Alimentos ricos em ferro: Oponente forte contra a anemia


O corpo humano é uma máquina com uma inteligência incrível. Para que funcione bem é necessário que a gente o alimente com o combustível certo capaz de ajudá-lo a ter energia e evitar danos futuros. Esse é o caso dos alimentos ricos em ferro: são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo e para o combate de doenças como a anemia.

Alimentos com alto teor de ferro precisam fazer parte do dia a dia de cada um, principalmente para bebês, idosos e para mulheres grávidas. Esses três tem uma necessidade maior de ferro no organismo.

Alimentos ricos em ferro X Anemia

A deficiência de ferro no nosso organismo pode provocar doenças sérias. A primeira coisa que essa deficiência pode causar é uma anemia. Se não for cuidada da forma correta e com urgência, a anemia pode se tornar mais grave até chegar a uma leucemia, que é um tipo de câncer que dá no sangue do indivíduo.

Para evitar isso é preciso que todos consumam uma dose certa de ferro por dia. Existem alimentos ricos em ferro que são fáceis de ser encontrados e são muito saborosos. Invista em uma dieta onde os alimentos ricos em ferro estejam presentes, com isso você não só evitará a anemia como beneficiará a saúde de todo o seu corpo.

Alimentos ricos em ferro que tem origem vegetal: Para os alimentos de origem vegetal é aconselhado que sejam consumidos junto com uma fonte de Vitamina C, como por exemplo a laranja. Isso fará com que o ferro seja melhor absorvido. Entre os alimentos ricos em ferro de origem vegetal estão o feijão, as ervilhas e a salsa. São alimentos comuns no prato do brasileiro e mantendo hábitos alimentares com esses ingredientes, o corpo humano será muito beneficiado e as chances de anemia serão inibidas;

Alimentos ricos em ferro que tem origem animal: Nesse caso o ferro contido nos alimentos é absorvido de forma fácil, por isso não é preciso consumir esses produtos em associação com outros alimentos (ricos em Vitamina C). Entre os alimentos ricos em ferro que tem origem animal estão as carnes vermelhas, o ovo e a farinha de peixe. Também são ingredientes comuns e que são fáceis de comprar e preparar.


Outra forma eficiente de combater a anemia através de alimentos ricos em ferro é misturando frutas e legumes. Essa mistura além de ser saborosa enriquece a dieta em ferro. Escolhemos duas receitas que são bem comuns e que você pode começar a fazer em casa:

  • Suco de abacaxi batido com salsinha;
  • Bife de fígado acebolado.

A importância do ferro na gravidez

Todos devem se preocupar em consumir alimentos ricos em ferro com periodicidade, no entanto, as mulheres que querem engravidar ou já estão grávidas tem uma necessidade muito maior nesse sentindo.

O fato principal é que na gestação, com a geração de um outro organismo, a quantidade de sangue do corpo aumenta e o ferro é importantíssimo para a produção de mais células no sangue.

O ferro também é crucial para o bom desenvolvimento da placenta e do bebê. A mãe ter deficiência de ferro pode causar sérios problema de desenvolvimento e algumas doenças para o feto.

Quando a paciente tem deficiência de ferro no organismo é bem possível que o obstetra receite uma suplementação de ferro no período da gravidez, que poderá ser ingerido também durante a amamentação (auxiliando os níveis de ferro do bebê através do leite materno).

Quantidade de ferro necessária ao corpo

Em cada fase da vida a necessidade de ferro no organismo irá modificar. Grávidas, recém nascidos e mulheres de 19 a 50 anos, são os grupos que mais precisam. Os homens tem uma necessidade menor de ferro no corpo do que as mulheres.

Observe no quadro a seguir a necessidade de ferro em cada fase da vida:

Faixa etária Necessidade diária de Ferro
Bebês: 7-12 meses 11 mg
Crianças: 1-3 anos 7 mg
Crianças: 4-8 anos 10 mg
Meninos e Meninas: 9-13 anos 8 mg
Meninos: 14-18 anos 11 mg
Meninas: 14-18 anos 15 mg
Homens: >19 anos 8 mg
Mulheres: 19-50 anos 18 mg
Mulheres: > 50 anos 8 mg
Grávidas 27 mg
Nutrizes: < 18 anos 10 mg
Nutrizes: > 19 anos 9 mg

Alimentos ricos em ferro

alimentos ricos em ferro

Já que nesse post estamos falando do quanto é importante consumir alimentos ricos em ferro para combater doenças e principalmente a anemia, resolvemos selecionar uma série de alimentos que você pode acrescentar na sua dieta.

É importante lembrar que os produtos naturais são muito mais benéficos para o corpo humano do que os feitos em indústrias e farmácias. Se nos conscientizarmos desse benefício e da importância de bons hábitos alimentares alcançaremos uma saúde cada vez melhor.

Devemos pensar a longo prazo, alguns alimentos podem oferecer prazer momentâneo mas em um longo período poderá ser prejudicial ao organismo. Outros, como os ricos em ferro, podem não ser os que mais gostamos ou preferimos, mas nos trazer benefícios duradouros por toda a vida.

Veja abaixo a lista que fizemos de alguns dos alimentos ricos em ferro que precisamos adicionar a nossa dieta:

  • Beterraba: Esse vegetal avermelhado possui 2,7 miligramas de ferro a cada 100 gramas. É riquíssimo em ferro e pode ser consumido cru, em saladas ou cozido.
  • Ostras: Apesar de não ser um alimento para ser ingerido todos os dias, é muito rica em ferro, são cerca de 7,9 miligramas para cada 100 gramas.
  • Fígado: Muita gente não gosta de fígado, mas ele contém 5 miligramas de ferro a cada 100 gramas. É um dos alimentos ricos em ferro que é mais fácil de consumir no dia a dia. Antes do sabor (lembrando que muita gente gosta) pense no benefício para a sua saúde.
  • Grão de bico: É tão rico quanto o fígado oferecendo quase 5 miligramas de ferro a cada 100 gramas.
  • Sementes de abóbora: Uma xícara de sementes de abóboras oferece 3 miligramas de ferro. Esse alimento rico em ferro pode ser adicionado a sucos e saladas.

Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...