Proctyl


Proctyl é um medicamento comercializado em creme ou em supositórios utilizado para tratar e aliviar os sintomas das hemorroidas e fissuras anais, promovendo ações analgésicas e de alívio de coceiras.

Hemorroidas e fissuras anais

As hemorroidas são caracterizadas por um complexo de veias localizadas no reto e no ânus que se inflamam e incham, provocando dor, coceira e desconforto na região.

Geralmente surgem devido ao esforço excessivo que o indivíduo tem de realizar para evacuar, seja por motivo de constipação ou de fezes endurecidas. As hemorroidas podem ser internas e externas. Elas se assemelham às varizes.

Alguns fatores podem ser considerados como fatores de risco no aparecimento das hemorroidas: pessoas com mais de 50 anos, obesidade, gravidez, prática de sexo anal e histórico familiar.

Seus principais sintomas são:

  • Coceira intensa;
  • Sangramento;
  • Dor ou ardor durante e após a evacuação;
  • Protuberância no ânus possível de ser palpada.

A fissura anal é caracterizada por um corte ou ferida no canal ou à margem do ânus. A princípio a fissura é superficial, porém se não for tratada corretamente, pode se tornar mais profunda e apresentar feridas.

As causas da fissura anal são os mesmos das hemorroidas. E os fatores de risco são: pessoas acima de 50 anos, parto, prisão de ventre e a Doença de Crohn.

Indicações e contraindicações de Proctyl

proctyl

Proctyl é um remédio de hemorroida. Portanto, é indicado no tratamento e no alívio dos sintomas das hemorroidas e fissuras anais, acompanhadas ou não de inflamação, sangramento, coceiras e eczema anal. Também é indicado nos casos de pós-operatório de cirurgias na região.

O medicamento age removendo o tecido lesionado, estimulando sua regeneração e deixando o tecido que não foi afetado intacto. Proctyl também previne e combate infecções locais e elimina totalmente os sangramentos locais.

Dentre as contraindicações de Proctyl, estão:

  • Alergia ou hipersensibilidade aos componentes da fórmula (policresuleno e cloridrato de cinchocaína). Os supositórios apresentam, ainda, lecitina de soja líquida, portanto, o uso em pessoas com alergia a soja ou ao amendoim é contraindicado.
  • Lactentes deve usá-lo somente com acompanhamento médico.

O medicamento apresenta alguns efeitos colaterais como ardência e coceira local. Esses efeitos podem surgir no início do tratamento e desaparecem sozinhos ao longo do tratamento.

O proctologista deverá ser avisado caso o paciente já esteja fazendo uso de outros medicamentos.

Durante o tratamento com Proctyl, o paciente não deve fazer uso de outros medicamentos no mesmo local. Além disso, será necessário uma reeducação alimentar, evitando alimentos gordurosos e que tenham um processo de digestão difícil. Os embutidos e produtos defumados também são contraindicados.

Os temperos mais apimentados e picantes, em alguns casos, também têm relação direta com as afecções retoanais, portanto, deve evitar o consumo de pimenta, páprica e curry. Os alimentos que provocam gases também podem agravar o estado da hemorroida ou fissura anal.

 

Como usar Proctyl

O proctologista é o especialista que poderá indicar a dose correta e o tempo de tratamento.

As orientações recomendadas pelo laboratório responsável são as seguintes:

  • Bisnaga de 30g:

Nos casos de hemorroidas exteriorizadas o paciente deve aplicar em torno de 2 cm de pomada na área afetada, duas a três vezes ao dia, até a melhora dos sintomas. Em seguida, deve-se continuar o tratamento com uma aplicação ao dia, antes de deitar, até o desaparecimento total dos sintomas e das lesões.

Nos casos em que as hemorroidas estiverem internas, o mais indicado é o uso da bisnaga de 3g ou dos supositórios.

  • Bisnaga de 3g ou supositório:

Aplicar profundamente (utilizando o aplicador) todo o conteúdo da bisnaga nas áreas afetadas; ou introduzir um supositório após a evacuação.

A manipulação dos supositórios requer alguns cuidados:

  1. Separe o supositório dos que não serão usados.
  2. Segure a borda superior com as duas mãos, puxando-a para baixo devagar até removê-la completamente.
  3. Introduza o medicamento pela ponta arredondada.

Considerações finais

As hemorroidas e fissuras anais podem ser facilmente prevenidas adotando uma dieta rica em fibras e ingerindo pelo menos dois litros de água por dia.

Os tratamentos para a hemorroida e fissura anal costumam ser bem eficazes e o uso de Proctyl mostrou ser bem eficiente na solução do problema. Se os sintomas persistirem, procure seu proctologista para uma nova avaliação.

 

 


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (18 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...