A gripe e o resfriado trazem consigo diversos sintomas desagradáveis que causam um tremendo mal-estar na pessoa com o vírus. No entanto, existem alternativas como o Perfenol, que ajudam a amenizar esses sintomas.
Então, se você quer saber mais sobre esse medicamento, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre ele. Vamos lá?!
Para que serve Perfenol
Perfenol é um antigripal que atua sobre resfriados, gripes e congestão nasal. Assim sendo, ele age amenizando os sintomas dessas afecções, tais como dor de cabeça, febre, dores musculares, coriza e demais sintomas decorrentes dos estados gripais.
Esse medicamento também serve para diminuir a febre e nas dores leves a moderadas como aquelas associadas a gripes e resfriados comuns, dor de dente, cefaleia, dor nas costas, dores decorrentes de artrites, dores musculares e dores decorrentes de cólicas menstruais.
Como funciona Perfenol
Perfenol atua diretamente do SNC (Sistema Nervoso Central), diminuindo a febre e também a sensibilidade a dor. Mais do que isso, ele ainda ajuda a bloquear a liberação de certas substâncias que são responsáveis pelos efeitos alérgicos, reduzindo a coriza, edema e rinite, possibilitando que haja um descongestionamento nasal.
O efeito da administração desse medicamento tem início apenas 15 minutos depois da administração.
Perfenol é bom para gripe?
Sim, esse medicamento atua diretamente nos sintomas da gripe, amenizando-os e diminuindo o mal-estar causado por eles.
Contraindicação do Perfenol
Perfenol é um medicamento contraindicado em pacientes que apresentem hipersensibilidade (alergia) aos seus princípios ativos ou a qualquer um dos componentes da sua fórmula.
Ele também é contraindicado para pacientes com doenças cardíacas, pressão alta (hipertensão), diabetes, glaucoma, hipertrofia da próstata, doença renal crônica, insuficiência hepática grave, disfunção na tireoide, bem como durante a gravidez e lactação, sem que haja orientação médica.
Perfenol também não é indicado para pacientes menores de 18 anos de idade.
Como usar o Perfenol
Perfenol pe um medicamento de uso adulto para pacientes entre 18 e 60 anos de idade. Para essa população a posologia é de 1 cápsula administrada a cada 4 horas.
A administração deve ser feita com a quantidade suficiente de água para que o medicamento possa ser engolido.
No que diz respeito ao limite máximo diário, não se deve tomar uma quantidade maior do que 5 cápsulas por dia.
Perfenol não deve ser partido, mastigado, aberto ou fracionado. A duração do tratamento deve seguir as orientações do médico.
Siga corretamente as orientações do médico no que diz respeito ao modo de usar, dose e duração do tratamento.
Caso os sintomas não desapareçam, o paciente deve consultar o médico ou cirurgião-dentista.
Composição do Perfenol
Cada capsula de Perfenol contém:
paracetamol ……. 400 mg
maleato de clorfeniramina ……… 4 mg
cloridrato de fenilefrina ……… 4 mg
Excipientes: sorbitol e glicerol.
Precauções
Perfenol não deve ser administrado juntamente com inibidores de MAO (monoaminooxidase), tal como a fenelzina.
Também não deve ser administrado cm barbitúricos, tal como o fenobarbital, nem com álcool.
Podem ocorrer também algumas alterações em exames laboratoriais. os testes de função pancreática que fazer uso da bentiromida, por exemplo, são invalidades, a não ser que o medicamento seja descontinuado, pelo menos, 3 dias antes da coleta do material para exame.
Já na determinação de ácido 5-hidroxiindolacético com uso de reagente nitrosonaftol, o exame pode apresentar valores falsos aumentados.
Pacientes idosos só devem fazer uso de Perfenol sob orientação médica ou de um cirurgião-dentista, bem como mulheres grávidas ou em período de amamentação.
Juntamente com Perfenol não se deve utilizar outros medicamentos que contenham paracetamol.
O paciente não deve operar máquinas ou dirigir veículos durante o tratamento com Perfenol visto que a atenção e as habilidades podem ser prejudicadas.
Em pacientes com diabetes esse medicamento deve ser administrado com atenção e sempre com acompanhamento de um médico.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista caso esteja fazendo uso de outros medicamentos.
Efeitos colaterais do Perfenol
Assim como com qualquer outro medicamento, durante o tratamento com Perfenol pode ocorrer algumas reações indesejáveis, tais como:
Reação muito comum (que acontece entre 10% ou mais dos pacientes que utilizam este medicamento)
- Náuseas
- Sonolência
Reação comum (que acontece entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)
- Tontura
- Dor ocular
- Boca seca
- Palpitação
- Diarreia
- Desconforto gástrico
- Tremor
- Sede
Reação rara (que acontece entre 0,01% e 1% dos pacientes que fazem uso de Perfenol)
- Agitação
- Ardência ocular
- sudorese
- Flatulência
- Visão turva
Reação rara (que acontece com menos de 0,01% dos pacientes que fazem uso de Perfenol)
- Irritação no estômago
- Cansaço
- Insônia
Informe imediatamente ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico sobre o aparecimento de qualquer uma das reações adversas decorrentes do uso desse medicamento. Também avise a empresa através do seu serviço de atendimento.
Interação do Perfenol com outros medicamentos
Os medicamentos inibidores de MAO acabam intensificando e prolongando o efeito dos anti-histamínicos de Perfenol, o que pode levar a uma hipotensão grave.
Além disso, o uso concomitante de anti-histamínicos com antidepressivos, álcool, barbitúricos (tipental e fenobarbital), tricíclicos (amitriptilina, imipramina, clomipramina) e outros tipos de depressores do Sistema Nervoso Central pode acabar potencializando os efeitos sedativos desse produto.
Pode ser que ocorra uma redução no efeito de anticoagulantes orais (como a varfarina) decorrente do uso de anti-histamínico.
O uso de antidepressivos tricíclicos com anti-histamínicos pode gerar uma interação que provoca a sintomas intestinais como a obstipação crônica, retenção urinária, íleo adinâmico e glaucoma crônico, principalmente em pacientes idosos.
Interação fármaco/teste laboratorial
Para a realização de qualquer tipo de prova cutânea, o tratamento cm anti-histamínicos deve ser suspensa até 48 hora antes da coleta.
Isso porque esse tipo de medicamento pode diminuir ou impedir as reações que, se eles, poderiam ser positivas e indicativas de uma reatividade dérmica.
Superdosagem do Perfenol
Nesse caso é fundamental procurar o auxílio médico para que possam ser administradas as medidas habituais de controle e apoio das funções vitais.
Deve ser realizado o esvaziamento gástrico por indução de êmese ou também através de lavagem gástrica.
A N-acetilcisteína pode ser administrada via oral para servir como um antidoto específico para a toxicidade induzida pelo paracetamol, mas deve ser administrada ainda nas primeiras 24 horas.
Também devem ser observadas medidas de manutenção do estado geral, tais como balanço hidroeletrolítico, hidratação e também a correção da hipoglicemia.
Existem casos raros de intoxicação, chamado síndrome de abuso de Perfenol, em excesso ou por tempo prolongado que é associada à sintomas de esquizofrenia, tal como alucinações.
A utilização de Perfenol deve ser feita de forma racional, seguindo a posologia indicada e por cum período de tempo curto. Caso persistam os sintomas, o médico deve ser consultado.
Caso use uma grande quantidade de Perfenol, procure o socorre médico imediatamente é necessário procurar por socorre médico o mais rápido possível levando consigo a bula ou a embalagem desse medicamento. Para mais orientações ligue para 0800 722 6001.
Armazenamento
Perfenol deve ser mantido em sua embalagem original e conservado em temperatura ambiente, entre 15º e 30ºC, ao abrigo de luz e umidade.
O prazo de validade desse medicamento é de 36 meses a contar da data de fabricação, que pode ser encontrada juntamente com o número do lote na embalagem.
Perfenol não deve nunca ser utilizado fora do prazo de validade e deve ser guardado em sua embalagem original.
O seu aspecto físico é de uma cápsula de gelatina dura nº0 de corpo amarelo e tampa vermelha.
Antes de usar observe e, caso o medicamento esteja no prazo de validade e apresente mudança em seu aspecto, consulte o farmacêutico para saber se ainda pode ser utilizado.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance de crianças.
Perfenol genérico
Para encontrar o genérico desse medicamento basta falar com o farmacêutico e pedir pelo princípio ativo de sua formula, sempre conferindo se a concentração também é a mesma.
Perfenol Preço
Para comprar esse medicamento não é necessária a apresentação de receita médica e o preço vai depender da região que você se encontra e do local escolhido para a compra. No entanto, na internet a caixa com 20 capsulas pode ser encontrada com valores entre R$ 3,90 e R$ 9,99 reais.
Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o Perfenol, como ele age, para que serve e como deve ser utilizadno.