Miosan, que tem como princípio ativo o Cloridrato de Ciclobenzaprina, é um relaxante muscular indicado para o tratamento de espasmos musculares relacionados a dores persistentes nos músculos, tendões, articulações, ligamentos e ossos. O uso da Ciclobenzaprina é indicado por no máximo 2 semanas, o uso acima desse período deve ser indicado pelo médico.
- Miosan 5 mg é encontrado em embalagem com 4, 10 e 30 comprimidos.
- Miosan 10 mg é encontrado em embalagens com 10 e 30 comprimidos.
Ao contrário do que se pensa Miosan não é um anti-inflamatório e como já explicado é um relaxante muscular. O uso de anti-inflamatório na fase aguda de lesões musculares não é indicada, entretanto os analgésicos e relaxantes musculares são eficiente no caso de dor moderada ou mais agudas.
Pra que serve Miosan
Miosan é indicado para o tratamento de várias patologias, dentre elas podemos destacar: Espasmos musculares com que apresentam dor aguda de origem musculoesquelética, como por exemplo:
- Fibromialgia: É caracterizada por dores sentidas em todo o corpo, por longos períodos. As dores são mais sentidas nas articulações, tendões, músculos e outros tecidos moles.
A fibromialgia está diretamente ligada a fadiga, dores de cabeça, quadros depressivos, quadros de ansiedade, distúrbios do sono, entre outros.
- Lombalgias: A lombalgia é caracterizada por uma dor constante na região lombar, na região baixa da coluna próximo da bacia. É a conhecida dor nas costas que é causa de reclamação de milhares de pessoas. É comum essa dor se irradiar para as pernas, causando bastante incomodo e em algumas vezes causa dormência.
- Torcicolos: São vários os tipos de torcicolos e suas causas ainda são desconhecidas. Entretanto, ao que tudo indica é que o torcicolo acontece depois de um trauma ou contusão nos músculos do pescoço ou coluna cervical. Vale ressaltar que o torcicolo pode ser um sintoma de uma doença mais grave, como por exemplo, infecções do sistema nervoso, tumores no pescoço, hipertireoidismo, dentre outras. O torcicolo é mais comum em mulheres após os 30 anos.
- Periartrite escapulo umeral: Caracterizada por dor intensa ou limitação dos movimentos do ombro, que pode partir para uma evolução aguda, crônica e recidiva.
- Cervicobraquialgias: Dores na região do pescoço que irradiam para os braços
O remédio Miosan também é conhecido como relaxante muscular, ministrado por via oral, fazendo com que a atividade motora diminua consideravelmente promovendo o efeito sedativo. O relaxante muscular Miosan também pode ser ministrado como medicamento coadjuvante para alívio de outros sintomas, como por exemplo, fisioterapia e repouso.
O Miosan e qualquer outro medicamento não deve ser usado sem o conhecimento do seu médico de confiança.
Contraindicações de uso do Miosan
O uso do remédio Miosan é contraindicado nos seguintes casos:
- Pacientes com hipertireoidismo.
- Pacientes que apresentam arritmia cardíaca.
- Fase de pós infarto agudo do miocárdio.
- Pacientes que sofrem com glaucoma
- Pacientes que apresentam quadro de retenção urinária.
- Pacientes que apresentam quadro de insuficiência cardíaca.
Precauções ao usar Cloridrato de Ciclobenzaprina
Durante o tratamento com o Miosan remédio, você não poderá consumir alimentos ou bebidas que tenham cafeína. Estudos realizados tem comprovado que retirar ou reduzir de maneira brusca a cafeína nas pessoas que ingerem regulamente, pode desencadear vários sintomas, entre eles: letargia, dificuldade de concentração e cafaléia.
Se você possui complicações de retenção urinária, pressão intraocular elevada, glaucoma de ângulo fechado, deverá tomar muito cuidado ao administrar a ciclobenzaprina. Devido a ação atropínica da ciclobenzaprina, você também deverá ser cautelozo em tratamento que envolva medicação anticolinérgica.
Pessoas que tem antecedentes de taquirdaria ou estejam sofrendo de hipertrofia prostática precisam ser avaliados dos efeitos colaterais que o uso da biclobenzaprina pode trazer. Nos seguintes casos abaixo você NÃO DEVE utilizar o medicamento:
- Insuficiência cardíaca congestiva
- Arritmias cardíacas
- Infarto do miocárdio
- Bloqueio cardíaco ou outros problemas de condução
Em casos de hipertireoidismo, o risco de arritmias pode aumentar. Durante o tratamento, deve-se tomar muito cuidado ao dirigir veículos ou utilizar máquinas perigosas, pois sua capacidade de operar tais maquinas pode ficar comprometida e acontecer acidentes.
O medicamento Miosam é classificado como risco B para pacientes grávidas. Por isso não é aconselhável o uso de Miosam, salvo os casos de extrema necessidade identificadas pelo médico de confiança.
Efeitos colaterias do Miosan
Popular no mercado de medicamento, o Miosan está entre os relaxantes musculares mias vendidos. Como qualquer medicamento ele apresenta alguns efeitos colaterais. Os efeitos colaterais do Miosan mais comuns, relatados pelos pacientes, são:
- Sonolência.
- Tonturas.
- Enjoos.
- Visão turva.
- Confusão mental.
- Secura na boca.
- Vertigens.
- Fadiga.
- Taquicardia
- Rigidez muscular, entre outras.
Foram relatadas também algumas reações adversas de 1 a 3% dos pacientes:
- Fadiga
- Cafaleia
- Astenia
- Debilidade
- Sabor desagradável
- Dispepsia
- Visão Borrosa
- Confusão
- Nervosismo
- Constipação
Interações medicamentosas
- Não se deve fazer uso de bebidas alcoólicas durante o tratamento do Miosan.
- Não se deve administrar outros medicamentos depressores do sistema nervoso central.
O cloridrato de ciclopenzaprina é relacionado estruturalmente com antidepressivos tricíclicos. Pacientes que recebem este tipo de antidepressivo (ex, amitriptilina e imipramina) pode ter crise hiperpirética, convulsões severas e até mesmo a morte, incluindo a esta lista a furazolidona, a pargilina, a procarbazina e IMAO.
O uso de cloridrato de ciclobenzaprina pode desenvolver os efeitos do álcool, dos barbitúricos e outras drogas depressoras do sistema nervoso central (SNC). Portanto, as doses administradas da ciclobenzaprina não pode ser maior do que a recomendada pelo médico, pois podem ocorrer reações severas no SNC.
Como tomar Miosan
Relaxante muscular de uso adulto, o Miosan é administrado por via oral e é vendido na forma de comprimidos, de 5mg e 10mg de cloridrato de ciclobenzaprina.
- A dose habitual é de 20 a 40 mg de cloridrato de ciclobenzaprina, entre 2 e 4 vezes ao dia. Ou seja, o Miosan pode ser administrado de 12 em 12 horas ou de 6 em 6 horas. A dose máxima deste medicamento é de 60 mg.
Caso o uso do medicamento seja por um período maior de 3 semanas, deve ser feito de com acompanhamento médico. O Miosan começa a fazer efeito, aproximadamente, 1 hora após a ingestão.
Para esclarecer mais dúvidas quanto a posologia do medicamento, leia a bula do Miosan.
Miosan engorda
O Miosan engorda, pois causa aumento de apetite, em alguns pacientes. Dessa maneira, se o paciente passar a ingerir mais alimentos, possivelmente vai ter aumento de peso. Um fator que pode contribuir para o ganho de peso é a sonolência provocada pelo Miosan.
O corpo fica mais lento e preguiçoso, às vezes pode causar indisposição e com isso a falta de exercícios físicos aliado ao consumo de alimentos terá como resultado um acúmulo de calorias em todo do organismo. O melhor é manter uma alimentação saudável e balanceada acompanhada de exercícios físicos.
Miosan da sono?
Sim, o Miosan da sono! O cloridrato de ciclobenzaprina da sono, tanto que na bula do Miosan a sonolência é um dos efeitos colaterais apontados. Não é indicado que se use o Miosan para dormir, as reações adversas do remédio são muitas, para que ele seja usado apenas para esse fim.
Alertas:
Devido a sonolência provocada pelo Miosan, as habilidades e percepção podem ficar prejudicadas, portanto:
- Não é aconselhável dirigir durante o tratamento com Miosan.
- Não é aconselhável operar máquinas e equipamentos.
Miosan Caf
O Miosan Caf é indicado para o tratamento das mesmas doenças que o Miosan. A diferença entre o Miosan e o Miosan Caf está em sua composição. O Miosan Caf tem como principio ativo o Cloridrato de Ciclobenzaprina e a Cafeina. A Ciclobenzaprina age combatendo os espasmos muscular, porém não tem ação contra doenças do sistema nervoso central e espasmos secundários. Já a Cafeina tem ação sobre o sistema nervoso central e os resultados observados são: aumento do estado de alerta, maior agilidade nos pensamentos e melhora da fadiga. Para saber mais, leia a bula do Miosan Caf.
Outro medicamento usado no combate de espasmos é o Mitrul a base de Ciclobenzaprina alivia o espasmo de origem local. Leia a bula e veja os efeitos colaterais do Mitrul, converse com o seu médico e descubra qual é o melhor medicamento para o seu caso.
Onde Comprar e Preço
O miosan pode ser comprado em qualquer farmácia tanto física com online. Porém Miosan precisa de receita, para ser comprado em ambas farmácias. A prescrição médica, pode ser a comum em folha branca.
Miosan preço:
O preço do Miosan pode váriar de farmácia para farmácia, mas do geral o Miosan custa entre R$13,90 a R$24,02. O preço Também muda dependendo da quantidade de comprimidos por caixa.
Para conseguir os resultados desejados, o uso do Miosan deve ser feito de acordo com as orientações médicas. Qualquer reação adversa deve ser informada ao seu médico antes mesmo de interromper o tratamento.