Fimose – Como é a Cirurgia? As Melhores Pomadas, Sintomas, Imagens!


Fimose é um bloqueio  que acontece na maioria com bebês e crianças do sexo masculino, que nascem com uma pele, chamada de prepúcio, que fica grudada á glande, a cabeça do pênis e a fimose impede a exposição da glande.

Em até 2 anos de idade, o prepúcio começa a se abrir naturalmente, porém quando isso não ocorre é porque existe uma espécie de anel apertando essa extremidade, que faz com que o prepúcio não seja recolhido.

 

O que é a Fimose?

A fimose é a impossibilidade de expor a glande, pois a pele recobre e não tem abertura suficiente. Essa condição tende a desaparecer até os 2 anos de idade, em alguns casos pode demorar mais um pouco, podendo alcançar até mesmo a puberdade, sem que seja necessário algum tipo de tratamento.

Como a pele (prepúcio) não pode ser puxado para trás, a fimose pode causar dificuldade em urinar, onde aumentam as chances de uma infecção urinária e quando iniciado a vida sexual, pode causar dores nas relações, além de dificultar a higienização na região.

Quando isso acontece, aumentam as chances de desenvolver uma parafimose (que é quando a pele do prepúcio fica presa e não consegue regressar à sua posição normal).

Na fimose infantil é importante não puxar o prepúcio da criança para trás forçadamente para expor a glande, pois podem ocorrer traumatismos, sangramentos, fissuras e inflamações, podendo agravar ainda mais a fimose.


fimose sintomas

Sintomas da Fimose

Os sintomas da fimose estão associados quando o prepúcio não pode ser puxado para trás, onde o indivíduo irá sentir dificuldades para urinar, podendo causar assaduras e cicatrizes que retraem a pele.

O ideal é esperar o crescimento da criança, pois dependendo da criança pode não precisar de tratamentos específicos até a puberdade.

Graus da Fimose

Ela se caracteriza por vários graus, onde no primeiro grau da fimose, que é considerado o mais leve, ainda não é possível realizar um diagnóstico, pois deve aguardar para que o prepúcio saia de forma natural.

fimose cirurgia

Quando as crianças apresentam algum tipo de inflamação ou infecção, já se caracteriza o segundo grau, que vem acompanhado de vermelhidão na região e inchaço, além de dor ao urinar.

O terceiro grau da fimose necessita de um cuidado especial com a higiene, pois a criança já não vai mais querer que ninguém encoste no local, pois devido a dor que esse grau provoca, mas a higiene se torna fundamental para que o local não fique favorável para outros tipos de infecções, dificultando o tratamento da fimose.

O quarto grau é quando há necessidade de um procedimento cirúrgico.

Fimose feminina

Apesar de ser raro, pois a fimose é sempre associado a um problema na região genital masculina, as mulheres também podem ter.

A fimose feminina acontece quando ocorre a aderência entre os pequenos lábios da vagina, que acabam fechando a abertura vaginal. Isso acontece com meninas até os 3 anos de idade, podendo em alguns casos aparecer até os 12 anos.

O tratamento da fimose feminina é mais simples, onde será indicado pelo especialista a aplicação de pomada com estrogênio na região.

Tratamento da Fimose

Tratamento sem Cirurgia

Em alguns casos resolve naturalmente, em outros casos existem pomadas á base de corticoides (medicamentos de ação anti- inflamatória) que facilita que a pele deslize sobre a glande.

A fimose tem cura, por isso o médico deverá avaliar a situação, indicando o tratamento mais adequado. Em crianças o ideal é que seja solucionada até os 4 anos de idade da criança.

Cirurgia de Fimose

O procedimento cirúrgico da fimose é chamado de postectomia. Que é indicada somente quando o estreitamento da pele começa a causar dores levando a infecção urinária. A cirurgia é indicada entre os 7 a 10 anos de idade, pouco antes da puberdade.

Apesar de muitos associarem como sendo um empecilho para o desenvolvimento do pênis, isso não é verdade. Podendo até permitir o ato sexual na puberdade, porém sentirá dores e irá perder o prazer. Pois a pele sobre o pênis não irá permitir um contato de maior intimidade com a mucosa vaginal.

A cirurgia precoce só é indicado quando existem infecções da pele que acabam cobrindo o pênis. Sendo indicada também para a parafimose, devido ao esforço em expor a glande. Fazendo com que ela não consiga voltar a posição normal, o que causa dor e inchaço.

Pomada para fimose

As pomadas são indicadas na maioria dos tratamentos da fimose, até mesmo antes do procedimento cirúrgico. Pois elas facilitam os exercícios e alongamentos feitos na pele do prepúcio durante o tratamento.

pomada postec fimose

As pomadas reduzem a inflamação do local. Pois contém corticoides que além da ação anti-inflamatória, também possui ação analgésica.

A pomada acelera o tratamento, porém só devem ser utilizadas através de recomendação médica. As pomadas podem ser encontradas em farmácias de todo o país, sendo necessário apresentação da receita médica (branca comum). O preço médio das pomadas é entre R$ 35,00 a R$ 50,00.

O uso da pomada deve ser feito com aplicação sobre o prepúcio, 2 vezes ao dia, sempre após a higiene na região intima. A duração médio do tratamento é de 3 semanas ou de acordo com a orientação médica. Após a aplicação da pomada, o médico também irá indicar exercícios de alongamento da pele no prepúcio. Que irão ajudar a reduzir e até a curar a fimose.

Possíveis complicações

Uma das possíveis complicações da fimose é devido a infecção local do prepúcio e glande. Também o esforço excessivo em puxar a pele para trás pode causar aderências prévias na região. Que podem ser mais densas ou mais frouxas, dificultando a volta para o lugar, além da formação de cicatrizes.

Outro fator de risco se dá devido ao estreitamento do meato uretral. Causando deformidades severas da glande causadas pelas infecções repetidas, além de dores durante a ereção.

Prevenção

Não existe uma forma de prevenção para a fimose, pois ela ocorre durante a vida fetal. Porém é importante saber que a aderência prepucial a glande é relativo. Podendo ocorrer na maioria meninos e que pode durar até a puberdade. Mantendo sempre a higienização dessa área ajuda a impedir possíveis infecções. Que possam causar complicações.