Profenid


Profenid é o nome comercial de um medicamento que tem como princípio ativo o cetoprofeno, substância indicada nos tratamentos das doenças reumáticas e inflamatórias. O Profenid é usado nos casos de dores, principalmente nos pré e pós-operatório.

Tem ação anti-inflamatória, reduzindo ou eliminando as inflamações; ação analgésica, diminuído ou eliminando a dor por completo, e ação antitérmica, diminuindo a febre.

O medicamento pode ser encontrado em comprimidos, gotas, na forma de supositórios e na forma injetável.

Informações ao Paciente

Antes de iniciar o tratamento com esse medicamento, leia com atenção essa bula.

  • Guarde esta bula. Você pode necessitar ler as informações de novo outra hora.
  • Esta bula fornecerá informações sobre os benefícios e riscos do Profenid. Ela inclusive a orientará sobre como você deve tomar Profenid de modo correto e em que momento precisa informar ao seu médico sobre condições relacionadas à sua saúde. Se tiver qualquer dúvida, solicite ajuda ao seu médico ou farmacêutico.
  • Esse remédio foi receitado para você e não deve ser fornecido a outras pessoas, uma vez que pode ser prejudicial a elas, ainda que os sintomas que elas apresentem sejam iguais aos seus.
  • Se algum dos efeitos colaterais se tornar grave ou se você notar algum outro efeito colateral que não foi citado nesta bula, avise ao seu médico ou farmacêutico.

Indicações do Profenid

O Profenid é indicado nos seguintes casos:


  • Nos tratamentos das dores e inflamações agudas;
  • Pré ou pós-cirúrgico;
  • Nevralgia (dores irradiadas pelas inervações);
  • Cervicalgia (dor na coluna cervical, ou seja,  parte traseira do pescoço);
  • Lombalgia (dor na coluna lombar. Por se manifestar na mesma região dos rins, é preciso descartar os problemas renais para o tratamento correto da lombalgia);
  • Dor no nervo ciático ou ciatalgia. O nervo ciático é um nervo bastante extenso: começa na região das nádegas e desce através da parte posterior da coxa, perna até chegar ao pé.
  • Bursite ou inflamação da Bursa. A Bursa é uma pequena bolsa que contém um líquido que envolve as articulações e tem a função de amortecer o impacto entre os ossos, tendões e músculos. A bursite acontece com mais frequência nos ombros, cotovelos e nos joelhos.
  • Capsulite: doença inflamatória que acomete a cápsula articulatória do ombro.
  • Tendinite (inflamação nos tendões);
  • Sinusite;
  • Enxaqueca, e
  • Dor de dente por abcesso ou na extração.

As doenças reumáticas não têm cura e os portadores desses tipos de doença possui uma herança genética que favorece o aparecimento destas, sendo impossível a prevenção. O Profenid, assim como os outros anti-inflamatórios, é indicado somente no alívio dos sintomas das seguintes doenças reumáticas:

  • Artrite reumatoide;
  • Osteoartrite;
  • Gota;
  • Espondilite anquilosantes.
  • Lúpus eritematoso;
  • Pseudo-artrite; etc.

O Profenid também é indicado no tratamento das seguintes lesões ortopédicas:

  • Contusões;
  • Entorses;
  • Luxações e sub-luxações, e
  • Fraturas.

Contraindicações do Profenid

O uso do Profenid é contraindicado nos casos de pacientes com alergia, caracterizada por crise asmática, ao princípio ativo, o cetoprofeno e ao ácido acetilsalicílico (comercializado como AAS e a aspirina).

Os pacientes com histórico de úlcera péptica, acompanhada ou não de hemorragia e histórico de sangramento gastrointestinal também não podem consumir o medicamento.

Profenid também é contraindicado às pacientes no terceiro trimestre de gravidez; por pacientes, de ambos os sexos, portadores de insuficiências cardíacas, hepáticas e renais graves.

Pacientes menores de 14 anos devem tomar a versão pediátrica do medicamento, e bebês menores de 6 meses de idade, não devem tomar o medicamento.

Os anti-inflamatórios não hormonais, como o Profenid, não devem ser utilizados por mulheres que estão tentando engravidar, pois podem atrapalhar a fertilidade feminina. Também não deve ser utilizado por mulheres que estão em fase de amamentação.

Reações adversas no uso do Profenid

O uso contínuo e prolongado de Profenid pode ocasionar em reações ou efeitos adversos. No caso da versão injetável, o local da injeção pode ficar dolorido por alguns  dias, mas essa condição tende a desaparecer sozinha, sem causar maiores problemas.

Alguns desconfortos gástricos podem ocorrer: dor no estômago, má digestão, acompanhada ou não de azia ou queimação, náuseas e vômitos.

Tonturas, vertigens, sonolência, zumbido nos ouvidos, sensibilidade à luz, presença de sangue na urina, entre outros, também foram relatados após o uso de Profenid.

Como tomar Profenid

profenid

A posologida e duração do tratamento somente poderão ser prescritas por um médico. Entretanto, as instruções de consumo do Profenid na sua bula oficial são as seguintes:

Profenid comprimidos

Na versão comprimidos, estes não deverão ser mastigados ou partidos. Geralmente, são indicados 200 mg diários do medicamento, divididos em dois comprimidos de 100 mg, preferencialmente durante ou após as refeições principais.

Nos casos mais graves, o médico poderá aumentar a dose para 300 mg diários, divididos em 3 comprimidos de 100 mg durante ou após as refeições principais.

Após atingir o efeito desejado, a posologia deverá ser diminuída para a dose mínima, indicada pelo médico, para que não haja comprometimento da parede estomacal. Apesar de os comprimidos serem revestidos a fim de evitar esse contato com a mucosa do estômago, esse ainda é um risco que o paciente pode correr.

Profenid gotas

Na versão gotas  Profenid deve ser diluído em quantidade satisfatória de agua filtrada e administrado por via oral.Uma gota de Profenid corresponde a 1 mG de cetoprofeno e vinte gotas corresponde a 1 mL de cetoprofeno.

– Vire o frasco com o conta-gotas para baixo em seguida Bata levemente o dedo no fundo do frasco para iniciar o gotejamento, não é necessário apertar o frasco.

Uso de Profenid em crianças

Acima de um ano: 1 gotas por quilo de peso a cada 6 ou 8 horas

De 7 a 11 anos: 25 gotas a cada 6 ou 8 horas.

Uso de Profenid em adultos

50 gotas a cada 6 ou 8 horas, a dose máxima diárias não pode passar de 300 gotas.

Uso de Profenid em idosos ou com insuficiência renal

A esses pacientes faz-se necessária uma avalição posológica  considerando a  tolerância individual de cada uma ao medicamento.  A administração do medicamento aconselhada é a  dose mínima eficaz diária.

Profenid Injetável

Profenid solução injetável é vendido em caixas com 2 e 6 ampolas de 2 mL, contendo 100mg de cetoprofeno cada.

A administração do medicamento na versão injetável só deve ser feita por via intramuscular, ou seja, a injeção deve ser aplicada no interior do músculo, preferencialmente nas regiões do glúteo, coxa ou braço.

Recomenda-se uma ampola, de duas a três vezes ao dia, ou segundo a recomendação médica.

Profenid injetável é contraindicado na faixa etária pediátrica, ainda não foram testadas a segurança do medicamento no caso de crianças.

Considerações finais

Nenhum medicamento deve ser consumido sem indicação de um médico. O Profenid é um medicamento eficaz, porém seu uso inadequado pode acarretar problemas graves.

 


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (60 votes, average: 4,47 out of 5)
Loading...