Silimarina

Existem muitas plantas, ou substâncias tiradas de plantas, medicinais muito efetivas, e que acabam virando remédios importantes e recomendados contra diversos tipos de doenças que podem atacar e infringir o organismo humano. Esses tipos de medicamentos, baseados em substâncias retiradas de matéria-prima ativa natural, no caso de plantas, são chamados de fitoterápicos. Cada vez mais os laboratórios químicos de criação de medicamentos estão investindo nessas substâncias e um dos medicamentos que surgiram se baseando nisso foi o eficiente silimarina.

Cardo Mariano ou Cardo de Leite

A planta de nome científico Silybum marianum, mais conhecido pelo seu nome popular de Cardo Mariano ou Cardo de Leite, é uma planta muito popular em países mediterrâneos, principalmente no Sul da Europa e Norte da África. Essa fantástica planta produz frutos, sementes e folhas que podem ser extraindo a silimarina, e assim sendo utilizado para meios medicinais.

A aparência da planta é muito bela. Com uma cor que mistura roxo e rosa, além de manchas brancas na parte superior.

Uma curiosidade interessante é que, além de produzir frutos que são comestíveis e pode ser utilizada em formulas química ou usos naturais, a planta também é comestível, podendo trazer grandes benefícios para a pessoa que ingere.

O que é a silimarina?

Como falado, a silimarina é derivada das sementes, frutos e folhas da Cardo Mariano. A silimarina, na verdade, não é somente uma substância, é um nome de um conjunto de compostos naturais, sendo elas silibina, isosilibina, silidianina e silicristina, além de outros flavonoides.


A silimarina é encontrada em farmácias e mercados especializados. Variando entre R$20 á R$80, dependendo da dosagem e da quantidade de comprimidos.

Benefícios e propriedades ao organismo

Como uma substancia natural medicinal é de se imaginar que a o conjunto de compostos denominado silimarina traga inúmeros e importantes benefícios para a saúde das pessoas que iniciará tratamento a base dele.

Ela possuiu dos efeitos bases no organismo humano. Funcionando de uma maneira anti-inflamatória e de uma antioxidante.

O principal benefício causado pela silmarina é a ajuda que ele da para a proteção contra tóxicas que prejudicam o andamento do fígado, consingo ser ativa até mesmo logo após ingerir algum desses alimentos que podem trazer algum tipo de problema. A silmarina ela evita e diminui a velocidade que alguma toxina chega até o fígado, ajudando na digestão, por causa das suas propriedades, assim dando tempo para o sistema de defesa do organismo a elimine antes de causar algo ou prejudicar ao fígado. Sendo assim, em relação aos problemas de tóxicas no fígado, a silmarina funciona mais como preventivo e de desaceleração, ou atraso em certos casos, do problema, do que como um algo realmente curativo, porém muitos estudos indicam que a utilização dela para recuperação do fígado ao excesso de álcool é muito efetiva.

silimarina

As principais doenças que ela consegue evitar ou controlar, em relação ao fígado, são:

  • Cirrose
  • Hepatite
  • Icterícia
  • Anomalias na vesícula biliar

Outra qualidade importante e beneficente da silimarina é a ajuda na prevenção de doenças cardíacas, no controle do colesterol e de diabetes.

Como ser utilizado durante o tratamento

É importante frisar que as informações a seguir são de pesquisas, informações descritas na bula e em pontos comerciais, e experiências retiradas de pessoas que utilizaram da silimarina, porém podem acontecer variações, dependendo do porte físico da pessoa, por isso é importante a ida até médicos e especialistas.

A silimarina é um medicamento que pode ser consumido tanto por adultos como por crianças, não causando problemas quando usado por elas. Porém acontece uma pequena variação de doses diárias para elas.

Não existem muitas variações de quantidade para os graus mais leves ou intensos das doenças, porém é importante a confirmação com o médico, para não tomar doses mais necessárias ou menos necessárias.

A sua mediação deve ser feito oralmente. Seja pela medicamento adquirido em farmácia, seja pelo chá que pode ser feito diretamente pela planta pela na natureza.

Crianças entre 10 á 20kg devem tomar 25mg dividas em 3 doses diárias.

Crianças entre 20kg á 30kg devem tomar 50mg dividas em 3 doses diárias.

Pré-adolescentes e adolescentes devem tomar 75mg dividas em 3 doses diárias.

Adultos devem tomar 75mg á 120mg ou 20 gotas, dependendo do formato da mediação que você adquirir e preferir, divididas em 3 doses diárias.

É necessário ficar em tratamento cerca de um á dois meses. Em crianças, pré-adolescentes e adolescentes, dependendo da situação, o tempo pode ser um pouco menor. Já em adultos o tratamento pode durar um pouco mais em situação mais intensas, principalmente em doenças como cirrose onde o fígado fica muito prejudicado e demora em acontecer sua recuperação por completo.

Precauções e efeitos colaterais

Como já é conhecido em diversos remédios e medicamentos que já foram compartilhados de informações aqui, sejam eles naturais ou químicos, adquirido em farmácia ou feitos em casa, pode acontecer efeitos colaterais, principalmente pelo fato de cada organismo reagir de uma maneira diferente ao medicamento.

A primeira precaução que deve ser tomada são para gestantes e mães que estão no período de amamentação do seu filho. Não existem estudos que comprovação 100% da atuação da silimarina em problemas em gestações ou de amamentação, porém muitos indicam que pode causar certos problemas. Então se você vivem alguma dessas situações é importante ter uma precaução para não colocar a sua saúde ou do seu filho em risco.

Outras reações adversas são:

  • Diarreias
  • Alergias na pele
  • Dor no estômago
  • Inchaços na barriga
  • Aumento nas flatulências

Como podemos ver, silimarina é uma ótima opção, e não muito conhecida, para cuidar de um dos problemas mais importunos do organismo humano, os problema no fígado. Sempre sendo necessário a analise e atendimento médico, para não causar nenhum dos efeitos colaterais ao seu corpo, porém, ainda assim, é um dos grandes medicamentos naturais que estão disponíveis.