Octifen


A conjuntivite alérgica é uma situação causada por uma reação do corpo a um agente alérgeno. Esse é um dos tipos mais comuns de alergia que existem e pode ser facilmente tratada com Octifen.

Então, para saber mais sobre esse produto, como ele atua, para que serve, como utilizar e tudo mais que você precisa saber, continue lendo e descubra.

Para que serve o Octifen (indicação)

Octifen nada mais é do que um colírio que serve para dar alívio aos sintomas da conjuntivite alérgica.

Como funciona o colírio Octifen

O colírio Octifen possui em sua composição o cetotifeno, que tem ação de um agente antialérgico.

Assim, esse medicamento atua reduzindo a reação alérgica através do bloqueio das histaminas, que são substâncias produzidas pelo corpo responsáveis pela ocorrência de inchaço, vermelhidão, coceira e também cansaço nos olhos.

O melhor de tudo é que Octifen colírio possui uma ação de início rápido que e que tem duração de 8 a 12 horas.


Como usar Octifen (posologia)

octifen

A dose recomendada de Octifen é de apenas uma gota do produto no canto interno do olho, duas vezes ao dia, preferencialmente pela manha e pela noite.

Modo de usar Octifen colírio:

Comece lavando bem as mãos. Depois incline a cabeça para trás e puxe a pálpebra inferior para baixo e formando uma pequena bolsa.

Com a outra mão, segure o frasco do produto invertido sobre o olho no qual ele será aplicado, até que pingue uma gota.

Em seguida, faça pressão no canto do olho com os dedos, por 1 a 2 minutos, apenas a fim de evitar que a gota escorra através do ducto lacrimal. Fazendo isso, as gotas de Octifen permanecerão no olho e isso ajudará a aliviar a o problema.

Evite sempre tocar na ponta do frasco, seja com o olho ou com as mãos para evitar que haja a contaminação do bico e da substância.

Feche o frasco com a tampa imediatamente logo após a aplicação.

Caso o paciente sinta que o efeito desse medicamento é demasiado fraco ou forte, ou apresente quaisquer reações indesejadas, é imprescindível avisar um médico e um farmacêutico.

A duração do tratamento realizado com Octifen desse seguir a recomendação médica.

Sempre siga a indicação médica respeitando as doses, horários e também a duração do tratamento.

O tratamento não deve ser interrompido sem o conhecimento de um médico.

Contraindicações

O colírio Octifen é contraindicado para aquelas pessoas que possuam hipersensibilidade (alergia) a quaisquer um dos componentes da sua composição.

Advertências e precauções

Os pacientes que fazem uso de lentes de contato gelatinosas devem ter um cuidado especial ao utilizar o colírio Octifen.

Isso porque esse medicamento possui cloreto de benzalcônio na sua composição, que age como um conservante. No entanto, essa sustância pode acabar sendo absorvida pelas lentes de contato gelatinosas, causando uma descoloração das mesmas.

Sendo assim, as lentes de contato devem ser retiradas antes que se realize a aplicação de Octifen e não dever ser colocadas novamente por, no mínimo, 15 minutos após a aplicação.

Uso em idosos: Octifen não apresenta restrições e pode ser utilizado por pacientes idosos

Uso em crianças: a solução estéril Octifen pode ser utilizado em crianças, porém só é recomendado para crianças acima de 3 anos de idade,

Gravidez e lactação: se a paciente estiver gravida ou mesmo planejando uma gravidez, o ideal é consultar o seu farmacêutico ou médico antes de dar início ao tratamento utilizando Octifen.

O colírio Octifen pode ser utilizado durante a fase de amamentação.

É essencial discutir com o médico o risco potencial do uso desse produto durante o período de gestação.

Categoria C: Octifen não deve nunca ser utilizado por mulheres grávidas sem que haja orientação médica ou de um cirurgião dentista.

Efeitos causados sobre a habilidade de operar maquinas e/ou dirigir veículos: se depois da aplicação desse colírio o paciente perceber a visão turva ou sentir uma certa sonolência, o indicado é que se espere até que os sintomas desapareçam por completo antes mesmo de dirigir ou operar máquinas.

Uso oftálmico, adulto e pediátrico para crianças acima de 3 anos de idade.

Superdosagem

Não é necessário se preocupar caso caia mais de uma gota de Octifen no seu olho durante a aplicação.

No entanto, caso ocorra o uso de uma grande quantidade desse medicamento, é recomendado procurar o socorro médico o mais rápido possível levando consigo a bula ou a embalagem do medicamento.

Para mais orientações, ligue para 0800 722 6001.

Interação do Octifen com outros medicamentos

É imprescindível que o médico seja avisado sobreo uso de quaisquer medicamentos. Também é importante lembrar daqueles que não exigem receita ou não foram prescritos por médicos.

Caso o paciente esteja utilizando outros medicamentos nos olhos, é preciso que haja um tempo de ao menos 5 minutos entre o uso de cada um deles.

Não faça a utilização de Octifen sem que haja recomendação ou indicação de um médico ou cirurgião-dentista. Lembre-se que o uso indiscriminado de medicamentos pode oferecer riscos à sua saúde.

Preço do Octifen

Octifen é uma solução oftálmica estéril de 0,25mh/ml. Sua embalagem contem um frasco de 5ml do produto.

Para poder comprar esse produto é solicitado a apresentação de uma receita branca comum.

O seu preço irá variar da região e do locar onde ele será comprado. No entanto, o seu preço médio é de R$ 20 reais.

Genérico do Octifen

Esse colírio é um medicamento bastante eficiente e, como tal, possui diversas opções de genéricos e similares disponíveis no mercado.

A maioria dos genéricos podem ser encontrados através do nome da substância ativa do produto que é o Fumarato de Cetotifeno.

Sendo assim, podemos encontrar genéricos da Medley, da Neo Química, da Germed Pharma, de Legrand e muitos outros.

 

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre Octifen, como ele atua, para que serve, seu preço e todos os demais detalhes. Aproveite!


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (2 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...