Se você estiver sentindo uma dor muito forte no pé, pode ser um sintoma do esporão no pé. Preparamos esse artigo para explicar o que é esse problema, que é também conhecido como esporão no calcanhar.
Você vai conhecer seus sintomas e saber a forma de tratamento. Esse é um problema relativamente simples, mas que pode causar muita dor no paciente. Trata-se de um acúmulo de cálcio debaixo do pé que forma uma saliência óssea.
É um pequeno osso que é formado e causa muita dor ao caminhar. Ele surge a partir do aumento da tensão do tecido que reveste os tendões da planta do pé.
A dor é aguda, como se fosse umas pontadas no caminhar. A partir do momento que o paciente corre ou pula essa dor piora consideravelmente. Existem tratamentos diversos para o esporão no pé que vão variar de acordo com a gravidade do problema.
Causas do esporão no pé
O esporão no pé não aparece do nada, ele é o acúmulo de cálcio debaixo do calcanhar durante um período de meses. Isso pode acontecer por conta de pressão constante em um mesmo local que vai causar o aumento da tensão da fáscia plantar.
A maioria dos casos do esporão no pé ocorre em pessoas que fazem corrida e usam tênis muito duros para treinar. Outras pessoas que estão na linha de risco desse problema são os atletas que saltam constantemente – como aqueles que praticam a ginástica rítmica ou artística.
Existem também outros fatores que colaboram com a produção do esporão no pé por causa da pressão que eles colocam sobre o calcanhar. Isso facilita a criação de lesões que levam até o esporão:
- Excesso de peso
- Ter o arco do pé alto demais
- Utilização de sapatos duros de mais
- O costume de caminhar muitas horas
- Corrida em superfícies muito duras sem o tênis adequado.
Diagnóstico do esporão
Assim que você passar a sentir uma dor muito forte no pé e perceber que há uma saliência abaixo do calcanhar é muito importante que você procure um médico para fazer o diagnóstico. No momento da consulta você vai precisar falar sobre os sintomas.
Ele irá avaliar fisicamente o seu pé, mas só poderá constatar o problema depois de você fazer um exame raio-x. Somente através desse exame que é possível constatar a formação desse pequeno osso no pé.
A importância do calçado adequado
É muito comum as pessoas optarem pelo calçado mais bonito na hora da compra e esquecerem do fundamental. Se você caminha bastante ou pratica corridas precisa comprar o calçado que seja adequado ao seu pé e a sua forma de pisar.
Isso é fundamental para evitar a formação do esporão no pé e da contração de outros problemas ortopédicos.
Dá para prevenir o esporão no pé?
Sim! Já que a causa é a frequência de pressão na região, existem alguns métodos que vão inibir as chances de você desenvolver um esporão no pé.
Veja alguns deles:
- Evitar andar nas pontas dos pés
- Evite utilizar as calcanheiras e sempre escolha as palmilhas completas
- Preste atenção na sua postura quando for andar devagar e ficar de pé
- Procure métodos para fortalecer frequentemente a planta do pé
- Use calçados adequados ao seu pé e ao seu pisar ao praticar exercícios físicos
- Evite o excesso de peso corporal.
Como é feito o tratamento do esporão no pé?
Depois que o especialista fizer o diagnóstico ele irá passar para você o tratamento mais adequado para a gravidade do seu problema. Normalmente o esporão no pé é tratado com repouso e aplicação de gelo no local.
Quando há resistência do problema, porém, o aconselhado é a fisioterapia. Por meio dela você terá acesso a uma série de alongamentos e exercícios voltados para a panturrilha e para o pé, que irão ajudar a eliminar esse ossinho.
Em casos ainda mais graves onde nem a fisioterapia resolve, é preciso passar por uma intervenção cirúrgica.
Tratamentos caseiros para o esporão no pé
A maioria das pessoas hoje está em busca de alternativas naturais para resolver problemas de saúde. Assim como em outros casos o esporão no pé também tem uma lista de tratamentos que podem ser feitos em casa e possuem efeito positivo.
Listamos abaixo quais são eles:
Repouso!
Esse é um tratamento simples, fácil e que traz ótimos resultados. Quando você sabe que tem um esporão no pé precisa repousar imediatamente. Evite qualquer esforço e atividade física e aproveite esse tempo para descansar. Quanto menos pressão colocar na região, mais rápido para resolver o problema.
Aplicação de frio no calcanhar
Essa é outra tarefa simples que você pode realizar para amenizar o problema do esporão no pé. A aplicação de gelo constante no esporão ajuda a aliviar a pressão e aos poucos vai diminuindo o ossinho.
Exercícios para aliviar a dor do esporão no pé
Existem alguns alongamentos específicos que ajudam a tratar e amenizar os efeitos do esporão no pé.
Entre eles estão:
- Alongamento na zona do calcanhar: Para fazer esse alongamento é preciso deixar a área mais relaxada possível. Estica-se as pernas e eleva-se os dedos. A partir do momento que a planta do pé for se esticando ao máximo
- Exercícios com bola: É fácil encontrar esse tipo de bola de exercícios em loja de esportes. Com ela você consegue praticar uma série de exercícios que aliviam a tensão. O melhor deles é deixar a bola abaixo do pé e ir rodando ela do calcanhar até os dedos. Passe a bola principalmente nas regiões que mais sente dor, para que ela vá massageando e te ajudando a relaxar a área mais afetada.
Siga as orientações médicas
Se descobrir que está com esporão no pé, não se desespere! Como percebeu pelo nosso texto existem várias formas de tratamento que aliviam o sintoma e te ajudarão a se livrar desse problema.
O mais importante é que ao consultar um médico você siga todas as suas orientações. Outro ponto importantíssimo é não fazer uso de nenhum tipo de medicamento por conta própria.