Tabagismo e suas complicações na saúde bucal


Não é novidade pra ninguém que o tabagismo é extremamente prejudicial para a saúde do corpo inteiro. 

Isso porque, o cigarro possui diversos componentes químicos que causam reações em células do corpo que acabam se reproduzindo de forma errada, causando mutações que causam o câncer, por exemplo. 

Dessa forma, problemas na boca não ficam de fora, já que através do cigarro, uma pessoa pode ter câncer de boca e de garganta, por exemplo. 

Entretanto, além dessas doenças consideradas mais sérias, um fumante também pode apresentar outros problemas menores, como amarelamento dos dentes, tártaro e periodontite. 

Sendo assim, confira a seguir mais motivos pelos quais você não deve fumar e conheça todos os problemas que podem surgir na sua saúde bucal devido a esse hábito. 

Além disso, entenda também como doenças bucais menores são tratadas, além de conferir dicas a respeito de como preservar a sua saúde bucal para não precisar de implante dentário.


Por que os dentes amarelam?

Assim como já mencionado anteriormente, o tabagismo apresenta diversos problemas bucais e um deles é o amarelamento dos dentes. 

Isso acontece porque o cigarro possui um componente chamado alcatrão. Ao fumar essa substância, o paciente acaba manchando os dentes, assim como acontece com pessoas que bebem muito café ou vinho. 

Além das manchas causadas nos dentes, essa substância também causa halitose, que nada mais é do que um mau hálito característico do tabaco. 

É preciso saber que essas manchas podem ser tiradas através de um clareamento dentário. Entretanto, caso o fumante não pare de fumar, as manchas podem voltar e os dentes vão ficar cada vez mais fracos.

É fato que a nicotina é um composto químico que gera uma alta dependência, por isso existe uma dificuldade em deixar esse hábito. 

Entretanto, parar de fumar será de grande valia para recuperar e melhorar a saúde geral e evitar desdobramentos mais dramáticos, como extração de dentes doentes e a necessidade de substituí-los por uma prótese dentária.

Quais os riscos do câncer bucal?

O câncer nada mais é do que células doentes que se multiplicam em uma espécie de mutação, de forma desenfreada e acelerada. 

É justamente por isso que nascem os tûmores, que por sua vez podem ser malignos e benignos. Nesse cenário, você deve estar se perguntando o que o tabagismo tem haver com isso?

Pois bem, as substâncias químicas presentes no cigarro têm o poder de fazer essa mutação nas células e assim multiplicam em muitas vezes a possibilidade do paciente de desenvolver câncer em diversas partes do corpo. 

Isso porque, essas substâncias acabam tendo contato direto com os tecidos bucais, que por sua vez podem resultar em câncer de boca ou na garganta, e o mais grave de todos, o tabagismo pode causar tumor nos pulmões já que a fumaça acaba tendo contato direto com o sistema respiratório. 

Esse é um fator que deve preocupar aqueles que fumam cigarros, já que o câncer é uma doença séria e devastadora, e pode levar a tratamentos como a quimioterapia que debilitam o paciente, ou até mesmo a morte, dependendo do estágio e dos órgãos atingidos.

Quais as complicações da doença periodontal?

Outro problema que deve preocupar o fumante é a doença periodontal. Essa por sua vez nada mais é do que uma evolução da gengivite, que é uma infecção das gengivas. 

Quando a gengivite não é tratada, ela se transforma em periodontite, que debilita ainda mais esse tecido e pode acabar fazendo com que os dentes caiam. 

Isso porque, o principal objetivo da gengiva é sustentar os dentes e cobrir partes sensíveis da arcada dentária. Sendo assim, esse problema pode levar o paciente a ter a queda deles.

Para evitar, é preciso buscar ajuda de um profissional dentista. Para saber mais, pesquise por termos como: “preço clareamento dental”.

Como o tabagismo afeta nossa cicatrização bucal?

Por último, mas definitivamente não menos importante, o tabagismo também pode afetar, de forma significativa, a cicatrização bucal.

Quando ocorre a quebra da cascata da cicatrização, ocorre um alto sangramento, os vasos se fecham e esse processo fica mais lento. 

Por isso, busque um profissional dentista para a avaliação de sua saúde bucal e um tratamento para parar de fumar. Para saber mais, basta fazer pesquisas como: “valor clareamento dental”.

Em suma, os problemas causados pelo tabagismo são:

  • Doença periodontal;
  • Má cicatrização;
  • Câncer de boca;
  • Pigmentação dos dentes;
  • Alterações de paladar;
  • Mau hálito.

Desse modo, para evitar todos esses e outros problemas, o ideal é largar o vício de fumar e as consequências do tabagismo. 
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.