Proctyl


Proctyl é um medicamento comercializado em creme ou em supositórios utilizado para tratar e aliviar os sintomas das hemorroidas e fissuras anais, promovendo ações analgésicas e de alívio de coceiras.

Hemorroidas e fissuras anais

As hemorroidas são caracterizadas por um complexo de veias localizadas no reto e no ânus que se inflamam e incham, provocando dor, coceira e desconforto na região.

Geralmente surgem devido ao esforço excessivo que o indivíduo tem de realizar para evacuar, seja por motivo de constipação ou de fezes endurecidas. As hemorroidas podem ser internas e externas. Elas se assemelham às varizes.

Alguns fatores podem ser considerados como fatores de risco no aparecimento das hemorroidas: pessoas com mais de 50 anos, obesidade, gravidez, prática de sexo anal e histórico familiar.

Seus principais sintomas são:

  • Coceira intensa;
  • Sangramento;
  • Dor ou ardor durante e após a evacuação;
  • Protuberância no ânus possível de ser palpada.

A fissura anal é caracterizada por um corte ou ferida no canal ou à margem do ânus. A princípio a fissura é superficial, porém se não for tratada corretamente, pode se tornar mais profunda e apresentar feridas.

As causas da fissura anal são os mesmos das hemorroidas. E os fatores de risco são: pessoas acima de 50 anos, parto, prisão de ventre e a Doença de Crohn.

Indicações e contraindicações de Proctyl

proctyl

Proctyl é um remédio de hemorroida. Portanto, é indicado no tratamento e no alívio dos sintomas das hemorroidas e fissuras anais, acompanhadas ou não de inflamação, sangramento, coceiras e eczema anal. Também é indicado nos casos de pós-operatório de cirurgias na região.

O medicamento age removendo o tecido lesionado, estimulando sua regeneração e deixando o tecido que não foi afetado intacto. Proctyl também previne e combate infecções locais e elimina totalmente os sangramentos locais.

Dentre as contraindicações de Proctyl, estão:

  • Alergia ou hipersensibilidade aos componentes da fórmula (policresuleno e cloridrato de cinchocaína). Os supositórios apresentam, ainda, lecitina de soja líquida, portanto, o uso em pessoas com alergia a soja ou ao amendoim é contraindicado.
  • Lactentes deve usá-lo somente com acompanhamento médico.

O medicamento apresenta alguns efeitos colaterais como ardência e coceira local. Esses efeitos podem surgir no início do tratamento e desaparecem sozinhos ao longo do tratamento.

O proctologista deverá ser avisado caso o paciente já esteja fazendo uso de outros medicamentos.

Durante o tratamento com Proctyl, o paciente não deve fazer uso de outros medicamentos no mesmo local. Além disso, será necessário uma reeducação alimentar, evitando alimentos gordurosos e que tenham um processo de digestão difícil. Os embutidos e produtos defumados também são contraindicados.

Os temperos mais apimentados e picantes, em alguns casos, também têm relação direta com as afecções retoanais, portanto, deve evitar o consumo de pimenta, páprica e curry. Os alimentos que provocam gases também podem agravar o estado da hemorroida ou fissura anal.

 

Como usar Proctyl

O proctologista é o especialista que poderá indicar a dose correta e o tempo de tratamento.

As orientações recomendadas pelo laboratório responsável são as seguintes:

  • Bisnaga de 30g:

Nos casos de hemorroidas exteriorizadas o paciente deve aplicar em torno de 2 cm de pomada na área afetada, duas a três vezes ao dia, até a melhora dos sintomas. Em seguida, deve-se continuar o tratamento com uma aplicação ao dia, antes de deitar, até o desaparecimento total dos sintomas e das lesões.

Nos casos em que as hemorroidas estiverem internas, o mais indicado é o uso da bisnaga de 3g ou dos supositórios.

  • Bisnaga de 3g ou supositório:

Aplicar profundamente (utilizando o aplicador) todo o conteúdo da bisnaga nas áreas afetadas; ou introduzir um supositório após a evacuação.

A manipulação dos supositórios requer alguns cuidados:

  1. Separe o supositório dos que não serão usados.
  2. Segure a borda superior com as duas mãos, puxando-a para baixo devagar até removê-la completamente.
  3. Introduza o medicamento pela ponta arredondada.

Considerações finais

As hemorroidas e fissuras anais podem ser facilmente prevenidas adotando uma dieta rica em fibras e ingerindo pelo menos dois litros de água por dia.

Os tratamentos para a hemorroida e fissura anal costumam ser bem eficazes e o uso de Proctyl mostrou ser bem eficiente na solução do problema. Se os sintomas persistirem, procure seu proctologista para uma nova avaliação.