Hidralazina Bula – Para Que Serve? Como Tomar? Efeitos Colaterais…


A pressão arterial é a força que o sangue exerce contra as paredes das artérias, onde cada vez que o nosso coração bate ele bombeia sangue, de forma que a sua pressão estará mais elevada. Quando o nosso coração fica em repouso, que ocorre entre um batimento e outro, a pressão sanguínea diminui. Antes de falarmos da Hidralazina vamos comentar sobre a pressão arterial.

O fato é que a pressão arterial deve ficar sempre sob controle, nem alta e nem baixa, podendo causar sérios riscos a nossa saúde. Fazer o controle da nossa pressão arterial é fácil, porém é necessário o uso de medicação. A Hidralazina é um medicamento que ajuda a controlar a pressão arterial.

A hipertensão não escolhe idade, podendo atingir crianças, adultos e idosos. Pacientes que tenham diabetes ou doença renal costumam ter pressão alta com mais frequência. A pressão arterial não é um gatilho para insuficiência cardíaca e derrame cerebral, mas sim o principal fator de risco.

A medicação é primordial nesses casos, pois se o paciente não se medicar é capaz de sentir dificuldades para respirar, pois o coração fica inchado e acaba roubando mais espaço dos pulmões, além de causar cansaço excessivo, o paciente também pode sofrer tontura, náusea e ter a visão embaçada.

Hidralazina apresentação e composição

Hidralazina é um medicamento de uso oral e injetável, que age como vasodilatador (aumenta o calibre dos vasos, alongando suas fibras musculares), sendo eficaz no tratamento da pressão arterial alta.

Hidralazina injetável

Solução injetável 20 mg/ml. Sua embalagem contém 50 ampolas de 1 ml.


Hidralazina comprimido

De uso oral, onde cada embalagem possui 20 drágeas, onde cada drágea

Hidralazina hipertensão

contém 25 mg de cloridrato de hidralazina.

Para que serve Hidralazina ( Indicação )

Hidralazina serve como agente anti-hipertensivo, auxiliando no tratamento da hipertensão moderada a grave. O medicamento é indicado em casos de pacientes que possuem pressão arterial alta.

As substâncias do medicamento agem como betabloqueadores e diuréticos, alcançando eficácia anti-hipertensiva com doses baixas, o que acaba controlando a pressão arterial.

Hidralazina mecanismo de ação

Para que o tratamento alcance resultados positivos, o paciente deverá seguir as recomendações do seu médico, tomando o medicamento no horário correto, respeitando sempre o intervalo entre uma dose e outra.

Nos casos de hipertensão, foi realizado um estudo onde a maioria dos pacientes que realizaram doses diárias de 50 a 150 mg de Hidralazina, conseguiram reduzir de forma significante a pressão arterial.

Hidralazina posologia

O tratamento costuma durar em média 12 semanas, mas tudo dependerá de como o paciente irá reagir ao tratamento, por isso o mesmo deverá realizar acompanhamento médico durante todo o tratamento.

Nos casos de insuficiência cardíaca, foi realizado um estudo onde a maioria dos pacientes que receberam hidralazina (substância ativa) ao redor de 150 mg ao dia, houve melhora sintomática significativa, reduzindo o risco relativo de morte nos casos da doença crônica em que o coração não bombeia o sangue como deveria.

Posologia Hidralazina

Hidralazina Diluição

Cada ampola do medicamento possui 20 mg. É necessário a diluição do conteúdo de uma ampola em 9 mL de solução de cloreto de sódio 0,9% injetável para concentração de 2 mg.

Pacientes adultos, a dose inicial indicada é de 1 a 5 mg por via intravenosa, seguida por um período de
20 minutos de observação. Caso a pressão arterial não seja controlada, pode ser administrado de 5 mg a 10 mg em intervalos de 20 minutos, não excedendo a dose cumulativa de 40 mg.

Hidralazina injetável

Em pacientes adultos o indicado é injetar de 5 a 40 mg, no músculo ou na veia. Em crianças, o recomendado é injetar de 1,7 a 3,5 mg por kg de peso corporal por dia, divididos em 4 a 6 doses, no músculo ou na veia.

A solução injetável de Hidralazina apresenta-se como uma solução límpida, incolor a amarelada, estando livre de partículas visíveis.

Hidralazina comprimido

É recomendado em pacientes adultos 1 comprimido de 25 mg duas vezes ao dia, não excedendo a dose máxima diária de 200 mg por dia. No inicio do tratamento a dosagem pode ser mais baixa e em seguida podem ser aumentadas de acordo com a orientação médica.

A dose de manutenção do tratamento é de de 50 a 75 mg a cada 6 horas ou 100 mg em 2 a 3 vezes ao dia. O paciente deverá realizar acompanhamento médico.

Em crianças é recomendado administrar 0,75 mg por kg de peso corporal por dia, em intervalos de 2 a 4 tomadas.

Contraindicações

O medicamento é contraindicado em pacientes que tenham alergia à hidralazina (substância ativa), dihidralazina ou a qualquer componente da formulação.

Não é recomendado o uso da hidralazina em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico idiopático e doenças correlatas.

O medicamento também é contraindicado em pacientes que tenham taquicardia grave e insuficiência cardíaca com alto débito cardíaco.

Hidralazina efeitos colaterais

Cada paciente pode responder de um jeito durante o tratamento, onde os efeitos colaterais deverão ser avaliados de forma sintomática. Caso o paciente apresente reações adversas deverá consultar o seu médico e interromper o tratamento com á hidralazina.

Os efeitos colaterais mais comuns em pacientes que administraram o medicamento foram: Aumento acelerado nos batimentos cardíacos, fortes dores de cabeça e palpitação.

Hidralazina hipertensao

Interação com outros medicamentos

O tratamento de hidralazina ao mesmo tempo com outros vasodilatadores, antagonistas de cálcio, inibidores da ECA, diuréticos, anti-hipertensivos, antidepressivos tricíclicos e tranquilizantes maiores. Assim como o consumo de álcool. Que pode aumentar o efeito redutor da pressão arterial de hidralazina.

A administração concomitante de hidralazina com betabloqueadores pode aumentar sua biodisponibilidade, sendo necessário realizar um ajuste posológico através de uma redução da dose destes fármacos.

Antes de iniciar o tratamento, você deve informar ao seu médico se está utilizando algum medicamento.

Precauções

Os pacientes que sofreram infarto do miocárdio não deverão utilizar o medicamento até que atinjam a fase de estabilização pós-infarto.

O uso prolongado do medicamento pode causar o aparecimento de uma síndrome similar ao lúpus eritematoso sistêmico. Síndrome lupus-like, especialmente quando a posologia prescrita exceder os 100 mg diários.

Mulheres que desejam engravidar não devem tomar hidralazina, pois o uso do medicamento pode atrasar a gravidez.

O medicamento não é recomendado para gestantes e nem mulheres que estejam amamentando.

Atenção diabéticos: hidralazina contém açúcar.

Hidralazina bula

Hidralazina nomes comerciais

Os nomes comerciais de hidralazina são: Apresolina e Nepresol.

Hidralazina Preço

O controlador de pressão arterial pode ser encontrado nas farmácias e redes de drogarias. Pelo preço médio de R$ 5,11, que pode variar de acordo com a região.

Para adquirir o produto é necessário apresentação de receita médica (branca comum).

Hidralazina cuidados de enfermagem

A administração de medicamentos é um dos grandes desafios dos profissionais de enfermagem. Os principais cuidados que um profissional de enfermagem deve ter na administração da hidralazina em pacientes é respeitar a dosagem de cada um. Evitando equívocos que possam prejudicar o quadro terapêutico do indivíduo.

Se atentar aos horários da administração do medicamento e se certificar se é o paciente correto. Pode parecer loucura, mas existem diversos casos sobre administração em pacientes errados, o profissional de enfermagem deve ter atenção redobrada.

Outra forma de alcançar excelência é o estudo. Realmente a equipe de enfermagem deve se preocupar em preparar o medicamento. Administrar o mesmo no paciente no período estabelecido e também avaliar a resposta do mesmo. Sendo importante conhecer terminologias medicamentosa, como as vias pelas quais as substâncias são administradas. Também os efeitos que elas produzem no organismo do paciente.