As vantagens do treino funcional


Muita gente quer entrar na onda fitness, mas não suporta academia. A ideia de ficar pegando peso parece monótona e chata. Para esses existe uma solução infalível: o treino funcional.

Diferente dos exercícios da academia, o treino funcional faz com que o indivíduo trabalhe todos os músculos do corpo com atividades mais dinâmicas e que na maioria dos casos utiliza somente o corpo.

Esse tipo de treino é voltado para os movimentos comuns do ser humano como correr, agachar, pular, andar, girar. Com esse tipo de movimento o indivíduo começa a ganhar maior resistência em todo o corpo, equilíbrio, agilidade, condicionamento físico, força e resistência.

Não existem movimentos mecânicos ou que trabalhem apenas um músculo do corpo, como no caso da musculação das academias.

Por conta da sua forma de atividades e dos resultados que possui, o treino funcional tem sido uma alternativa muito requisitada para os que não são fãs de academia e que querem manter o corpo em forma.

É bom para perder peso?

É ótimo! O treino funcional faz com que a pessoa perca peso mais rápido por conta das atividades dinâmicas que ficará submetida. Ele aumenta as fibras musculares e a frequência cardíaca, otimizando a quantidade de calorias perdidas.


O metabolismo vai sendo impulsionado, mesmo quando o treino acaba.  Como no treino funcional o corpo está sendo movimentando em várias partes e direções, o gasto calórico é alto e o emagrecimento acontecerá gradativamente.

Aliando o treino funcional a um hábito alimentar saudável, com pouco tempo as mudanças do corpo serão notadas. O praticante desse tipo de treino não alcançará um corpo com músculos grandes, mas terá uma ótima definição e uma boa forma.

Quem pode fazer o treino funcional?

Fazer atividades físicas faz muito bem ao corpo humano e todo mundo sabe. No entanto cada indivíduo tem singularidades que precisam ser analisadas e testadas antes do início de alguma atividade.

É necessário que para fazer o treino funcional, assim como qualquer outra atividade, o indivíduo procure um médico e faça um checkup geral das suas condições de saúde. Pessoas com problemas no coração, por exemplo, não podem fazer todo tipo de exercício.

No caso do treino funcional, por utilizar todo o corpo, o esforço acaba sendo um pouco maior e não é indicado para pessoas sedentárias. Para quem não faz nenhum tipo de atividade é importante iniciar de uma forma mais branda e leve, sem muitos esforços e aumentando a dificuldade gradativamente.

Quem já pratica algum tipo de esporte ou a própria musculação tem maior facilidade de adaptação e melhor desempenho no treino funcional. É muito comum, inclusive que as pessoas deixem os exercícios comuns da academia para se aventurarem nessa vertente.

Benefícios do treino funcional

treino funcional

Existem vários benefícios desse tipo de atividade para o corpo. Além de manter o corpo em forma, ele dá mais resistência, força e até equilíbrio. Listamos alguns dos mais importantes benefícios:

Melhor equilíbrio

Exercícios específicos, como o agachamento unilateral, ajudam a trabalhar o equilíbrio e a coordenação motora. Exercícios circenses também são utilizados para conseguir alcançar esse benefício.

Flexibilidade

No treino funcional a flexibilidade é muito trabalhada. Os exercícios feitos são executados com total plenitude e isso contribui para o músculo se alongue.

Dinâmica

Tem gente que não acha nada atrativo ir para academia repetir os mesmos movimentos sempre. O treino funcional é muito mais dinâmico porque existem várias atividades que podem ser feitas.

As séries ainda são específicas para os objetivos que se quer alcançar. O tempo passa muito mais rápido e é muitas vezes divertido.

Ajuda a melhorar a postura

O treino funcional ajuda nesse aspecto de duas formas: Primeiro que ele faz com que a pessoa ganhe consciência corporal e segundo porque os exercícios ajudam a manter a coluna reta.

Os efeitos dos exercícios podem ser anulados se durante o dia a postura não estiver correta, por isso quem faz o treino funcional fica sempre de vigia durante o dia.

Favorece o sistema cardiorrespiratório

Como o treino funcional exige velocidade para a execução dos exercícios e faz com que o indivíduo permaneça por um longo período em cada posição, ele auxilia aumentando a frequência cardíaca de acordo com a intensidade das atividades.

Por conta disso o treino funcional traz efeitos positivos ao sistema cardiorrespiratório do corpo humano.

Inibe dores nas costas

O treinamento funcional trabalha diretamente na região do core, que é um local do corpo que parece um cinturão que compreendo músculos das regiões lombar, pélvica e no quadril. Essa parte do corpo é importante para estabilizá-lo de maneira geral.

É justamente quando o corpo não tem essa sustentação que as dores nas costas aparecem. A frequência das atividades do treino funcional inibem essas dores.

Todo o corpo trabalha

Diferente da academia onde o exercício é focado em uma parte do corpo, no desenvolvimento de apenas um músculo, a maioria dos exercícios do treino funcional trabalha os movimentos em conjunto.

Fortalecimento dos músculos

Através do treino o corpo fica bem definido e os músculos tonificados. Os resultados musculares podem ser iguais ao da musculação, dependendo das estratégias e exercícios feitos.

Tipos de exercícios e acessórios

Diferente da academia, a sua série vai ser trabalhada exatamente em função do que você quer alcançar com aquela atividade. O avaliador irá te aconselhar a melhor série e a melhor forma de atividades.

Entre elas estão os exercícios com flexão de braço, agachamento, corrida, pular corda, deslocamento entre cones, levantamento.

Para desempenhar todas as possibilidades de exercícios alguns acessórios são utilizados, como cordas, bolas, cones, elásticos, halteres, anilhas, step. É importante lembrar que o treino funcional visa usar o próprio corpo para os exercícios.

Onde praticar treino funcional?

Essa é uma das grandes vantagens da prática do treino funcional: ele não precisa ser feito na academia. Por utilizar o próprio corpo e acessórios de fácil transporte, o treino funcional pode ser feito em qualquer lugar.

Algumas pessoas fazem na sua própria casa um espaço para o treinamento, onde praticam flexões, abdominais, pulam corda, utilizam bolas… É uma infinidade de possibilidades que se tem.

Outras pessoas preferem praticar as atividades do treino funcional em locais abertos como praças e praias. É muito comum inclusive você passar por lugares desse jeito e observar pessoas praticando exercícios do treino funcional.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (No Ratings Yet)
Loading...