Pra que serve a biotina?


A Biotina é uma vitamina que está presente no complexo B. Conhecida como Vitamina H ou Vitamina B7, ela tem se tornado conhecida entre as pessoas por causa dos grandes benefícios que apresenta para o corpo humano.

Muita gente corre atrás da biotina atrás de perder peso e após isso construir massa muscular. Ela é solúvel em contato com a água e por isso é preciso que seja reposta diariamente já que nosso corpo não consegue armazená-la.

A sua função é gerar energia ao organismo através da metabolização das gorduras, carboidratos e proteínas. Ela colabora para que as células funcionem corretamente. A biotina também ajuda para que a pele, unhas, e cabelos se mantenham com uma boa aparência e hidratação, a partir de ácidos que produz.

Apesar de rara, a sua deficiência pode causar problemas de visão e audição, causar dermatites e prejudicar o desenvolvimento.

Em uma sociedade tão preocupada com a aparência, é importante lembrar que a mudança precisa começar de dentro para fora. O uso da biotina colabora para que o corpo se modifique positivamente, ficando fácil melhorar ainda mais o condicionamento físico o seu aspecto visual.

Benefícios da biotina

Combate colesterol

Ter um bom nível de biotina no corpo faz com que os níveis de colesterol sejam diminuídos. Com o nível de colesterol baixo, os riscos de muitas doenças caem bastante: hipertensão e arteriosclerose, por exemplo. Além do colesterol, a biotina diminui também os níveis de triglicerídeos, que em nível alto é prejudicial ao organismo. Resumindo: a biotina é ótima para o coração e ajuda todo o sistema circulatório do corpo.


Cabelos e pele saudáveis

A biotina evita a queda de cabelo, e faz com que tanto os cabelos quanto as unhas fiquem mais fortes. Evita problemas como acne ou dermatite porque faz com que a pele se torne mais saudável. Essa vitamina é conhecida como vitamina H por causa das palavras Haar e Hat, que significa cabelo e pele na Alemanha.

Obs: Além de tratar os cabelos, a biotina também evita a calvície.

Anti-Estresse

A presença da biotina no corpo alivia o estresse e tem efeito calmante e relaxante.

Açúcar controlado

A pressão sobre os níveis de insulina são controlados, a partir da presença da biotina no organismo. Não haverá nem muito açúcar, nem pouco. Por causa desse controle no nível da glicemia, a biotina ajuda a prevenir e reduzir os efeitos da diabetes tipo 2.

Reparo nos tecidos

O desenvolvimento e o crescimento da medula óssea dependem da presença de biotina, o reparo das células nervosas que forem danificadas, também. Ela auxilia no crescimento de uma série de tecidos do corpo humano.

Ativação do metabolismo

A biotina ativa o funcionamento das enzimas (que são importantes para que o corpo tenha uma boa digestão), havendo portando uma absorção melhor dos nutrientes que são essenciais. Com isso o metabolismo alcança um melhor funcionamento.

Ganhando massa muscular

O primeiro ponto é que ao ajudar na digestão, a biotina colabora que o corpo tenha energia suficiente para a síntese proteica (que faz com que os músculos cresçam). Segundo que por causa da recuperação dos tecidos, o treino de hipertrofia tem muito mais efeito.

O treino tem o objetivo de causar pequenos dados nos músculos que serão restaurados para o ganho da massa muscular. A presença da biotina garante que esse processo seja feito mais rápido e com mais efetividade.

Perder peso

Com o auxílio no metabolismo no corpo, a biotina assegura que o corpo tenha energia e gaste calorias de forma eficiente, correta. Com a estabilidade dos níveis de açúcar há uma colaboração para que não haja acúmulo de gordura e o apetite é controlado para que não seja exagerado. Com isso o individuo tem mais facilidade em perder peso.

Então a biotina emagrece?

Logo acima mencionamos que um dos benefícios da biotina é o auxílio em relação à perda de peso. Como vimos, por estabilizar os níveis de açúcar no sangue e por incentivar o nosso metabolismo, a biotina se mostra eficiente na ajuda à perda de peso.

Mas não adianta ingerir alimentos ricos em biotina feito um louco achando que em pouco tempo irá secar a barriga e ter o corpo dos modelos de capa de revista. Não! Não é isso que vai acontecer.

A biotina ajuda no processo. É mais um complemento, uma força extra. Mas não adianta consumir essa vitamina de forma exagerada sem mudar hábitos alimentares e físicos. Será uma atitude sozinha que não tem força suficiente para assumir o lugar das outras.

Alie à ingestão da biotina, uma mudança total de hábitos. Passe a se alimentar direito, consuma bastante água diariamente (é recomendado que o ser humano beba 2 litros de água todos os dias) e pratique exercícios físicos diariamente (30 minutos de atividades por dia é suficiente).

Com a junção dessas atitudes, você perderá peso e construirá massa corporal, chegando ao físico ideal com saúde.

Onde encontrar biotina?

biotina

A biotina está presente em muitos alimentos comuns do nosso dia a dia. Muita gente procura algum tipo de suplementação, mas quase nunca é necessário, já que ter deficiência dessa vitamina é muito raro.

O amendoim é rico em biotina. Além disso, outros alimentos também são ricos nela como o ovo, os peitos, leite, soja, fígado, nozes, arroz integral, aveia, batata, banana, espinafre, brócolis e couve-flor.

No caso do ovo, é importante salientar que quando a clara está crua, ela produz uma proteína que diminui a capacidade de absorção da biotina, podendo ser a causa da deficiência da vitamina do corpo. É importante aquecer a clara para cortar esse efeito.

E se eu consumir demais?

Não existe risco de uma overdose de biotina. Ingerir doses altas não causa nenhum efeito negativo. Por ser expelida pelo organismo pela urina, ela não é armazenada no corpo, então o problema por excesso de ingestão não acontece. De qualquer forma é importante seguir as recomendações médicas e fazer o consumo dessa vitamina somente de acordo com as doses diárias necessárias. Não é recomendado consumir acima disso.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (11 votes, average: 4,45 out of 5)
Loading...