O estômago é um dos órgãos humanos que está mais propenso a possuir toxicidades, já que tudo que uma pessoa come, normalmente, passa por ele. Em algum momento, essas impurezas irão causar problemas, muitas vezes bem graves, no organismo. Ao fim, a pessoa irá precisar passar por um tratamento médico chamado lavagem estomacal.
Esse procedimento, que é bem incomodo e pode ser feito de forma caseira, dependendo do problema, é necessário em diversos tipos de casos, sendo efetivo, até mesmo, para salvar a vida de uma pessoa.
Com essa importância que a lavagem estomacal possui, hoje, nesse artigo, estaremos detalhando as principais informações em torno desse tratamento, incluindo como ele é feito, se existem contraindicações e como é possível fazê-lo de forma caseira.
Para que serve a lavagem Estomacal
Lavagem Estomacal é um procedimento médico, mas que pode ser feito de forma caseira, com a função de lavagem do estomago.
Os principais motivos para que ela seja necessária são:
- Limpar o corpo de impurezas
- Intoxicação
- Sofrer de gastrite
- Excesso de muco
- Lavagem
- Tratamento do esôfago
- Perda de peso
- Preparar o estômago para alguma cirurgia
Como é feito a lavagem Estomacal
Para ser realizada a lavagem estomacal é necessário uma sonda orogástrica, que é introduzida de forma oral no paciente e estendida até o estômago, passando pela faringe e esófago. Porém, em certos casos, principalmente quando existe um risco maior da realização do procedimento, é necessário fazer a uma intubação e a colocação da sonda, que agora será a nasogástrica, será feita pela fossa nasal.
Quando a sonda já alcançou o estômago, é necessário enchê-lo de líquido para fazer a lavagem. Por fim, quando o órgão já está cheio, será feio o esvaziamento, utilizando um equipamento específico.
O processo só será dado por completo quando parar de ser eliminado restos de comidas, mesmo que a lavagem seja repetida, podendo acontecer até 8 vezes, no máximo.
Contraindicações
Algumas pessoas estão contraindicadas de fazer o procedimento de lavagem estomacal. São elas:
- Que possuem escala de coma de Glasgow menor que 8
- Que tenha ingerido materiais sólidos que contenham pontas, pacotes de drogas, cáusticos, corrosivos ou hidrocarbonetos com alta volatilidade
- Possuem varizes no esôfago
- Tenha costuma de vomitar sangue
- Passado por alguma cirurgia na via gastrintestinal
- Possuí algum tipo de acidente vascular cerebral
Possíveis complicações
Claro, como todo o procedimento no organismo humano, possíveis complicações podem ocorrer durante o acontecimento. As situações que podem acontecer são:
- Intubação endotraqueal
- Lesões nas vias respiratórias
- Laringoespasmo
- Alguns tipos de infecções no pulmão
- Lesões, principalmente perfuração ou sangramento, estomacais ou no esôfago
- Náuseas
- Vômito com presença de sangue
- Síndrome de Mallory-Weiss
Lavagem gástrica caseira
Como citado no começo desse artigo, é possível fazer a lavagem estomacal de forma caseira, utilizando alimentos ou remédios específicos e efetivos.
O primeiro método bem efetivo é tomar um copo de água levemente morna. Ao utilizar esse medicamento natural em jejum, as toxinas do estômago serão eliminadas rapidamente.
Caso queira um gosto um pouco mais interessante, e uma efetividade maior, é possível misturar limão junto com a água morna.
A infusão, ou colocação de plantas diretamente na água fervendo, de folhas de orégano também é uma opção bem simples e interessante de fazer a lavagem estomacal.
Lavagem Estomacal Vídeo
Pergunta dos leitores
Lavagem Estomacal doí?
Normalmente, não doí fazer a operação de lavagem estomacal no hospital, porém costuma ser bem incomodo e causar um sentimento de estranhez e desconforto grande.
Lavagem Estomacal demora?
Não é possível cravar ao certo quanto tempo irá demorar o procedimento, pois poderá ser necessário mais do que uma limpeza. Porém, normalmente, a variação do tempo de sessão é de 30 min a 1 hora.