Embora a candidíase aconteça mais frequentemente com as mulheres, também acontece a candidíase masculina e da mesma maneira, deve ser tratada o quanto antes. Nesse artigo vamos aprender um pouco mais sobre a candidíase masculina, veremos: quais causas, como identificar a candidíase peniana, quais os sintomas, como tratar e se prevenir dessa infecção com eficácia.
O que é candidíase?
Também conhecida como monolíase a Candidiase é uma infecção causada por fungos chamados de Candida, geralmente da espécie Candida albicans, que atinge principalmente a região genital e oral.
Candida albicans é fungo vive sem causar problemas no corpo humano, ele está dentre os muito organismo que existem no aparelho digestivo e na boca. Em condições normais, ele não causa nenhum efeito prejudicial a saúde.
Os problemas com o fungo Candida aparecem quando ele encontra um ambiente propício com umidade e calor para sua reprodução. Candida albicans então se multiplica provocando um quadro infeccioso chamado Candidíase.
Sua proliferação está ligada ao:
- Uso excessivo de antibióticos
- Sistema imunológico debilitado
- Uso de corticoides e imunossupressores
- Alergias
- Uso de fraldas em bebês ou idosos
- E ao HPV (papiloma vírus)
- Usar roupas molhadas em ambientes muito quente
O que é Candidíase Masculina?
A candidíase masculina é uma doença causada pelo fungo Candida Albicans, ela provoca inflamação na glande (cabeça do pênis ) ou no prepúcio pele que recobre a glande.
Segundo estudos, a candidíase afeta cerca 75% da população feminina, porém ela não é uma doença exclusiva das mulheres. A candidíase no homem é comum e pode ser resultado de má higiene e secreção no local. Ela pode acontecer em qualquer idade e sexo.
Candidíase masculina é uma DST?
Apesar de não ser considerada uma doença sexualmente transmissível, ela pode ser transmitida através de relações sexuais, onde o homem pode ser contaminado durante o contato íntimo, sem preservativo, com um parceira(o) infectado com o fungo Candida Albicans.
Candidíase masculina não é uma doença sexualmente transmissível (DST), pois ela também pode acontecer em bebês, crianças e com pessoas que nunca mantiveram relações sexuais. Como já comentado no tópico – O que é candidíase? – a proliferação da doença se dá por vários motivos.
Como identificar a candidíase no homem
Quando ela ocorre no homem, é chamada de candidíase masculina ou candidíase peniana. A doença manifesta coceira, dor e vermelhidão no pênis, em alguns casos a candidíase genital masculina pode ou não provocar sintomas evidentes.
Causas da candidíase masculina
A Candida no pênis, em sua maioria pode ser causada durante o ato sexual, nesses casos isso acontece quando o parceiro (a) possui uma superabundância do fungo. Então a Candida migra para o pênis e o organismo não consegue controlar a proliferação dos fungos que já vivem na pele provocando assim candidíase masculina.
Porém grande maioria dos casos, a candidíase não é transmitida através de outras pessoas. O que vai definir o desenvolvimento da candidíase no homem é a habilidade do seu sistema imune de administrar essa nova quantidade de fungos.
De modo que, a candidíase masculina pode ser causada por algum fatores como:
- Uso de drogas
- Atividade sexual com parceira (o) infectada sem camisinha
- Diabetes mellitus
- Uso continuo de antibióticos, corticoides e antidepressivos
- Falta higiene nos orgãos genitais
- Quimioterapia
A candidíase no pênis também pode acontecer no homem quando seu sistema imune encontra-se enfraquecido, como por exemplo devido o uso de medicamentos para o tratamento de doenças como AIDS e lúpus
Sintomas da candidíase no homem
Os sintomas da candidíase masculina estão diretamente relacionados com a infecção no pênis e podem incluir:
- Dor ou ardência durante o sexo
- Coceira
- Vermelhidão no pênis
- Odor forte
- Corrimento
- Inchaço
- Descamação da pele
- Placas esbranquiçadas na glande
- Pequenas bolhas e ulceras
- Feridas na glande
Os sintomas de candidíase no homem causam grande desconforto, por isso caso apresente algum desses sintomas procure imediatamente o médico, não espere a situação piorar para buscar tratamento.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da candidíase masculina é feito por um médico urologista, que depois de analisar os sintomas e fazer uma avaliação clinica do pênis, pedirá um exame laboratorial para confirmar a presença do fungo.
O exame é feito através da coleta de uma pequena amostra do ferimento, que é levado ao laboratório para identificar a existência do Candida Albicans. Para então começar o tratamento da candidíase no homem.
Como tratar candidíase no homem
A candidíase no homem tem cura. O tratamento ocorre através do uso de remédios para candidíase masculina como antifúngicos em forma de creme, comprimido ou pomada:
- Itraconazol
- Nistatina
- Cetoconazol
- Fluconazol
- Clotrimazol
Esses medicamentos devem ser receitados por um urologista e durante o tratamento da candidíase não é recomendado ter contato sexual. Caso haja o ato sexual, deve-se utilizar um preservativo para não contaminar os outros.
Não há necessidade de internação do paciente e o tratamento para candidíase no homem pode ser feito em casa com o uso de pomadas antifúngicas ou antifúngicos orais, com uso diário, o tratamento leva de 7 a 14 dias.
Tratamento caseiro para candidíase masculina
Para tratar a candidíase peniana em casa o primeiro passo é ter uma boa higiene intima. Um remédio para candidíase masculina caseiro, muito usado é o chá de gengibre, porém existe outros chás como de poejo e o chá de uva-ursina que são ótimos para combater a Candida em homens.
A alimentação também pode ser uma aliada no tratamento para candidíase masculina, comer salsinha, limão seja em saladas ou sucos são boas opções no combate ao fungo. O tratamento caseiro para a candidíase no homem também pode ser feito aplicando iogurte natural sobre o pênis e deixando agir por cerca de três horas, o ideal é fazer isso antes do banho.
Cuidados
Alguns cuidados durante o tratamento de candidíase no homem, podem acelerar a cura da doença e evitar o risco de reaparecimento. Entre eles estão:
- Use cuecas largas de algodão para manter seca e fresca a pele e o pênis
- Manter uma boa limpeza região genital
- Beber bastante água
- Evitar relações sexuais no período inicial do tratamento ou quando tiver crise
- Evite ingerir alimentos ricos em gorduras e açúcares
- Aumentar o consumo de vitamina C com o objetivo de aumentar o sistema imunológico;
- Usar preservativo nas relações sexuais;
- Comer mais verduras e hortaliças;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Não fumar;
- Usar preservativo em todas as relações sexuais;
- Evitar roupas apertadas, quentes ou molhadas
- Use o remédio corretamente durante o tempo estabelecido pelo médico
Prevenção
A candidíase em homens quando não tratada pode reaparecer em um pequenos espaços de tempo. Para evitar que a doença retorne trazendo alguns fatores de risco ou mesmo para evitar o surgimento dela é importante prevenir a candidíase masculina com passos simples como estes:
- Evitar usar roupas quentes, molhadas ou muito justas
- Manter uma higiene regular da região peniana
- Sempre usar preservativo em relações sexuais
- Ter uma alimentação saudável
- Evitar alimentos com taxa de açúcar elevada
- Manter a pele seca limpa
- Usar de antibióticos apenas sob prescrição médica
Ter um dieta balanceada ajuda fortalecer o sistema imunológico e aumenta a qualidade de vida.
Tipos de Candidíase
Além da candidíase em homens, veja a seguir como identificar outros tipos de candidíase:
- Ela pode ser do tipo oral, tendo como forma mais comum de candidíase oral a pseudomembranosa e sendo caracterizada pelo aparecimento de placas brancas removíveis na boca, como pequenas aftas, ou ser marcada pela presença de placas vermelhas, de aspecto lisa, sobre o palato duro ou mole e ainda o tipo de candidíase oral da garganta.
- Há a candidíase vaginal, onde caracteriza-se como um tipo de vaginite (inflamação da vagina), onde ocorre irritação vaginal, coceira intensa e corrimento vaginal e é bastante comum de acontecer.
- Também existe o tipo de candidíase chamado intertrigo e caracterizado por ser uma inflamação que ocorre em áreas quentes e úmidas do corpo, normalmente, nas dobras da pele, na nuca, na virilha e nas regiões axilares.
- Tem a paroníquia, sendo uma infecções na pele que rodeia a unha tornando-se um ambiente propicio a propagação de bactérias.
- A tipo disseminada, também chamada de candidíase sistêmica, ocorrendo em recém-nascidos de baixo peso e com baixa imunidade. A candidíase disseminada é mais comum aparecer em pessoas que estão ou estiveram em ambientes hospitalares e requer tratamento imediato.