Farelo de aveia: Para quem quer emagrecer!


Por causa da busca desesperada por algo que ajude no processo do emagrecimento, o post de hoje trará para você um produto poderoso: o farelo de aveia. Farelo sim, porque ele é justamente a camada externa do grão da aveia que é retirada.

Antigamente esse farelo era desperdiçado, jogado fora, mas com o passar do tempo começaram a perceber que essa parte é riquíssima em nutrientes. A única diferença nutricional entre o farelo de aveia e a própria aveia é a quantidade de fibras que é maior e que por conta disso a de beta-glucana também.

As beta-glucanas são fibras que tem um potencial enorme no organismo, ajudando na estabilidade da glicose e do colesterol. É importante lembrar também que o farelo de aveia possui glúten porque, apesar da aveia naturalmente não possuir, ela é processada junto com o trigo que tem.

Farelo de aveia a favor do emagrecimento

O farelo de aveia é uma ótima forma de suplementação alimentar porque provoca saciedade e evita que o indivíduo exagere na comida. Existem dois tipos de fibras existentes no alimento, as insolúveis (que não são quebradas pelo nosso corpo e não são absorvidas) e as solúveis.

O que acontece é que a água do corpo é absorvida e forma um gel no estômago e intestino. As paredes dos órgãos acabam por ser “forradas” e isso faz com que o processo de absorção de nutrientes fique mais lento e o bolo alimentar mais parado.

Esses resultados evitam que o indivíduo coma em excesso e isso será benéfico para quem está na luta do emagrecimento. É óbvio, no entanto, que o farelo de aveia não pode ser utilizado como substituição de alimentos.


Também não se pode achar que somente consumindo o farelo de aveia o corpo ideal chegará como um passe de mágica, não! O farelo de aveia auxilia e muito para que o metabolismo acelere e para que o desejo por comer em excesso seja cessado, mas sozinho não conseguirá te dar o que deseja.

É preciso aliar ao consumo do farelo de aveia a mudança total dos hábitos alimentares, procurando manter uma dieta rica de nutrientes e fibras. Outra coisa importantíssima para te ajudar a emagrecer é consumir bastante líquido e praticar exercícios físicos regularmente.

Unindo essas outras práticas com a ingestão do farelo de aveia você perceberá que vai emagrecer com mais facilidade e de forma saudável, melhorando aspectos do corpo inteiro. Isso é emagrecer com saúde!

Outros benefícios do farelo de aveia

farelo de aveia

São inúmeros os benefícios que o farelo da aveia provoca ao nosso organismo. Auxiliar na saúde de todo o corpo e é uma ótima aliada para quem quer manter o corpo saudável e bonito.

Listamos aqui alguns dos efeitos positivos causados pelo farelo de aveia ao nosso corpo.

Fortalece o sistema imunológico

O farelo de aveia consegue estimular as bactérias presentes no intestino e isso contribui para uma melhor defesa do nosso organismo, já que 60% do total de imunoglobinas do corpo está no intestino.

Outra vantagem nesse aspecto é que as bactérias fazem com que as fibras se tornem ácidos graxos de cadeia curta, que irão impossibilitar que agentes negativos entrem na nossa corrente sanguínea e cause danos pelo corpo.

Combate o colesterol

O gel formado pelas fibras do farelo de aveia no nosso corpo consegue reduzir os níveis de colesterol. Isso evita que haja um excesso e inibe quando o nível já é alto. Estudos comprovaram que o consumo do farelo de aveia consegue diminuir em até 10% o nível de colesterol do organismo.

Causa bom humor

Existe no farelo da aveia um precursor da serotonina, o triptofano. Ele é o neurotransmissor responsável pelo controle do nosso humor e bem estar. Para que ele aja corretamente é preciso que tenha a ação de uma enzima que só irá funcionar bem a partir dos níveis adequados de certos nutrientes, como o magnésio que também está presente no farelo de aveia.

Beneficia o cérebro

A Vitamina B1 presente no farelo de aveia tem ação direta nos neurônios e beneficia o cérebro. Todas a vitaminas que pertencem ao complexo B são responsáveis no auxílio da captação de energia nas células, ajudando no metabolismo do açúcar e do oxigênio.

Intestino regulado

O gel formado pelas fibras no intestino ajudando o trânsito do órgão. Além disso, as beta-glucanas são fermentadas no intestino e isso estimula o desenvolvimento da flora intestinal (que é formada pelas bactérias que são benéficas e protegem o organismo).

Segundo uma pesquisa feita na Inglaterra pelo Imperial College, quanto mais se ingere fibra alimentar, menores são os riscos de câncer colorretal. A cada 10 gramas ingeridos por dia, há uma redução de 10% do risco do problema.

Prevenção da diabetes

Aquele mesmo gel formado pelas fibras também ajuda a inibir o processo de absorção da glicose. Isso fará com que o pâncreas produza menos insulina e evita que os órgãos sejam resistentes ao hormônio.

Quando o organismo precisa mais da insulina para absorver a mesma quantidade de açúcar, pode haver o aparecimento da diabetes. O farelo de aveia evita justamente que isso aconteça.

Recomendação de consumo de farelo de aveia

Os especialistas recomendam a ingestão de até duas colheres de sopa por dia. Essa quantidade é suficiente para os nutrientes do farelo agirem no nosso organismo causando muito benefícios. Outra recomendação é aliar ao consumo do farelo a ingestão de bastante líquido. Isso ajuda a potencializar o efeito das fibras.

Contraindicações e riscos do consumo do farelo de aveia

Pessoas que tem doença celíaca não podem consumir o farelo de aveia, á que ele tem glúten. Como tem muita fibra ele também não pode ser consumido por crianças com menos de seis meses, por quem possui intestino acelerado ou por quem tem a síndrome do intestino irritado ou colite.

Comer o farelo de aveio de forma exagerada pode causar intolerância ou aumento de gases e flatulências. O excesso pode causar também a diminuição da absorção de zinco e cálcio.

Onde encontrar e como consumir?

É fácil encontrar farelo de aveia em supermercados e algumas lojas de produtos naturais. Você poderá utilizá-lo na ingestão de frutas, misturando em vitaminas sucos ou iogurtes.


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