As maravilhas do levedo de cerveja

É fácil animar as pessoas ao falar de cerveja. Mas não é sobre festa, praia ou carnaval que iremos falar. O assunto hoje é sobre as maravilhas que o consumo do levedo de cerveja pode causar ao ser humano. Pouca gente sabe disso.

O levedo da cerveja que é rico em vitaminas e nutrientes que fazem muito bem ao organismo humano. O seu consumo colabora para a boa forma do corpo e para a sua saúde geral.

Classificando o levedo de cerveja

O levedo na verdade é um fungo unicelular entre os diversos tipos de levedura. Ele é semelhante ao SccharomycesCerevisiae e chama a atenção pela quantidade de vitaminas e minerais que contem e que são muito benéficos para a saúde.

Existem alguns nutrientes específicos, contidos no levedo de cerveja, que beneficiam o sistema nervoso humano, são eles: Niacina, Piridoxina, Ácido fólico, Ácido pantotênico, tiamina e riboflavina.

Alguns fornecedores de levedo de cerveja a oferecem em diferentes formas, pó e comprimido tem se tornado comum. O que é preciso prestar atenção, é que junto ao levedo de cerveja outras substâncias são adicionadas e misturadas. É muito importante verificar quais são elas antes de consumir tais produtos.


Outro fator importantíssimo é que um profissional da área de saúde precisa ser consultado para aconselhar a melhor forma (dosagem e período) de consumir o levedo.

Contém Vitamina B12?

Essa é uma confusão que é muito comum sobre o levedo de cerveja. Essa Vitamina não é encontrada naturalmente no levedo, ela é obtida através de reações bacterianas. Muitos fornecedores afirmam a presença da Vitamina B12, mas isso não é geral e nunca irá ser real se não houver essa reação.

Informação nutricional

Adicionamos mais abaixo uma tabela com informações nutricionais sobre o levedo de cerveja. Ele se torna uma rica fonte de vitaminas e complexo B. Observe:

 

ComponentesQuantidade em 100 g de levedura de cerveja
Energia345 calorias
Proteínas46,10 g
Gorduras1,6 g
Carboidratos36,6 g
Vitamina B114500 mg
Vitamina B24612 mg
Vitamina B357000 mg
Cálcio87 mg
Fósforo2943 mg

 

Benefícios

Listamos alguns dos principais efeitos positivos do consumo do levedo de cerveja para o nosso organismo. Entre eles estão o controle de peso e a inibição do diabetes. Observe:

Deixa a pele mais bonita

Por causa das vitaminas de complexo B, o levedo de cerveja auxilia no equilíbrio de níveis nutricionais, impedindo que haja inflamações na pele. Isso ajuda a preservar a pele reduzindo os riscos da acne. Muita gente tem o problema de cravos e espinhas e o levedo de cerveja impede que elas se proliferem e ajuda diminuir a probabilidade de um câncer de pele.

Fortalece a respiração

Nosso sistema imunológico é fortalecido com o consumo do levedo e isso faz com que o nosso sistema respiratório também se fortaleça e funcione da melhor forma. Com a ajuda do levedo, resfriados, gripes e alergias são prevenidos.

Fortalece a saúde do coração

O consumo do levedo de cerveja junto com a prática regular de atividades físicas tem o poder de reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL).

Com esse benefício o paciente sai da zona de risco de possuir doenças cardíacas. Acidentes Cardio Vasculares (AVC) e ataques cardíacos se tornam menos frequentes.

Previne câncer

O levedo possui um agente que impede interferências externas e negativas sobre os cromossomos, impedindo assim o aparecimento de tumores.

Levedo de Cerveja engorda?

Muitas pessoas têm duvidas quanto o consumo de cerveja durante a dieta. Então surge a grande dúvida: Levedo de cerveja engorda?

Mas ao contrario do que muitos pensam o  levedo de cerveja auxilia na melhora da mucosa do intestino, impedindo que bactérias infectadas se alojem e cause danos à área. Muita gente que sofre com o mau funcionamento do intestino é beneficiado com os efeitos do levedo, que com a sua ação ajuda a regular a flora intestinal.

O consumo de fibras colabora no estímulo do nosso metabolismo e influencia na queima calórica, ajudando no emagrecimento. O levedo de cerveja é rico em fibras e proteínas, que também contribuem para a sensação de saciedade, impedindo o consumo excessivo de alimentos e consequentemente ajuda a controlar o peso.

O cromo contido no levedo ajuda a evitar o desejo por doces e equilibra e auxilia na função da insulina no nosso corpo, estabilizando a glicose. Preserva os níveis de açúcar no sangue e reduz o risco de adquirir diabetes.

É recomendado consumir o levedo junto com vegetais e verduras, ou em sucos, para auxiliar no controle de peso. Ingerir levedo de cerveja não exclui a necessidade de praticar atividades físicas e ter bons hábitos alimentares.

Como consumir?

levedo de cerveja

O levedo de cerveja pode ser encontrado em pó, líquido, tabletes e cápsulas. Pode ser adicionado e misturado em sucos, saladas, vitaminas ou somente com água.

Recomenda-se que não leve o levedo ao fogo, já que a alta temperatura faz com que ele perca grande parte das substâncias, vitaminas e nutrientes que tem não causando o mesmo efeito ao corpo humano.

Normalmente se recomenda o consumo de 1 a 3 colheres por dia para adulto (seja pó ou líquido). No caso das cápsulas ou tabletes é preciso verificar o rótulo do produto.

O mais correto é não começar a consumir o levedo sem orientação médico. Com o auxílio de um especialista você irá obter o melhor tratamento e chegará mais próximo do seu objetivo.

Onde comprar levedo de cerveja?

É fácil encontrá-lo em farmácias, em casas de cerveja ou de produtos naturais.

Existe algum tipo de efeito colateral?

O consumo do levedo de cerveja pode apresentar alguns efeitos incomuns nas pessoas. Apesar de raro, é possível que quem o consuma possa ter reações alérgicas de diversos tipos, urticárias, erupções cutâneas, falta de ar e dor no peito.

Como ela pode alterar o nível do efeito de um medicamento para diabéticos, é aconselhado que pacientes com esse problema não a consuma. O uso dela neste caso poderá causar hipoglicemia.

Em casos de pacientes com colite, doença de Crohn ou síndrome do intestino irritado, o levedo de cerveja contribui para o agravamento dos seus sintomas.

Não utilize o levedo de cerveja sem aconselhamento médico.