Uma poderosa dupla que deu certo: chá verde com gengibre!


Qualidade de vida e boa forma. Esta é uma dupla desejável por muitas pessoas que frequentam os consultórios especializados, academias e sites/blog relacionados. Inúmeras são as receitas e misturas que prometem bons resultados, desde os milagrosos até os mais permanentes; alguns naturais outros nem tanto. Neste artigo, vamos falar sobre um mix que promete efeitos benéficos para o organismo e, também, para o corpo: chá verde com gengibre.

Fazendo uma pesquisa rápida, principalmente nos meios on-line de comunicação, é possível encontrar muita informação sobre o poder da dupla chá verde com gengibre. Tal resultado é devido à potencialização dos efeitos do chá verde pelo gengibre. Isso porque o chá funciona como um termogênico, e o gengibre estimula o metabolismo aumentando a temperatura do corpo. Esse processo leva à desintoxicação do organismo e a perda de calorias.

E, para as pessoas que sofrem com prisão de ventre e/ou inchaço na área da barriga, essa poderosa dupla ajuda na digestão; gerando alívio! Aqueles que visam somente o emagrecimento, também devem apostar no consumo do chá verde com gengibre, pois é um forte aliado em uma dieta de emagrecimento; por causa da função termogênica. Aliado ao chá, é importante fazer uma dieta com alimentação balanceada e praticar atividade física, pelo menos três vezes por semana.

Mas, cuidado! O chá verde com gengibre possui cafeína, por isso, evite tomar o chá à noite para não prejudicar o sono.

Como potencializar o chá verde com gengibre

Quando o objetivo é emagrecer, é possível potencializar ainda mais o chá adicionando outros itens na combinação, como: canela, cravo ou limão.

Propriedades:


  • Gengibre: Auxilia na digestão e melhora o sistema imunológico. Tem ação anti-inflamatória, ajudando na perda de peso.
  • Canela: É termogênico, digestivo e tem ação anti-inflamatória, agindo na diminuição da inflamação do tecido de gordura. Diminui os níveis de açúcar no sangue.
  • Chá verde: Ativa o metabolismo e age na queima da gordura corporal. Previne as doenças cardíacas e circulatórias.
  • Limão: Multifuncional! Facilita a digestão e a função intestinal. Tem ação adstringente, agindo como um detergente, dissolvendo a gordura e as toxinas do organismo.
  • Cravo: Acelera o metabolismo, melhora a digestão, aumenta as secreções de enzimas gastrointestinais; ajuda no alívio de problemas de indigestão e de prisão de ventre. Ajuda na queima de gordura de forma mais rápida.

Benefícios do chá verde com gengibre

Se o mais importante é cuidar da saúde, é realmente bom entender os benefícios do chá verde que têm altas concentrações de antioxidantes, carotenoides, flavonoides e minerais ajudando na desintoxicação do organismo. Ressaltamos que, o poder antioxidante do gengibre produz ação anti-inflamatória, ajudando a evitar a celulite e o envelhecimento precoce.

  • Ajuda nas situações de sobrepeso, obesidade e em casos em que emagrecer é mais difícil;
  • Age em retenção de líquidos, pernas pesadas e inchaços nas pálpebras;
  • Indicado nos casos em que há aumento nos níveis de colesterol e triglicerídeos;
  • Eficaz nos casos de frigidez e falta de libido; gengivite, cáries e outros problemas dentários;
  • Age contra má digestão e hiperacidez gástrica;
  • Apresenta bons resultados em casos como do diabetes tipo II, fibromialgia fadiga crônica, cansaço;
  • Ajuda em casos de frio excessivo, pois aumenta a temperatura no organismo;
  • É indicado para pessoas geneticamente predispostos ao câncer (propriedades antioxidades).

Além de também ter função importante na proteção da saúde cardiovascular, o gengibre ajuda na prevenção do câncer de ovário, da próstata e do colón; alivia enxaqueca e reduz as cólicas menstruais, para alegria de muitas mulheres. Fica a dica!

Você sabia que o chá verde diminui o estresse?

Esta é uma informação oportuna, se olharmos para o dia a dia de trabalho, estudos e tantos outros compromissos. Além disso, é uma forma natural de manter o equilíbrio do corpo e da mente, diminuindo o estresse. Em sua composição, o chá verde tem um aminoácido chamado teanina, que promove o relaxamento dos músculos e influencia a produção de neurotransmissores aliviando os sintomas tanto do estresse quanto da ansiedade.

Receita de chá verde com gengibre

chá verde com gengibre

A receita de chá verde com gengibre é fácil e prática:

  • Ferver um pouco de gengibre descascado em duas xícaras de chá de água filtrada. Quando a água borbulhar, apagar o fogo e acrescentar uma colher (chá) de chá verde; deixar em infusão por 5 minutos. Coar e beber em seguida!
  • Para variar o sabor, caso queira, é possível combinar o chá com suco de frutas.

Como tomar

Se consumido até três vezes ao dia (sem açúcar), o chá preserva a flexibilidade dos vasos sanguíneos propiciando mais resistência às variações da pressão arterial, diminuindo os riscos de infartos e derrames. Ainda em benefício do coração, a bebida dificulta a absorção de colesterol ruim (IDL) e controla seus níveis no sangue.

Mas, todo cuidado é necessário para o consumo do chá verde e do gengibre!

Como o chá verde é um estimulante (possui cafeína, lembra?), não deixe de consultar um médico para liberação do consumo; é recomendado, por médicos especialistas, a ingestão do chá até três vezes ao dia. NÃO ultrapasse 600 ml por dia, porque o excesso pode provocar:

  • Insônia,
  • Náuseas,
  • Má digestão e gastrite;
  • Evitar o consumo perto dos horários do almoço ou jantar, porque a bebida diminui a absorção de ferro pelo intestino, podendo causar anemia.

Contraindicações do chá verde

Atenção! Tem pessoas que NÃO podem ingerir o chá verde! O consumo de chá verde está contraindicado para pessoas com:

  • Problemas cardiovasculares
  • Insuficiência renal
  • Anemia
  • Crianças
  • Pessoas que tomam remédio para pressão alta
  • As Mulheres grávidas ou que estiverem amamentando devem buscar orientação médica para consumir o chá.

Segundo pesquisadores da Universidade de Campinas, uma cápsula do chá verde possui uma quantidade excessiva dos princípios ativos (uma dose = 10 xícaras de chá). Essa quantidade excessiva pode prejudicar a saúde, segundo especialistas, pode sobrecarregar o fígado e outros órgãos. Já é considerado um excesso da bebida, no caso do chá verde, o consumo de quatro ou cinco xícaras/dia. E, mais um detalhe: dê preferência ao produto in natura!

Ao consumir o chá verde com gengibre avalie se está enquadrado nas restrições assinaladas acima, e consulte seu médico para o consumo se for o caso.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...