Hemoblock é um medicamento que age inibindo os sangramentos provocados por diversas situações. então, se você quer saber mais sobre ele, continue lendo e confira todos os detalhes.
Para que serve o Hemoblock
Hemoblock é um medicamento indicado que serve para a prevenção e controle de sangramentos provocados por traumatismos, cirurgias e doenças que apresentam tendência ao sangramento.
Como funciona o Hemoblock
A fórmula de Hemoblock possui ácido tranexâmico, que tem sua ação na fase posterior à formação de um coágulo, promovendo o aumento do tempo de dissolução da rede de fibrina, que nada mais é do que o que age na formação de um coágulo.
Assim, ele não permite que se ative a cascata de coagulação, que é a sequencia de reações que culminam na formação de um coágulo.
Com isso, a sua ação consegue preservar o coágulo, gerando um mecanismo hemostático mais eficaz, diminuindo os riscos e a intensidade dos sangramentos.
Deixando o processo de fibrinólise, que é a destruição do coágulo, mais lento, Hemoblock é excelente para a hemostasia em cirurgias, doenças hemorrágicas, traumatismos e também naqueles tratamentos em que a fibrinólise é, de forma comprovada, um fator atuante, como no caso de:
- Deslocamento prematuro da placenta
- Hemorragias digestivas
- Hemorragias das vias respiratórias
- Cirurgias de próstata
A ação de Hemoblock também é comprovada para as hemofilias e o ácido tranexâmico possui rápida absorção.
Quanto à meia-vida plasmática, ela é de 2 horas, aproximadamente, sustentando os níveis terapêuticos por 6 a 8 horas.
Hemoblock, entre o grupo dos antifibrinolíticos sintetizados, é tido como um dos mais poderosos inibidores da ação fibrinolítica da plasmina, que nada mais é do que a enzina que degrada o coágulo.
Posologia do Hemoblock
Hemoblock é um remédio que deve ser tomado de acordo com a prescrição médica. Sendo assim, as doses recomendadas podem ser interpretadas de acordo com uma diretriz inicial.
Dosagem / Posologia em adultos
Fibrinólise local: para esses casos, a dose que se recomenda é de 15 a 25 mg/kg, ou seja, 1 comprimido de 500mg de duas a três vezes ao dia.
Hemoblock também pode ser administrado no decorrer da heparinoterapia.
Pacientes que sofrem de insuficiência renal:
A fim de evitar o risco de que haja acúmulo, a dose recomendada deve ser corrigida da seguinte forma:
Creatinina sérica – 120 a 150 micromol/L
- Dose IV 10mg/kg
- Frequência 2 vezes ao dia
Creatinina sérica – 250 a 500 micromol/L
- Dose IV 10mg/kg
- Dose oral 25mg/kg
- Frequência 1 vez ao dia
Creatinina sérica >500 micromol/L
- Dose 5mg/kg
- Dose oral 12,5mg/kg
- Frequência 1 vez ao dia
Outras doses e indicações recomendadas
Prostatectomia: para paciente considerado de alto risco, o tratamento e profilaxia da hemorragia precisam começar logo no período pré-operatório. Isso deve ser feito através da utilização desse remédio em sua apresentação injetável, seguida da toma da apresentação em comprimido totalizando 500mg, podendo ser 2 comprimidos de 250mg ou 1 comprimido de 500m, administrados de 3 a 44 vezes por dia, até que despareça completamente a hematúria macroscópica.
Menorragia
Para esses casos, a posologia de é de 2 a 3 comprimidos de 250mg de 3 a 4 vezes por dia durante um tempo de 3 a 4 dias.
A terapia feita com esse medicamento deve ser iniciada logo após o começo do sangramento intenso.
Já para os casos em que o aumento do fluxo de sangue é previsto, o ideal é iniciar o uso de Hemoblock logo no primeiro dia do ciclo menstrual.
Caso o fluxo seja diminuído até um nível aceitável, sem que hajam efeitos colaterais, o tratamento pode ser repetido outras vezes.
Se por outro lado, não se obtenha o resultado desejado, que é a redução do sangramento, o uso desse medicamento não deve ultrapassar mais do que 3 ciclos menstruais.
Epistaxe: para esses casos, a posologia é de 1 comprimido de 500mg ou de 2 comprimidos de 250mg, por 3 vezes ao dia durante 7 dias.
Hemofilia (pacientes hemofílicos): no preparo de extrações dentárias, utiliza-se de 2 a 3 comprimidos de 250mg, de 8 em 8 horas ou 25 mg/kg por dia.
Angioedema hereditário: o tratamento dessa patologia se dá através da administração intermitente de 2 a 3 comprimidos de 250, duas a três vezes por dia, por alguns dias, embora alguns pacientes necessitem de tratamento contínuo.
Nessa patologia, alguns pacientes são capazes de identificar o início da doença.
Sempre siga as orientações fornecidas pelo médico, respeitando os horários e também as doses e a duração do tratamento estabelecida por ele.
Não suspenda o uso de Hemoblock sem que haja consentimento do seu médico.
Uso do Hemoblock na gravidez
Tal como quaisquer outros medicamentos, Hemoblock não deve ser utilizado por mulheres grávidas durante o período da gestação e amamentação, a não ser que haja recomendação medida estrita.
É fundamental avisar ao médico sobre a ocorrência de gravidez no momento da prescrição, durante o tratamento ou após o seu término.
Informe para o seu médico caso esteja amamentando.
Fórmula do Hemoblock
Cada comprimido revestido de Hemoblock de 500mg contém:
ácido tranexâmico ……. 500mg
excipientes* q.s.p. – 1 comprimido
*excipientes: amido pré gelatinazado, fosfato de cálcio dibásico di-hidratado, povidona, amidoglicolato de sódio, estearato de magnésio e água purificada.
Precauções
O ácido tranexâmico de Hemoblock é excretado através do leite materno em uma proporção de 1% aproximadamente no que diz respeito da concentração plasmática.
Sendo assim, apresenta pouca probabilidade de efeito sobre mulheres em período de amamentação.
No entanto, isso não impede o uso desse medicamento em lactantes se for sob prescrição médica.
Assim como qualquer outro medicamento, seu uso não é indicado durante os três primeiros meses de gravidez.
Hemoblock não deve ser utilizado por gestantes a não ser que haja prescrição de um médico ou cirurgião-dentista.
Contraindicação do Hemoblock
Esse medicamento é contraindicado para pessoas que são portadoras de doenças dos vasos sanguíneos oclusiva aguda (vasculopatia), coagulação intravascular ativa ou naquelas pessoas que apresentem hipersensibilidade a qualquer um dos componentes fórmula de Hemoblock.
Efeitos colaterais do Hemoblock
Hemoblock é um medicamento que possui um bom nível de tolerância. Sendo assim, com uma frequência bem rara podem ocorrer eventos gastrintestinais, tais como diarreias, vômitos e náuseas, sendo que esses regridem com a diminuição da dosagem.
É preciso informar ao médico, farmacêutico ou cirurgião-dentista sobre o aparecimento de eventos indesejáveis decorrentes do uso do medicamento.
Você também deve informar à empresa que produzo o medicamento através do Serviço de Atendimento ao Consumidor, o SAC.
Superdosagem
Os dados relativos à superdosagem em seres humanos são bastante limitados e, por isso, não há relatos de casos de superdosagem.
Caso ocorra o uso de uma grande quantidade de Hemoblock, procure por socorro médico imediatamente e, se possível, leve consigo a bula ou a embalagem do medicamento.
Para maiores orientações, ligue para 0800 722 6001.
Armazenamento
Hemoblock deve ser mantido em temperatura ambiente, entre 15º e 30º C, ao abrigo da luz e da umidade.
Esse remédio não deve ser utilizado se estiver fora do prazo de validade.
O prazo de validade e lote podem ser encontrados diretamente na embalagem.
Guarde esse medicamento em sua embalagem original.
O comprimido apresenta cor branca, biconvexo e circular.
Antes de fazer uso desse medicamento, verifique se o seu aspecto corresponde ao esperado. Caso se encontre fora da validade ou com aspecto suspeito, consulte o farmacêutico para determinar se ainda pode ser utilizado.
Todo e qualquer medicamento deve ser mantido fora do alcance de crianças.
Preço do Hemoblock
O preço de Hemoblock irá depender sempre da região e do local escolhido para a compra do produto.
Entretanto, ele pode ser encontrado por um preço de, em média, R$ 87 reais para a caixa cm 12 comprimidos e R$ 40 reais para 5 ampolas de 5ml cada da solução de hemoblock injetável.
Genérico do Hemoblock
A maioria dos genéricos de Hemoblock podem ser encontrados diretamente com o nome da sua substância ativa, que é o ácido Tranexâmico e muitos laboratórios o produzem.
Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre Hemoblock, para que serve, como ele funciona e tudo mais. Aproveite!