Para o corpo humano manter um balanço energético equilibrado ou neutro, precisa existir um equilíbrio entre o consumo calórico através dos alimentos e o gasto energético diário, mantendo o peso. O efeito térmico dos alimentos é o gasto energético para metabolizar e armazenar estes alimentos, e aqueles considerados termogênicos naturais são os principais auxiliares do homem na busca da estabilidade de seu peso e, consequentemente, manutenção de sua saúde.
O termo termogênico significa aquilo que produz calor. Os alimentos ou substâncias que têm como função queimar calorias auxiliam no equilíbrio desta balança; os alimentos termogênicos naturais queimam as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação, de forma mais rápida, acelerando o metabolismo; assim o organismo faz uma queima calórica maior ao longo do dia.
Entendendo o processo (metabolismo x alimentos termogênicos)
Metabolismo é o conjunto de fenômenos físicos e químicos que ocorrem dentro do corpo humano possibilitando que as funções vitais ocorram em sincronia. O que faz com que estes fenômenos aconteçam é o recebimento de energia (termogênese) através da alimentação. Assim os alimentos, principalmente os termogênicos naturais, fornecem ao corpo humano a energia necessária para realizar as funções adequadamente.
A termogênese alimentar é o gasto de energia que o corpo faz para realizar a digestão, ou seja, o trabalho feito pelo estômago para transformar os alimentos absorvendo-os e utilizando-os nas diversas funções orgânicas. Há alimentos que requerem pouco esforço para serem metabolizados e outros que requerem uma quantidade maior de energia para isto. Estes que requerem maior energia, que elevam o gasto energético durante a metabolização ou aumentam a produção de calor pelo organismo são os termogênicos naturais.
São várias as vantagens em consumi-los, dentre elas a redução de apetite, definição da massa muscular, ganho de mais energia para a realização de atividades, além do próprio favorecimento ao metabolismo como um todo. Aliam-se a estas o fato de não possuírem os efeitos colaterais associados aos produtos industrializados.
Função dos termogênicos naturais
O corpo humano é muito inteligente e cada vez que, através da alimentação, oferecemos a ele mais energia do que ele realmente necessita, o excedente ele estoca, guarda em forma de gordura. Sábio, ele tem um estoque para as horas em que, necessitando de reforço alimentar e ele não vindo, buscar a energia que guardou quando da cota superior anteriormente recebida.
Precisamos, então, para o equilíbrio energético de corpo, queimar esta gordura, acabar com este estoque. Estes são os caminhos: a prática de exercícios físicos, consumir alimentos que o obriguem a maior esforço para metabolizá-los ou consumir alimentos que elevem a produção de calor no corpo humano. Esta última é a função dos termogênicos naturais.
A natureza sempre foi muito pródiga, dá ao homem, em grande quantidade, alimentos que trazem em sua constituição esta característica, qual seja, eles obrigam o metabolismo humano a trabalhar mais durante o processo da digestão, queimando calorias e gorduras!
Alimentos termogênicos naturais
Vamos deixar aqui uma lista com estes auxiliares naturais da manutenção da saúde humana e seguindo a orientação de uma nutricionista, todos são liberados, à exceção dos chás e café que devem ser evitados por grávidas, mulheres que estão amamentando e pessoas que tenham as seguintes restrições: hipertensão, gastrite, úlcera e problemas cardíacos.
- Água de coco
- Água gelada
- Alho
- Anchova
- Aspargo
- Atum
- Bacalhau
- Brócolis
- Café
- Canela
- Cavalinha
- Cebola
- Cenoura
- Chá branco
- Chá de hibisco
- Chá mate
- Chá verde
- Cominho
- Couve
- Curry
- Folha de mostarda
- Gengibre
- Hortelã
- Laranja
- Maçã
- Óleo de coco
- Pimenta
- Salmão
- Sardinha
- Soja
- Vinagre de maçã
Destes alimentos, provavelmente as pimentas vermelhas são as mais utilizadas para a função de termogênicos naturais; elas aumentam o ‘esforço’ do organismo em 20% (vinte por cento) para o trabalho da digestão e este aumento do calor reflete na queima de calorias.
Entretanto, o ardor das pimentas pode diminuir a vontade de ingeri-las diariamente, mas como foram relacionados, vários outros alimentos termogênicos naturais são acessíveis para o dia a dia, e podem ser ingeridos de várias formas e em várias refeições ao longo do dia, de forma que a pessoa possa ter uma constante queima de calorias em virtude do aumento do calor que estes alimentos provocam no organismo.
Para demonstrar que isto é possível, vejamos algumas dicas de alimentação saudável com o uso de termogênicos naturais, em mais de um horário em um mesmo dia:
- No café da manhã você pode ingerir um deles, através da geléia feita com pimenta vermelha; além do café, um chá de maçã com canela ou mesmo o chá mate aquecido são muito saborosos. Se estivermos no verão, pode ser acrescido ao café um bom suco de cenoura com água de coco.
- No almoço uma saborosa salada de couve, com as folhas cortadas em tiras bem fininhas e temperada com gengibre.
- À noite, caso prefira um lanche ao invés de jantar, um skake feito com leite desnatado, canela e kiwi, ou maçã.
Viu como podemos ter em nosso organismo, de forma equilibrada e agradável, e em todo o dia, a presença dos termogênicos naturais?
O conhecimento como auxiliar de uma vida saudável
É de suma importância que as pessoas tenham o hábito da consulta prévia, da pesquisa acerca dos alimentos, dos exercícios físicos, das medicações que possam auxiliar na melhoria de sua saúde, e uma fonte confiável traz diversas informações que levam estas pessoas a escolhas acertadas, a correrem menos riscos e estarem sempre bem informadas.
Cientes da importância dos termogênicos naturais para a manutenção de sua saúde ou reequilíbrio dela, podem aliar estes conhecimentos às suas dietas, à pratica das atividades físicas que desenvolvem, fazerem substituições inteligentes e saudáveis em seus hábitos, tanto alimentares quanto em outras rotinas.
Esperamos sinceramente que estas informações acerca dos termogênicos naturais possam acrescentar novos saberes aos que vocês já possuem, e se ainda não sejam de seu uso costumeiro, que tenham ficado curiosos em verificar, na prática, a veracidade destas informações! Vamos, ânimo! Mudem hábitos, criem novas rotinas, aventurem-se nesta listagem de novos alimentos e deixem seus comentários para que outras pessoas também possam se beneficiar com os termogênicos naturais.