Sabe-se que a escovação e a higiene dental adequada são necessárias para manter a saúde bucal e o equilíbrio. No entanto, por que a escovação é tão importante? O que ela para? É aí que entra a placa bacteriana nos dentes.
Infelizmente, a placa bacteriana é tão comum na vida diária de muitas pessoas que constitui um biofilme pegajoso que contém bactérias e restos de comida não escovados.
Caso não seja atendido, pode evoluir para problemas bucais, como cáries ou inflamações, assim como as gengivas, muitas vezes exigindo uma visita à clínica 24 horas dentista para problemas graves que poderiam ter sido evitados com uma higiene adequada meses atrás.
Por esse motivo, é importante evitar o seu acúmulo e garantir procedimentos de higiene precisos e adequados para reduzir qualquer placa bacteriana que possa se instalar na boca.
O que é placa dentária e por que é prejudicial?
Um biofilme é uma comunidade de microrganismos aderidos a uma determinada superfície, onde as bactérias podem iniciar a estrutura de uma verdadeira colônia. No caso da placa bacteriana, trata-se de um tipo específico prejudicial à saúde bucal.
A placa bacteriana é natural, mas pode ser prejudicial se não for controlada.
Como todos sabemos, milhares de bactérias se espalham por nossa língua e tecidos orais todos os dias. No entanto, cabe ao indivíduo exercer uma higiene adequada para que os biofilmes não evoluam e apareçam para cárie e tártaro nos dentes.
Como dizem os profissionais de saúde, uma das principais causas da cárie dentária é a placa bacteriana, pois aumentam a produção de ácidos que podem corroer os dentes. Eles caem após ataques repetidos que afetam o esmalte.
Estas proliferações nocivas de bactérias no sistema oral são devidas a uma série de fatores dominantes encontrados no ambiente bucal:
- Umidade;
- Nutrientes (restos de mastigação e deglutição);
- Calor; e
- Acúmulo insalubre de restos de alimentos.
Assim, nesse ambiente que favorece a formação de suas colônias – biofilmes – essas condições ocorrem quando alimentos ricos em amido ou açúcar – principal impulsionador de seu desenvolvimento – são ingeridos em excesso.
Perigos da placa
Como mencionado anteriormente, a formação bacteriana em áreas do tecido bucal é normal e até mesmo esperada pelos dentistas, mas a evolução bacteriana devido à falta de alimentação e escovação adequada pode ser prejudicial.
Além do fator incômodo da placa (por ser insalubre), essa formação pode eventualmente causar outros problemas. Como mencionado, estes incluem cárie, tártaro, periodontite e gengivite.
Especialistas em odontologia ainda concluem que essa acidificação eventualmente desgasta o esmalte da dentição, e que após a formação da cárie, se não for suavizada e resolvida, ela continua a erodir a dentina até atingir a polpa.
Quando cáries e bactérias atingem a polpa, formam abcessos e pústulas que requerem tratamento mais invasivo.
Para aqueles com problemas de gengiva e que precisam de próteses, precisam visitar uma clínica de implante dentário para receber apoio e direcionamentos de como acabar com a placa bacteriana.
A placa ainda sofre com problemas de mineralização devido à presença de sal na saliva, que produz o famoso cálculo e tártaro. Isso ainda pode evoluir para complicações maiores, como sangramento e gengivas sensíveis afetadas pela periodontite.
É importante ressaltar que todas essas pessoas que também acometem implantes devem ter acompanhamento regular com seu dentista implantes para evitar acidentes nas soluções odontológicas.
Esses problemas são ainda mais exacerbados pelo fato de que, quando a infecção se torna grave, pode levar à perda do dente e à periodontite.
Este é um problema para pessoas com dentes naturais e usuários de implantes. Neste último caso, com essa ocasião, é importante recorrer a um dentista de canal para auxiliar com cuidados e orientações mais precisas.
Como identificar e tratar a placa?
A maior arma contra a placa é a prevenção. É importante rever os métodos de higiene e verificar a sua eficácia, juntamente com visitas regulares ao consultório do dentista.
Caso seja detectado precocemente, no início de sua formação, você pode interromper as dores de cabeça que se desenvolvem à medida que o problema avança.
Além disso, é importante mencionar que esta questão não tem idade. A cárie dentária pode se desenvolver mesmo quando os bebês não estão escovando e limpando os dentes adequadamente, mesmo quando bebem leite.
Portanto, o acompanhamento com o dentista mais próximo de sua residência é vital para prevenir futuros problemas dentários. Caso você não conheça nenhuma clínica, pesquise por “clínicas odontológicas sp”, por exemplo, e encontre um profissional de confiança.
Desse modo, diante das questões discutidas, hábitos de higiene e alimentação que levem em consideração a importância da saúde bucal, dentes e boca saudáveis são essenciais. Afinal, isso é sinônimo de qualidade de vida e deve ser prioridade.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.