Uma das irritações mais comuns de ocorrerem no ser humano é a sensação de coceira na garganta, podendo ser causada por diversos tipos de problemas ou doenças.
Essa coceira pode trazer outros sintomas junto com ela, como ardência, secura, tosse e dor. Felizmente, existem diversos tipos de tratamentos e remédios, dependendo da causa, que podem ser executados de forma rápida, caseira e muito efetiva.
Diante desse incomodo e comum sintoma sentido pelas pessoas, hoje, nesse artigo, estaremos abordando informações bem interessantes e que todos devem ficar cientes sobre, incluindo principais causas, modo de diagnosticar, tratamentos mais efetivos e maneiras de se prevenir.
Causas da Garganta estar coçando
Como citado acima, existem diversas situações que podem causar a sensação de garganta coçando. Porém, as mais comuns são:
- Doenças nas vias respiratório, principalmente rinite e asma
- Alergias
- Estar em um ambiente com o ar poluído
- O tempo estar seco ou em temperaturas frias
- Possuir algo tipo de refluxo
- Utilização de medicamentos que causam menor produção de saliva pela pessoa
- Tomar muitas bebidas alcoólicas
- Fumar constantemente
- Não se hidratar corretamente
- Ficar em ambientes com Ar Condicionado
Sintomas da coceira na Garganta
Como citado no texto introdutório desse artigo, a garganta coçando pode acarretar em diversos outros sintomas. Os que costumam ocorrer são:
- Incomodo constante, com presença de dor e ardência, na garganta
- Dificuldade para ingerir alimentos e líquidos
- Coceira no nariz
- Dificuldades para respirar
- Tosse seca
- Garganta avermelhada
Diagnóstico
Inicialmente, para se dar o diagnóstico de qual a causa da garganta coçando, a pessoa deve procurar uma otorrinolaringologista que irá fazer uma rápida e visual avaliação.
Após a primeira checagem, o médico poderá solicitar um exame endoscopia nasal, onde terá um resultado bem concreto sobre a causa principal do sintoma.
Em pessoas com asma, será necessário a ida até um médico pneumologista, onde o paciente passará pelo exame de espirometria.
Em pessoas com algo refluxo mais grave, será necessário um exame de endoscopia digestiva alta.
Tratamento para coceira na garganta
Ao médico diagnosticar o problema, os principais tratamentos que são indicados englobam:
- Em casos de doenças ou alergias nas vias aéreas, terá uma indicação do médico para a utilização de algum tipo de spray nasal. Além disso, ele também poderá solicitar a utilização de algum medicamento anti-alérgico.
- Imunoterapia.
- Evitar ficar em ambientes com ar-condicionado.
- Em casos de refluxos, a pessoa deverá alteração sua alimentação, evitar comer alimentos gordurosos, principalmente de noite, e ter uma vida saudável, com atividade física diária.
- Diminuir a ingestão de álcool.
Tratamento caseiro
Existem diversos médicos que podem ser feitos e aplicados de forma caseira, rápida e eficaz.
O primeiro tratamento caseiro, e super famoso entre as pessoas, principalmente por ser uma dica que passa de geração para geração, é um simples gargarejo de água misturada com sal. Para fazê-lo, basta ferver 2 xícaras de água misturadas com 2 colheres de sopa com sal. Depois é só fazer o gargarejo quantas vezes quiser por dia.
Outro medicamento caseiro bem simples, e um pouco exótico, é a ingestão de dois dentes de alho diariamente. Apesar de parecer um pouco estranho, o alho é um aliado muito efetivo no alívio e combate da sensação de garganta coçando.
Prevenção
As principais prevenções são:
- Se agasalhar bem em dias de frio
- Manter o ambiente úmido em dias secos
- Não beber bebidas alcoólicas ou fumar excessivamente
- Não ficar em ambiente com ar condicionado muito gelado
Pergunta dos leitores
Coceira na garganta pode ser Verme?
Em casos muitos raros, pode acontecer da presença de vermes causar a irritação na garganta, porém outros sintomas bem graves também serão apresentados em conjunto. Nesses casos, é essencial buscar ajuda médica com muita urgência.
O que pode ser coceira na Garganta e tosse seca a noite?
Normalmente, quando a garganta ficar coçando durante a noite, com presença de tosse seca, é resultado de refluxo gastro-esofágico ou alguma doença alérgica, como rinite e asma.