Vinagre de maçã emagrece – Mito ou Verdade?


Não dá para negar que hoje as pessoas estão cada vez mais preocupadas em se manter em forma. Em busca do corpo ideal sempre aparece uma novidade. A da vez é a que vinagre de maçã emagrece.

Será que isso é verdade? Algumas celebridades afirmaram que tomar vinagre de maçã emagrece e que elas usam isso como uma alternativa. O que talvez você não saiba é que esse produto traz um monte de benefícios ao corpo humano. Durante o nosso texto você vai conhecer esses benefícios.

O vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um líquido que é formado por meio de da fermentação da cidra de maçã e que tem em sua composição (na maioria dos casos) 95% de água e 5% de ácido acético. Durante o processo de fermentação para resultar no vinagre, algumas bactérias e leveduras transformam o açúcar da fruta em álcool.

Entre os outros nutrientes do produto estão ácidos cítricos, láticos, málicos e compostos fitoquímicos como os polifenois. O vinagre de maçã é mais nutritivo que os demais e tem uma ação oxidante forte.

Vinagre de maçã emagrece?

Dizer que vinagre de maçã emagrece é um pouco atrevido, visto que as únicas pesquisas feitas no mundo sobre isso revelaram que existe uma conexão no consumo de vinagre (qualquer tipo) e a redução de peso.

Esse foi um estudo realizado e desenvolvido no Japão que percebeu que os participantes que eram obesos e utilizaram vinagre por 12 semanas tiveram uma perda considerável de gordura visceral, além da redução da circunferência abdominal, taxa de colesterol, triglicérides e redução de peso.


Ainda de acordo com a pesquisa isso acontece porque o vinagre consegue agir metabolizando as gorduras do nosso organismo. De qualquer modo o vinagre de maçã emagrece mesmo, mas não só ele.

Outra coisa que você precisa entender é que mesmo tendo tido esses efeitos comprovados, não é consumo de vinagre de maçã que fará você chegar a sua forma física perfeita. Ele pode ser utilizado como um complemento, para acelerar o processo, mas sozinho não terá grandes resultados.

Por que as pessoas acham que o vinagre de maçã emagrece?

Vinagre de maçã emagrece

Algumas pessoas afirmam, mesmo sem comprovação científica, que apesar de todos os vinagres emagrecerem, o vinagre de maçã emagrece com mais eficiência. A gente vai te explicar porque as pessoas tem essa ideia.

O primeiro motivo para isso tem a ver com a transformação do açúcar da fruta em álcool e depois em ácido acético. Esse ácido consegue diminuir a ação de algumas enzimas que produzem carboidrato no corpo.

Essa ação bloqueia a absorção de açúcar e de amidos – que são dois componentes que colaboram para o ganho de peso. O vinagre de maçã emagrece também porque ele consegue controlar a insulina no sangue evitando que ela tenha picos.

A grande produção de insulina resulta em um aumento intenso de apetite, além de favorecer no acúmulo de gordura corporal. O fato de ser rico em vitaminas, polifenóis e vitaminas faz com que ele seja benéfico para a saúde do corpo.

Uso do vinagre de maçã

Não é porque este é um produto que traz benefícios ao corpo humano que você deve começar a ingeri-lo em grandes quantidades com frequência. É preciso ter muito cuidado com a ingestão de qualquer alimento ou produto e o mais indicado é que você procure ajuda de um profissional da área médica.

O excesso do vinagre pode causar danos ao seu estômago e fígado, além de alterar o pH do sangue – que pode gerar complicações que levam à morte. Por isso tome cuidado e leve isso bem à sério.

A dose máxima recomendada para o consumo do vinagre de maçã é de 2 colheres de sopa por dia. O mais indicado, no entanto, é que você o utilize em saladas. Consumir o vinagre puro pode te fazer mal.

Contraindicações para o uso do vinagre de maçã

Independente dos resultados positivos que o seu consumo pode gerar, existem algumas contraindicações. Por exemplo, pessoas que tem úlcera não deve consumir o vinagre, assim como pessoas que tem problemas gástricos.

Outros benefícios do vinagre de maçã

Existem outros benefícios causados por esse produto. O vinagre de maçã emagrece, mas também pode ajudar a tratar outros problemas de saúde, observe:

Melhor digestão

Por ser rico em enzimas e fermentado, o consumo desse vinagre combate azia, refluxo e regula o trânsito intestinal.

Prevenção do diabetes

O vinagre de maçã emagrece e te ajuda a evitar o diabetes. Isso acontece porque ele consegue controlar os níveis de glicose no sangue evitando que o pâncreas produza insulina em excesso.

Pele mais saudável

O vinagre é um ótimo aliado contra a acne e ajuda a deixar a pele mais bem hidratada e menos oleosa.

Diminuição da rigidez articular

Por causa do ácido acético os cristais de minerais que se acumulam nas articulações do corpo são eliminados o que ajuda a ter uma articulação mais flexível.

Energia para os músculos

Como o vinagre de maçã emagrece e controla a glicose, ele também evita que ela se transforme em glicogênio. Essa substância fica armazenada no fígado e nos músculo e é utilizada com fonte de energia.

Quanto maior a quantidade, maior a energia para os músculos. Isso faz com que o seu rendimento em atividades físicas seja melhor.

Melhora a saúde do fígado

Esse é um benefício muito bom que o vinagre de maçã dá. Ele garante que o fígado tenha uma ótima saúde e uma melhor capacidade de eliminar as toxinas nocivas para o nosso corpo. Isso acontece porque ele é rico em ácidos cítrico, málicos e lático.

Vinagre de maçã emagrece, mas não sozinho

Por conta do nosso texto você percebeu que realmente o vinagre de maçã emagrece. O que eu preciso te dizer é que para que você tenha resultados realmente expressivos será necessário adicionar a isso outras coisas.

Fazer atividades físicas frequentemente, ter uma ótima alimentação e dieta e ingerir a quantidade de água recomendada por dia, são atitudes que irão auxiliar no processo e fazer com que você chegue ao corpo ideal.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (5 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...