da obstrução intestinal são:
- Inchaço na região do abdômen;
- Dores abdominais;
- Perda do apetite;
- Enjoo;
- Vômitos;
- Prisão de ventre;
- Diarreia;
- Excesso de gases;
- Cólicas;
Em casos mais graves da doença, ela pode causar mau hálito e febre alta.
Causas da Obstrução Intestinal
As principais causas da obstrução intestinal são:
- Aderências intestinais, que geralmente ocorrem após uma cirurgia abdominal;
- Hérnias;
- Tumores do intestino delgado;
- Doenças inflamatórias do intestino;
- Torção do intestino;
- Invaginação do intestino;
- Câncer de cólon e do reto;
- Fezes secas e presas;
- Estreitamento do cólon;
- Infecções;
- Cirurgia pélvica;
- Alguns tipos de medicamentos antidepressivos, anestésicos e analgésicos que afetam nervos e músculos;
Fatores de risco
Os fatores de risco da obstrução intestinal incluem cirurgias abdominais ou pélvicas, doenças de Crohn e câncer abdominal.
Diagnostico
O diagnóstico é feito de forma sintomática, aonde o médico irá fazer algumas perguntas que possam se enquadrar nos problemas digestivos.
Caso você tenha tido algum tipo de cirurgia na região do abdômen e esteja com inchaço, o médico também irá examinar a área. Confirmando as suspeitas, será realizado exames como Raio-X, Tomografia e exame de sangue para diagnosticar a doença.
Quando buscar ajuda médica
Assim que você sentir desconforto abdominal seguido por vários dias e perceber perda significativa de sangue do seu intestino, você pode procurar uma emergência médica.
Além do clínico geral, um especialista em doenças do intestino, cirurgião e gastroenterologista podem diagnosticar a doença.
Tratamento para Obstrução Intestinal
O tratamento para a obstrução intestinal depende da causa de sua condição, mas na maioria dos casos a hospitalização é necessária.
Quando as dores são intensas, os médicos irão se concentrar para que você fique estabilizado, onde poderá ser necessário ministrar soros e antibióticos. Procedimentos como sugar o ar e líquidos colocando uma sonda nasogástrica pelo nariz em seu estômago também é uma forma de aliviar o inchaço.
Nos casos de uma obstrução mecânica parcial, onde alguns alimentos pastosos e líquidos ainda não consigam passar, você não irá precisar de um tratamento adicional depois da estabilização, onde será indicada uma dieta que ajudará no processo de metabolismo.
Nos casos de obstrução completa, será necessária uma intervenção cirúrgica para que seja eliminado o bloqueio.
Caso o médico determine que os seus sintomas estão associados pelo íleo paralítico, você deverá ficar em observação no hospital.
Remédios
Somente o seu médico poderá indicar qual medicamento e a dosagem correta do remédio para o tratamento da obstrução intestinal, onde você deverá seguir corretamente as recomendações.
Não tome medicamento por conta própria, pois você poderá prejudicar a sua saúde. Evite laxantes que acabam sendo inúteis para o tratamento da doença.
Possíveis complicações
A obstrução intestinal deve ser tratada em seus estágios inicias, onde não tratada corretamente ela pode provocar uma série de danos e complicações como a morte dos tecidos, cortando o fornecimento de sangue a uma parte do seu intestino.
A morte do tecido pode gerar a abertura da parede do intestino levando a uma infecção da cavidade abdominal e até uma infecção generalizada.
Prevenção
A prevenção da obstrução intestinal pode ser feita com uma dieta balanceada, rica em fibras e líquidos, principalmente sucos naturais e água. A prática de exercícios físicos também ajudam a regular o intestino.
Pergunta dos leitores
Obstrução Intestinal em bebês é grave?
A obstrução intestinal em bebês ocorrem a partir dos 3 meses e podem surgir até os 6 anos de idade. Ela se manifesta através do choro, onde o bebê fica irritado e encolhe as pernas de forma chamativa que pode vir acompanhado de vômitos.
A criança também ficará sonolenta e pálida, além de defecar emitindo uma deposição com sangue. A obstrução intestinal no bebê diagnosticado no estágio inicial não costuma ser grave, sendo tratada adequadamente.
Quais os riscos da cirurgia de Obstrução Intestinal?
Toda cirurgia possui riscos, porém o paciente deve seguir todas as recomendações médicas indicadas no pós-operatório, onde seguindo todas elas os riscos de uma infecção ou inflamação grave na cavidade abdominal são nulos.
Existe algum tratamento caseiro para Obstrução Intestinal?
Existem alguns tratamentos caseiros para a obstrução intestinal. Porém ela é indicada apenas quando a obstrução é parcial, onde não envolve sérios riscos. Confira a seguir alguns tratamentos caseiros:
Mamão
É o melhor remédio para aliviar a prisão de ventre. A fruta contém papaína que ajuda na digestão de proteínas e na melhor absorção dos nutrientes, ajudando o organismo eliminar o que não é necessário.
Ameixa
A ameixa é um poderoso laxante natural, que ajuda no processo de digestão, onde apenas uma por dia é capaz de fazer você se sentir limpo e leve.
Farinha de aveia
A farinha de aveia possui uma quantidade satisfatória de fibras, sendo excelente fonte de vitaminas e carboidratos, onde 2 colheres de aveia já são o suficiente para manter o intestino saudável.
Couve
A coube ajuda no bom bom funcionamento no intestino, onde é necessário que ele seja refogado ou em forma de suco.
Melaço de cana
O melaço de cana não possui químicos e medicamentos que destroem a flora intestinal, sendo ideal para crianças e adultos com prisão de ventre. pois possui uma série de vitaminas e minerais que são essenciais para o intestino.
Suco de limão
O limão é poderoso para o organismo, pois ele faz com que as paredes do cólon se limpem naturalmente. Para melhor eficácia, esprema o limão e misture com água morna. O suco deve ser ingerido pela manhã, devendo permanecer por cerca de 20 minutos sem comer mais nada.
Azeites e óleos
Ambos os produtos são ótimos remédios caseiros para a obstrução intestinal, pois eles estimulam o sistema digestivo.
Chás
Alguns chás caseiros são excelentes para a prisão de ventre, sendo indicado o chá de cascara, folhas de abacateiro, cana do brejo, verde, hortelã, raiz de alface, sementes de habú, sementes de linhaça, sementes de melancia e raiz de dente de leão.