O ácido úrico alto é resultado de pelo menos 3 fatores diferentes, como o aumento em grande quantidade de produção do ácido úrico no corpo, o uso de medicamentos e a baixa eliminação pela urina.
Também conhecido como hiperucemia, quando o indivíduo está com o ácido úrico alto pode sofrer sintomas dolorosos. Durante o texto você vai entender quais são esses sintomas, como é feito o diagnóstico e como é possível diminuir esse nível de ácido úrico no corpo humano.
Ácido úrico: O que é?
Para você entender o que é ácido úrico alto, primeiro precisa entender o que ele é e porque está no nosso organismo. Essa é substância natural do nosso corpo que é produzida pelo fígado.
O ácido úrico é o resultado do metabolismo da purina – quanto mais purina ingerida, mais ácido úrico é produzido.
Normalmente uma boa parte desse ácido é expelido do corpo por meio dos rins, quando existe algum tipo de alteração sobre a produção ou a eliminação acontece de se transformar em ácido úrico alto e causar uma série de problemas e doenças ao paciente.
Quais são os sintomas do ácido úrico alto?
Como a elevação do ácido úrico causa a formação de cristais de urato de sódio em partes do corpo, os sintomas que aparecem primeiro e são mais frequentes são os de dor e inchaço em alguma articulação.
Em caso de dor, é bem provável que ela seja no dedão do pé. Em outros casos ela está presente em joelhos, tornozelos, punhos e dedos das mãos. Existem também outros sintomas causados pelo ácido úrico alto, observe abaixo:
- Calafrios
- Febre baixa
- Descamação da pele na região que está afetada
- Sensação de areia ao tocar na pele do local que está afetado
- Vermelhidão
- Dificuldade de movimentar a articulação
- Dor nas costas
- Dificuldade para urinar
Fazendo o diagnóstico
Caso você apresente alguns dos sintomas acima o recomendado é que você vá procurar ajuda de um médico. Após falar sobre seus sintomas ele com certeza irá passar um exame de urina que será capaz de medir a concentração de ácido úrico no seu organismo. Diagnóstico dado é hora de cuidado do seu ácido úrico alto.
Formas de tratamento
Depois do diagnóstico o médico irá te fazer uma série de recomendações para que os sintomas do ácido úrico alto desapareçam e para que os níveis desse ácido no organismo caiam. Entre as recomendações está a de evitar uso de diuréticos e de inflamatórios.
Também é preciso evitar ingerir comida e bebida que possui purina em excesso. Em contrapartida recomendasse a ingestão de leite e de muita água (pelo menos 2 l por dia). Quem tem esse problema também precisa evitar qualquer tipo de estresse físico, calorias e o consumo de bebidas alcoólicas.
Dieta para quem tem ácido úrico alto
Uma das recomendações para quem tem ácido úrico alto é evitar comer alimentos que são ricos em purina, mas você sabe quais são esses alimentos? A maioria das pessoas não sabe e é por isso que nós vamos explicar quais são os alimentos que tem muita purina, os que não tem quase nenhuma e os que tem uma quantidade moderada, observe:
Alimentos ricos em purina
- Aves: Ganso e peru
- Bebidas alcoólicas
- Porco
- Bacon
- Cabrito
- Carneiro
- Miúdos (rim, língua, coração e fígado)
- Salmão
- Truta
- Caviar
- Camarão
Alimentos com quantidade moderada de purina
- Frango
- Pato
- Vaca
- Coelho
- Caranguejo
- Cogumelos
- Espinafre
- Feijão
- Ervilha
Alimento com pouca purina
- Café
- Chocolate
- Ovo cozido
- Macarrão
- Batata
- Arroz
- Vegetais
- Doces
- Frutas
- Queijo amarelo
Doenças causadas pelo ácido úrico alto
Além dos sintomas que são causados pelo ácido úrico alto, algumas outras doenças acabam sendo desenvolvidas por causa disso. Isso é um fator agravante e alarmante que deve deixar as pessoas preocupadas.
Alguns desses outros problemas podem levar a complicações mais graves que podem prejudicar e muito a saúde do paciente. Por isso é muito importante que assim que os sintomas sejam reconhecidos, o indivíduo procure por ajuda médica de um profissional especializado.
Separamos para você algumas das doenças que podem ser causadas por conta do ácido úrico alto.
- Falência renal: Esse é um problema muito sério e leva à falta de ar, inchaço de membros, diminuição da micção, dor no peito, fadiga e confusão. Esse tipo de problema é mais comum para pacientes com leucemia e linfoma de Hodgkin.
- Doença de gota: Essa doença trata-se de uma for extrema nas articulações que acaba piorando caso sofra qualquer pressão mínima. Entre os sintomas dela estão a inflamação da articulação, febre e descamação da pele.
- Pedra nos rins: Dizem que a maior dor que o indivíduo pode sentir é da crise de pedra nos rins. Isso acontece quando essas pedras ficam presas na uretra.
Beba bastante água
Uma das formas mais efetivas para evitar que o ácido úrico alto é o consumo em grande quantidade de água. Isso faz com que a eliminação do ácido aconteça de forma efetiva sem riscos de acúmulo.
O recomendado é que cada ser humano beba de 1,5 l a 2 l de água por dia. Além de evitar a elevação do ácido úrico, ingerir água da forma correta evita outros males e deixa o corpo melhor hidratado – ficando visível na pele, cabelos e unhas.
Não se automedique!
Esse é um problema frequente em todo o mundo. Algumas pessoas costumam tomar remédios assim que sentem qualquer coisa. Isso é um problema porque pode mascarar a causa do sintoma e também porque o uso indiscriminado de medicamentos pode causar efeitos colaterais e danos no organismo.
A recomendação correta é que você procure um médico assim que reconhecer os sintomas. Somente um profissional qualificado poderá fazer o diagnóstico sobre o ácido úrico alto e a partir disso passar um tratamento que resolva a sua situação.