Certamente você já ouviu falar no chá de boldo que é um dos chás mais conhecidos e usado pelos brasileiros.
Seu nome cientifico é Peumus Boldus Molin e é um excelente remédio caseiro que combate principalmente distúrbios digestivos, desde os mais comuns como inchaço, gases, aos mais complicados e difíceis como por exemplo a hepatite.
É utilizado principalmente depois que se comete alguns exageros na ingestão de álcool ou na refeição quando abusamos dos alimentos com muita gordura. O chá de boldo possui uma substância que se chama lactona que ajuda no processo digestivo, eliminando o excesso de gordura que foi ingerida.
Como Fazer o Chá de Boldo
O chá de boldo pode ser encontrado em sachê nos supermercados ou em folhas in natura nas casas especializadas.
A proporção do preparo é de 20 gramas de erva (folhas) para 1 litro de água, lembrando que se for ingerido em excesso pode prejudicar a saúde.
É muito simples de preparar e para isso basta ferver água em uma caneca ou xícara. Depois, despeje uma colher de chá das folhas na xícara com agua fervendo. Abafe com uma tampa e deixe por mais ou menos 5 minutos e está pronto para o consumo.
O uso indicado é de 2 xicaras do chá por dia.
Benefícios e malefícios do Chá de Boldo
Os benefícios do chá de boldo são muitos. Vamos relacionar os principais:
- Alivio da azia.
- Auxilia na digestão.
- Auxilia no tratamento da gastrite.
- Diminui os gases.
- Calmante.
- Antifúngico, antibacteriano, antioxidante.
- Melhora o desempenho do fígado.
- Diminui os efeitos de bebidas alcoólica.
- Alivia problemas de vomito, suor frio e mal-estar.
- Recompõe a flora intestinal.
- Diurético.
- Combate infecção biliar.
Os malefícios ocorrerão se você não respeitar as contraindicações e as precauções, como por exemplo: uso abusivo tanto no preparo (muito forte), como no tratamento prolongado (mais de 4 semanas), por gestantes, crianças, etc.
Tipos de Boldo
Boldo do Chile. Nome cientifico: Peumus Boldus – Peumus Fragrans – Boldea Fragrans.
O boldo do chile é o verdadeiro. O legitimo de naturalidade chilena, mas pode também ser encontrado nos Andes Argentinos. Sua arvore pode alcançar até quinze metros de altura. Suas folhas são verdes escuras e brilhantes.
Boldo da Terra. Nome cientifico: Plectranthus Barbatus
Este tipo tem origem africana, mas é bastante comum no Brasil. Atinge no máximo dois metros de altura. Suas folhas são verdes claro com uma textura aveludada.
Boldo Miúdo. Nome cientifico: Plectranthus Ornatus
Também originário da África. Suas folhas são miúdas (daí provem o seu nome popular) e aveludadas. Sua planta alcança no máximo 40 cm de altura.
Contraindicações
Mesmo sendo um remédio natural o chá de boldo deve ser usado com controle, pois existem restrições de uso.
Qualquer medicamento, sendo ele natural ou não, sempre existe a possibilidade de uma reação negativa do organismo.
No caso do chá de boldo é contraindicado pra crianças com menos de 6 anos de idade, durante a gravides (os nove meses), mulheres que estejam amamentando.
Pessoas com distúrbios graves de fígado ou vesícula não devem consumir o chá sem antes passar por uma avaliação médica.
O uso em excesso pode ser prejudicial e pode haver vários efeitos colaterais como diarreia, vomito, irritação renal e até mesmo crises de convulsão.
Precauções
Antes de qualquer tratamento mesmo com chá, é bom verificar suas precauções.
- Não tomar em caso de gravidez, tem efeito abortivo e pode provocar hemorragia.
- Não utilize o chá para forçar a vir a sua menstruação se estiver atrasada pois no caso de gravidez pode provocar um aborto e seria complicações de saúde.
- Não tome o chá de boldo nem muito forte nem em excesso (no máximo 3 xicaras por dia) pois pode ocorrer vomito e diarreia.
- Crianças não devem consumir o chá de boldo.
- Pessoas com distúrbios renais não devem consumir o chá.
- Pessoas que fazem uso de medicamento anticoagulante também não devem consumir o chá de boldo.
- Não deve ser consumido por mais de 4 semanas.
Receita do Chá de Boldo
Para o preparo você vai precisar de 1 xicara de água fervendo, 1 colher de chá de folha picada. Depois, basta despejar a colher de folhas na xícara de água fervente tampar e deixar descansar por mais ou menos 10 min. Por fim, coe e está pronto para o consumo.
Dicas:
- Nunca ferva a folha, o gosto vai ficar muito amargo e difícil de ingerir.
- De preferência tome amargo, mas se você não conseguir, opte pelo mel para adoçar.
- Ao fazer o chá observe se o gosto ficou forte, diminua a quantidade de folhas na próxima vez. Os preparados com folhas frescas ficam mais fortes do que os feitos de sachê, por exemplo.
- Não tome muito forte.
Como plantar Boldo
O plantio do boldo é relativamente simples e, apesar de não gostar muito do frio, se adapta fácil ao clima de todo Brasil. Não necessita de grandes cuidados nem podar constantemente. O ideal é que a planta fique em local que pegue sol em algum período do dia.
Como plantar boldo no vaso:
O boldo também pode ser plantado em vaso, mas o vaso tem que ter pelo menos 30 cm de altura, pois a planta cresce bastante. Também é necessário uma boa quantidade de terra para suportar o tamanho da planta. Você pode comprar uma muda (é mais garantido) ou a semente.
Cave um buraco de mais ou menos 15 cm de profundidade, coloque a muda e cubra bem com a terra. Se as folhinhas da muda caírem não se preocupe, só observe se os galhos continuam verdes, então é porque vai “pegar”.
Não é necessário regar diariamente, a não ser que você esteja em áreas muito quentes. Procure observar a terra para que não fique muito seca, o ideal é que esteja úmida, ou seja, nem muito seca nem encharcada.
Para fazer o chá, arranque as folhas maiores e use ainda frescas.
Como plantar boldo no quintal:
É o mesmo procedimento do vaso, mas procure observar se a terra não é muito arenosa. Talvez você tenha que cercar a planta para que não seja atacada por bichos. É uma planta que depois de enraizar, vai crescer bastante, procure dar espaço para ela.
Pergunta dos leitores
Chá de Boldo emagrece?
Se você quer perder peso, temos uma boa notícia. Sim o chá de boldo pode ser um aliado na sua dieta visto que age diretamente no aparelho digestivo e intestinal, ele acelera o metabolismo queimando mais rapidamente as calorias que você ingere. Ajuda a controlar o apetite.
Chá de Boldo aborta?
Sim! Apesar de ser um tratamento natural, o chá de boldo é proibido para gestantes em qualquer fase da gestação. Seus efeitos são extremamente abortivos.
Também não use o chá para interromper a gravidez, em caso de gravidez indesejada, pois você corre grandes riscos para sua saúde. Procure um médico e exponha seu problema.
Chá de Boldo é indicado para Diarreia?
Por oferecer tantos benefícios ao aparelho digestivo o chá de boldo contribui sim para aliviar a diarreia. Se a diarreia foi causada por uma intolerância a um alimento visto como “pesado”, quando você come algo com muita gordura por exemplo, o uso do chá vai aliviar esta sobrecarga. O chá de boldo também proporciona efeitos relaxantes aliviando assim as cólicas que a diarreia proporciona.
Atenção: o chá de boldo pode ajudar na dor de barriga e diarreia quando estes problemas forem resultados de má digestão. Se a situação é outra, como uma obstrução por exemplo, não abuse do chá. Procure um médico para avaliar o seu caso.
Chá de Boldo pode fazer mal?
Como já foi dito antes, mesmo que os chás sejam considerados tratamentos naturais, todos podem ter efeitos colaterais ou contraindicações.
Se você tem um problema de saúde primeiro procure um médico e descarte doenças graves como hepatite, obstrução da vesícula, tumores, câncer e etc.
Então sim, o chá de boldo pode fazer mal, pois dependendo do seu diagnóstico ele traz complicações. Somente após o resultado da consulta e dos exames, se o médico permitir então faça uso do chá da forma indicada.