Betanazol


A dermatose nada mais é do que um conjunto de doenças de pele que se caracterizam por manifestações alérgicas persistentes e para trata-las, existe Betanazol.

Nesses quadros de manifestações persistentes os sintomas mais comuns são escamação, coceira, vermelhidão, formação de bolhas e inflamações.

Para o tratamento desses problemas, o mais indicado é que o médico realize um diagnostico preciso, primeiramente através de análises clínicas, a fim de identificar o problema. O profissional mais indicado para isso é o médico dermatologista.

Então, se você quer saber mais sobre Betanazol, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse produto. Vamos lá?!

Para que serve Betanazol

Betanazol é um medicamento indicado para o tratamento de dermatoses inflamatórias que foram secundariamente afetadas ou potencialmente afetadas por fungos e também leveduras.

A apresentação de Betanazol em creme serve para aquelas dermatoses que se encontram em fase úmida, tais como a dermatite de contato, dermatite seborréica, dermatite atópica, intertigo, disidrose, eczemas e neurodermatites.


Já a apresentação de Betanazol em pomada é mais indicada para as fases secas, ou seja, crônicas, dessas dermatoses que já foram citadas.

Como funciona o Betanazol

O cetoconazo, presente em Betanazol é um derivado imidazólico, isóstero, que tem uma alta atividade contra uma grande variedade de fungos, ou seja, ação de amplo espectro.

O dipropionato de betametasona, que é um similar da prednisolona, é um  esteroide sintético e é muito potente em sua atividade corticosteroide, possuindo uma baixa atividade mineralocorticoide, visto que é um corticoide fluorado bastante potente e de atividade anti-inflamatória forte.

Em um estudo multicêntrico, não comparativo, avaliou a eficácia da formulação composta por cetoconazil e dipropionato de betametasona.

Dele, participaram 2.451 pacientes, homens e mulheres de diversas idades, que apresentavam quadros de dermatoses sensíveis a corticoterapia.

Esse estudo mostrou que 58,3% dos pacientes tiveram resultados excelentes e bons por volta do final dos primeiros 14 dias do tratamento.

Outros 1.023 pacientes continuaram com o tratamento até chegar aos 28 dias e, desses, 38,8% conseguiram bons resultados.

Ao fim do estudo, 97,1% dos pacientes chegaram a alcançar um resultado excelente ou bom.

Logo é possível afirmar que Betanazol e eficiente para aqui que se propões, que é o tratamento de dermatoses.

Como usar o Betanazol

Fazer uso de Betanazol é bastante simples. Para isso, basta aplicar uma fina camada, seja da pomada ou do creme, diretamente sobre a área afetada.

O creme ou pomada deve ser aplicado 1 vez ao dia, podendo ser necessária a realização de 2 aplicações ao dia.

Betanazol não deve ser utilizado por um período maior que 2 semanas.

Contra-indicações de Betanazol

Esse medicamento é contraindicado para aqueles pacientes que já possuam histórico de hipersensibilidade a betametasona, ao cetoconazol ou a qualquer um dos componentes presentes em sua fórmula.

Esse produto não é indicado para uso oftálmico.

Esse medicamento deve ser guardado em sua embalagem original mesmo depois de aberto, em temperatura ambiente (entre 15º e 30º) e um local seco.

Advertências ao uso do Betanazol

Em crianças, a administração de tópicos corticosteroides deve ser feita em pequena quantidade e por períodos curtos de tempo, sendo o mínimo para um tratamento eficaz.

O uso de corticoides, quando por tempo prolongado, pode acabar suprimindo a função hipófise-supra-renal.

Também é preciso levar em consideração os efeitos da absorção sistêmicos que de preparados de corticosteroides, embora sejam raros, principalmente naqueles casos em que esses produtos são aplicados em áreas mais extensas do corpo, por períodos mais prolongados de tempo ou quando se utiliza a técnica oclusiva.

Esse medicamento não é indicado para tratamentos na área dos olhos e também é contraindicado para uso no conduto auditivo externo naquele pacientes que possuem perfuração do tímpano.

Gravidez e lactação:

Ainda não foi absolutamente estabelecida a segurança a respeito do uso de corticosteroides tópicos durante a gravidez. Por isso, o uso do mesmo em mulheres grávidas não deve ser realizar por períodos prolongados, tampouco em extensas área da pele.

Para o uso em lactantes, é recomendado que a administração seja feita com cautela.

Betanazol não deve ser utilizado por gestantes sem que haja a devida recomendação de um médico ou cirurgião-dentista.

Utilização de Betanazol em idosos crianças e demais grupos de risco:

A sensibilidade ao uso de Betanazol na pele de idosos pode ser alterada devido à idade.

Em crianças, o uso só deve ser feito sob orientação médica.

Uso de Betanazol na gravidez

Ainda não foi totalmente estabelecida a segurança do uso de Betanazol durante o período de gravidez. Sendo assim, o seu uso em gestantes não deve ocorrer em áreas extensas da pele, tampouco por períodos prolongados.

É recomendado que se tenha cautela para fazer a administração desse medicamento em lactantes.

Até agora não foram constatadas quaisquer interações medicamentosas com o uso desse produto.

Betanazol não deve ser utilizado por mulheres grávidas em período de amamentação, sem que haja orientação de um médico ou cirurgião-dentista.

Mulheres grávidas que estejam fazendo uso desse produto devem comunicar imediatamente ao médico ou cirurgião-dentista no caso de aparecimento de quaisquer eventos adversos decorrentes do uso desse produto.

Também não é recomendado fazer uso de Betanazol sem o conhecimento do médico pois pode gerar riscos à saúde da mãe e do bebê.

Reações Adversas do Betanazol

Em situações raras foram relatadas a ocorrência de situações adversas em decorrência do uso desse medicamento. Nesses casos, os relatos foram de:

  • Ardência
  • Prurido
  • Ressecamento
  • Irritação
  • Foliculite
  • Hipertricose
  • Erupções acneiformes
  • hipopigmentação
  • Dermatite de contato
  • Dermatite perioral
  • Infecção secundária
  • Maceração cutânea
  • Atrofia cutânea
  • Muliária
  • Estrias

Preço do Betanazol

Betanazol vem em uma apresentação de bisnaga de 30g, composta por uma substância ativa chamada Cetoconazl 20mg e outra substância chamada  Betametasona (em dipropionato de betametasona), 0,5mg.

Cada bisnaga de produto com 30g tem o preço, em média, de R$ 27 reais.

entretanto, esse preço pode variar de acordo com a região em que você o compra e o loca escolhido.

Uma boa alternativa pode ser procurar Betanazol na internet pois diversas farmácias online oferece o produto.

 

Pronto! Agora você já sabe um pouco mais sobre Betanazol, seu funcionamento, com utilizá-lo, como ele age e tudo mais que você precisa saber sobre o assunto. Aproveite!


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (No Ratings Yet)
Loading...