Diversas bactérias podem causar infecções bem perigosas e incomodas nas vias urinárias. Os sintomas são os mais variados, incluindo dor ao urinar, presença de sangue e cheiro ruim na urina, febre alta e, até mesmo, perda da consciência e equilíbrio. Infelizmente, é possível o paciente ter contato com essas bactérias das mais diversas formas, ficando exposto ao risco da infeção a qualquer momento. Porém, existem vários medicamentos efetivos para serem utilizados no tratamento e prevenção dessas infeções urinárias, como por exemplo, o Monuril.
Com isso, hoje, nesse artigo, estaremos abordando informações importantes e essenciais sobre o medicamento, incluindo sua posologia de uso, precauções e contraindicações que devem ser levadas em conta por todos que desejam iniciar o tratamento, preço médio para contra e fórmula de composição.
Para que serve o Monuril
O medicamento Monuril é indicado para o tratamento e prevenção de infeções das vias urinárias causadas por bactérias, incluindo cistite, síndrome uretrovesical e uretrite, além das que ocorrem durante a gravidez e depois de cirurgias.
Vale ressaltar que, o medicamento só deve ser utilizado depois da orientação médica especialista. O paciente, mesmo sabendo sobre a indicação de uso do Monuril, nunca deve utilizá-lo por conta própria.
Como funciona o Monuril
O Monuril é indicado com um antibiótico sintetizado, do qual sua ação combate os germes Gram-positivos e Gram-negativos.
Como usar o Monuril ( posologia )
A administração deve ser feita via oral.
O granulado dentro do envelope deve ser dissolvido em um copo da água.
É recomendado que o paciente tome o medicamento de estômago vazio e de noite, antes de ir dormir.
A posologia normalmente recomendada é:
- Dose única para o tratamento de infecções urinarias agudas é de um envelope.
- Dose diária para o tratamento de infecções urinarias causadas pelas bactérias Pseudomonas, Proteus e Enterobacter é de dois envelopes.
- Dose para o tratamento de infecções urinarias causadas por cirurgias é de dois envelopes.
O medicamento deve trazer resultados nos 3 primeiros dias de tratamento. Caso isso não ocorra, o paciente deve buscar orientação médica.
O médico especialista deve fazer a orientação final sobre a dosagem, horários de administração e duração do tratamento.
Composição
Cada envelope de 8g de Monuril granulado contém os seguintes componentes em sua formulação:
- 5,631 g de fosfomicina trometamol
- Excipientes: sacarose, sacarina, aroma de tangerina e aroma de laranja
Contraindicação
Como todos os medicamentos, o Monuril não pode ser utilizado por alguns pacientes, para evitar que ocorra alguns problemas durante o tratamento. As pessoas contraindicadas de administrar o medicamento são:
- Pacientes com alergia, hipersensibilidade ou qualquer outro problema que pode ser causado com a administração dos componentes presentes na formulação do medicamento.
- Pacientes que possuem, ou já possuíram, insuficiência renal.
- Pacientes que passaram por hemodiálise.
Precauções
Além das contraindicações, abordadas no tópico acima, o paciente deve ficar ciente de algumas precauções antes de dar início ao tratamento com Monuril. São elas:
- Em caso de reações por hipersensibilidade, o paciente deve parar de administrar o medicamento e buscar ajuda médica com urgência.
- Não foram estabelecidas doses para crianças com menos do que 12 anos. Sendo assim, a recomendação final para esses pacientes deve ser do médico especialista.
- Diabéticos devem utilizar o medicamento com cautela, pois ele possuí açúcar.
- Mulheres grávidas ou que estejam amamentando só pode saber uso do Monuril sob orientação médica.
- O paciente sempre deve informar o médico se estiver fazendo uso de outro medicamento antes de dar início ao tratamento.
Efeitos colaterais do Monuril
Durante o tratamento, o paciente pode sofrer com algumas reações adversas e efeitos colaterais indesejadas. Os que podem ser apresentados são:
- Diarreia
- Náusea
- Dor de cabeça
- Tontura e vertigem
- Desconforto estomacal
- Vulvovaginite
- Vômito
- Dor abdominal
- Vermelhidão e coceira na pele
- Formigamento pelo corpo
- Cansaço
- Taquicardia
- Choque anafilático
- Colite
- Inchaço da mucosa
- Hipotensão
Ao paciente apresentar qualquer uma dessas reações, ou outro efeito colateral, ele deve buscar ajuda médica e notificar a ANVISA.
Superdosagem
Os sintomas mais comuns apresentados nos pacientes que fizeram a superdosagem do Monuril são: alteração na audição e gosto ruim na boca.
Nesses casos, é recomendado o paciente tomar bastante líquido para eliminar as substâncias do medicamento pela urina. É recomendado também que ele busque orientação médica, levando a bula e embalagem original do produto.
Interação do Monuril com outros remédios
O Monuril pode interagir com as seguintes substâncias e os seguintes medicamentos: metoclopramida, medicamentos que acelerem a motilidade gastrintestinal, fluoroquinolonas, macrolídeos, ciclinas, cotrimoxazol e determinadas cefalosporinas.
Sempre informe seu médico se você está fazendo uso de algum medicamento, antes de dar início ao tratamento.
Armazenamento
A embalagem original do produto deve ser mantida em um local com temperatura ambiente e longe da luz e umidade.
O Medicamento deve ser armazenado longe do alcance de crianças.
Monuril Preço
O Monuril pode ser encontrado sendo comercializado nas principais farmácias populares. É necessária a presença da receita médica para sua aquisição.
O preço de dois envelopes de 8g cada é comercializado pelo preço variante de R$70 a R$75.
Pergunta dos leitores
Monuril é indicado para infecção urinaria?
Sim, como foi citado durante o artigo, o Monuril é indicado para o tratamento e prevenção de infecções urinárias causadas por alguns tipos de microrganismos.
Monuril é contraindicado na gravidez?
Ele só deve ser utilizado em mulheres grávidas sob orientação do médico especialista.
Monuril é um antibiótico?
Por fazer o combate direto dos germes e bactérias, o Monuril é, sim, considerado um antibiótico.