Cirurgia do siso: cuidados no pós operatório


O último dente da arcada dentária a nascer é o terceiro molar, conhecido popularmente como o dente do siso. Porém nem sempre ele encontra espaço necessário para erupção, devido a anatomia da dentição do indivíduo. 

Outro fator é que por as vezes essa anatomia não possuir espaço, o siso acaba ficando envolvido pelo tecido gengival ou pelo tecido ósseo e se torna um dente retido, um processo que causa muitas dores, além de quadros inflamatórios e infecciosos.

Quando a situação chega nesse ponto, o indicado é procurar um especialista que deve indicar o tratamento correto a se seguir, apesar de normalmente os dentistas indicarem que a cirurgia de extração de siso como o melhor caminho.

Por que o dente do siso dói tanto?

Primeiramente é importante dizer que os dentes do siso existem há milhares de anos, afinal na nossa alimentação, nós precisávamos mastigar alimentos crus, além de vegetais e carnes, o que fazia os terceiros molares nascerem desde cedo.

Como a nossa evolução ao longo dos milênios, nossa dentição também se desenvolveu e assim o crescimento ósseo foi alterado, fazendo o siso se tornar de certo modo desnecessário. 

E como falamos anteriormente, muitas vezes não existe espaço para esses dentes na boca. Isso sem falar que o quando os dentes molares nascendo sintomas mais notados é fato deles pressionam os demais dentes, movimento esse que gera problemas de mordida e até mesmo mudança de lugar dos outros dentes.


Dor no Dente Siso

Quando é indicado remover o siso?

A extração dos terceiros molares são indicadas sempre que há sinais de dor de dente na região, assim como dificuldades na mordida, desconforto ou até mesmo desalinhamento dos molares. Mas essa é uma avaliação que se pode obter após uma consulta com um odontologista, ou seja, é necessário ir a uma clínica de dentista.

Também existem casos do paciente nem precisar remover por possuir mandíbulas maiores, consequentemente podendo comportar os quatro dentes finais, que vão dos pré-molares aos terceiros molares. Vale ressaltar que esse processo acontece entre a faixa etária de 16 e 25 anos. 

Por isso, durante o período é extremamente recomendado uma avaliação com o dentista antes mesmo dos sisos nascerem, assim você consegue prever se existe ou não a necessidade de estar extraindo o dente, evitando as dores e as complicações do dente do juízo.

Procedimento e pós-operatório

A parte tranquila é que o procedimento de cirurgia para tirar o siso é o mesmo que é feito nos demais dentes, que consiste na aplicação de uma anestesia local que é seguida pela remoção do dente. 

Normalmente esse processo dura em média 30 minutos, mas pode acabar sendo um pouco mais demorado se o dente estiver em uma posição mais complexa. Também é comum que após a sutura do dente os dentistas recomendem que o paciente morda uma gaze por alguns minutos para conter possíveis sangramentos.

Já o pós-operatório é caracterizado por seis cuidados principais, eles são essenciais para se ter uma recuperação adequada e não ter nenhuma complicação depois da remoção. Os seis cuidados são:

  • Alimentação diferenciada;
  • Higienização da Boca;
  • Não se esforce;
  • Tenha cuidados especiais com o local;
  • Evite o inchaços;
  • Procure o seu cirurgião se houver emergências;

Apesar de simples, esses passos devem ser seguidos à risca, pois eles podem ser a diferença entre a recuperação saudável e complicações dentais. Por isso é importante manter a boca sempre higienizada, sempre escovando os dentes e usando fio dental e antisséptico bucal.

Comidas que não agridam o local da extração também são importantes para recuperação, por isso opte por comer alimentos pastosos que estejam frios ou mornos, e evite a todo custo alimentos quentes, eles podem acabar afetando a cirurgia.

Também é importante que você evite fazer esforços desnecessários, apesar de pequena, a extração do siso ainda é uma cirurgia e deve ser encarada como tal. Isso significa que o repouso indicado precisa ser seguido, como dito anteriormente. 

Por fim, se tiver seguido tudo corretamente e ainda sim acontecer sangramentos ou dores contínuas no local da remoção do dente, procure seu cirurgião-dentista imediatamente, pois aguardar mais pode gerar infecções ou complicações mais sérias.

Vale ressaltar que o preço de extração de dente é dado de acordo com a situação de cada dente, todavia existe uma média de preços que é cobrada pelo procedimento, média essa que fica entre R$ 200 e R$ 300 por dente, sendo que processos mais complicados como a remoção do siso mais caros.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.