Sangue nas fezes: Os possíveis motivos para esse sinal assustador


O ser humano em geral não lida bem com sangue. Às vezes uma criança se machuca e não sente dor, mas é só ver o sangue que abre logo o berreiro. Associamos sangue à gravidade e isso faz sentido, principalmente quando nos dermos conta da presença de sangue nas fezes.

Ter sangue nas fezes indica algum tipo de lesão em qualquer parte do sistema digestivo. Às vezes o sangue está em uma quantidade tão pequena que não é perceptível, outras vezes a quantidade de sangue é tão grande que as fezes se tornam muito escuras e possuem um odor muito desagradável, estas são chamadas de Melena.

Nos casos de melena é preciso ter mais atenção e cuidado. Nos casos de maior quantidade de sangue há relação com problemas de saúde mais sérios, como algum tipo de hemorragia digestiva alta.

Quando o caso é de sangue nas fezes da cor vermelho vivo, pode ser sinal de hemorragia digestiva leve, originada nos intestinos, no reto ou no ânus. Quanto mais perto a ferida for do ânus, mais vermelho o sangue estará.

Separamos os problemas que são os maiores causadores de sangue nas fezes:

  • Endometriose;
  • Hemorroidas;
  • Câncer no intestino;
  • Fissuras anais;
  • Doenças inflamatórias;
  • Pólipos intestinais;
  • Más formações vasculares.

Quando devo procurar o médico?

A presença de sangue nas fezes é sinal de alguma lesão, como já mencionamos mais acima. Mas existem lesões simples que são comuns e outras que são mais sérias. O ideal é procurar um médico assim que isso acontecer, no entanto, existem situações que precisam de mais urgência.

Listamos abaixo algumas situações onde a presença de sangue nas fezes precisa ser investigada e tratada com urgência. Se você se encaixa em alguma dessas situações procure atendimento médico imediatamente:

  • Sangramento por mais de uma semana;
  • Quantidade de sangue que aumenta ao longo do tempo;
  • Presença de outros sintomas, como febre, cansaço excessivo, dor forte na barriga ou perda de apetite.

O médico que deverá ser consultado é um especialista, o gastroenterologista. Assim que você informar o quadro de sintomas, ele lhe solicitará alguns que serão capazes de verificar a causa do sangramento para, a partir, disso, poder prescrever o melhor tratamento para melhora no seu caso.

Não existe um tratamento único para solucionar a origem desse problema. Muitos podem ser os motivos da presença de sangue nas fezes e por isso o tratamento vai de acordo com a gravidade da situação.

Em casos mais graves pode ser necessário que o paciente seja submetido à intervenção cirúrgica, em outros casos, como o ressecamento das fezes (que é muito comum), o tratamento será baseado na mudança de hábitos alimentares.

Só após consulta médica e realização dos exames apropriados é que o especialista poderá analisar a sua situação, diagnosticar o verdadeiro problema e passar uma forma específica de tratamento.

Doenças caracterizadas pelas diferenças do sangue nas fezes

Escolhemos abaixo algumas doenças que podem ser o motivo da aparição do sangue nas fezes. Todas apresentam o aspecto de sangue da cor viva. Isso significa que é necessário procurar um médico porque só após alguns exames a causa verdadeira poderá ser detectada.

Observe a seguir:

Fissura anal

São pequenas feridas que aparecem em volta do ânus e pode causar o sangramento nas fezes. Também surgem em pessoas que tem problema de prisão de ventre. Ela também pode causar coceira e dor ao fazer a higiene.

Beber água e comer vegetais que deixem as fezes mais maleáveis são uma ótima forma de tratamento. É bem possível também que o médico receite algum tipo de remédio para cicatrização. Quando o caso é mais sério, é necessária intervenção cirúrgica para fechar a fissura.

Câncer no intestino

São raros os casos que o sangue nas fezes significa câncer no intestino, mas pode acontecer. Ele vem acompanhado de alterações bruscas do trânsito intestinal, cansaço excessivo, perda de peso e uma sensação de peso na região anal.

Nos casos onde o diagnóstico do câncer é feito, o paciente deverá ser submetido a quimioterapias, tratamentos para dor e possivelmente uma intervenção cirúrgica. Antes disso, no entanto, será submetido a diversos exames como tomografia computadorizada e colonoscopia.

Exames médicos

Existe um procedimento para avaliar problemas no intestino que pode causar alguns traumas, é a colonoscopia. Durante o exame um tubo fino é inserido pelo ânus para captação de imagens que fazem com que o médico visualize o interior do intestino.

Esse tubo que é inserido pode provocar pequenas lesões que podem desencadear o aparecimento de sangue nas fezes. Sendo necessário fazer a remoção de pólipos durante o exame, a incidência do sangramento será maior.

Hemorroidas

São comuns em pessoas que tem problema de prisão de ventre e são ocasionados por causa da dilatação das veias quando há força excessiva na hora de defecar. Banhos de assento com água morna de até 20 minutos podem ajudar a aliviar as dores. Também é importante utilizar pomadas e remédios que tratam hemorroidas.

Diverticulite

É uma inflamação das pregas presentes na parte do intestino (divertículos). São comuns em pessoas com mais de 40 anos e pode provocar outros sintomas como náuseas, febra, dor na parte inferior da barriga e vômito.

O tratamento nesses casos deve ser feito à base de antibióticos e anti-inflamatórios. Uma dieta especial para evitar o aparecimento de novas crises, também pode ser indicada.

Doença de Crohn

Esse é o caso de uma doença séria e crônica que desregula o sistema imune e causa uma grave inflamação do intestino. Quando aparece provoca outros sintomas como falta de apetite, diarreia constante, perda de peso e fortes dores abdominais.

O tratamento para a doença de Crohn é à base de antibióticos, corticoides ou remédios que amenizam a resposta do sistema imune evitando novas crises. Em situações extremas será necessário remover as partes mais afetadas do intestino, por meio de uma cirurgia.

Preste atenção!

Existem outras doenças que podem causar o aparecimento de sangue nas fezes. Mantenha sua rotina de exames de forma regular e qualquer aparecimento anormal, acompanhada de outros sintomas ou que dure mais tempo, precisa motiva a ida ao médico especializado para que haja investigação e tratamento adequado para o problema.

Assim como pode ser algo simples de resolver, o sague nas fezes também pode ser um motivo mais sério que precisará de mais cuidado. Quando mais rápido o diagnóstico for feito, mais efeito benéfico o tratamento terá.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (No Ratings Yet)
Loading...