Picada de aranha: O que fazer?


A picada de aranha é uma lesão causada pelo veneno da aranha e é fácil de ser percebida pelo próprio paciente. Apesar de existir muitas aranhas que não são venenosas, outras oferecem riscos sérios para a saúde humana.

Algumas picadas podem ser graves e produzir sintomas só depois de um tempo. Entre as piranhas que causam picadas gravas estão a viúva negra e a aranha marrom. Algo que é interessante de se falar é que esse tipo de aranha não é fácil de ser encontrado, ficando apenas em locais mais isolados e só atacando em forma de defesa.

Em geral o tratamento da picada de aranha envolve a limpeza da mordida, aplicação de gelo e tratamento contra a infecção. Reunimos informações que irão te ajudar com relação ao tratamento de picada de aranha. Para cada espécie de aranha há uma indicação e nós vamos mostrá-la para você.

Cuidados gerais em caso de picada de aranha

Por mais doloroso que possa ser o momento de uma picada de aranha você precisa ser racional para poder tomar as medidas corretas e evitar problemas mais graves. No momento da picada a primeira coisa que você vai precisar fazer é lavar o local com água e sabão – lava direito independente da ardência.

O segundo passo é elevar o membro que foi afetado com a picada. Evite amarrar ou apertar o local da picada – algumas pessoas acreditam que isso ajuda, mas só irá piorar a sua situação. Também não deve tentar sugar o veneno, esse é outro erro comum.

Coloque compressas mornas (ou um pano molhado com água quente) em cima do local da picada para que a dor seja aliviada. Após isso vá imediatamente ao hospital mais próximo para iniciar o tratamento.


O aconselhado é que você leve a aranha, mesmo que morta, pois isso vai ajudar que os médicos reconheçam o tipo da aranha e faça o tratamento adequado para você, aumentando acelerando a sua recuperação e aumentando a eficácia do tratamento.

Picada de aranha marrom

Essa aranha está mais presente nos estados do sul e sudeste do Brasil. Os casos mais frequentes de picada de aranha marrom se encontram em São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná.

A aranha marrom é uma espécie pequena que pode atingir até 3 centímetros de comprimento e de cor marrom. Elas costumam ser mais ativas durante a noite e no dia escondem-se em locais escuros como em cascas de árvores e atrás de móveis.

picada aranha marrom

Sintomas da picada

Os sintomas só aparecerão após 24 horas da picada. Começa com uma dor que vai aumentando na região da picada que com o tempo vai ficando vermelha. É comum o desenvolvimento de bolhas.

Depois de 5 dias uma casquinha preta surge na pele (que sai) e em até 3 semanas vai aparecer uma ferida na pele que precisará ser cuidada em hospital. Depois da picada de aranha você precisa evitar fazer atividades físicas e precisará manter a região sempre seca.

Tratamento para a picada de aranha

A picada de aranha marrom é tratada por meio da aplicação de uma injeção de soro para o seu veneno. Isso só pode ser feito no hospital. Além disso, a casquinha que foi formada precisa ser removida por meio de uma cirurgia.

Em alguns casos a picada afeta uma região muito grande e o tratamento precisa ser mais delicado, por meio de uma cirurgia reparadora.

Picada de aranha: Viúva negra

Esta talvez seja a aranha mais conhecida no nosso país porque apesar de ser mais comum em regiões próxima ao mar, ela está distribuída pelas regiões tropicais e temperadas. Ela também é uma aranha pequena, podendo ter até 2 cm.

Tem pernas longas e finas e é de cor preta – podendo ter uma mancha vermelha na região da barriga. Não é uma aranha que costuma atacar, mas ela pode picar caso seja pressionada contra o corpo. Está frequentemente em locais úmidos e escuros.

Sintomas da picada

Os sintomas se iniciam com uma dor aguda na região da picada (como se fosse um alfinete picando a pele). Depois de alguns minutos (em média 10 ou 15) a dor começa a se transformar em queimação que vai piorar durantes os dois dias seguintes.

Algumas pessoas que foram picadas pela viúva negra também apresentaram náuseas, vômitos, dores musculares e febre.

Tratamento

O paciente precisa ser levado imediatamente até o hospital, onde terá o tratamento adequado. Ele será induzido a aplicação da injeção com o soro do veneno da picada de aranha. Apesar dos sintomas melhorarem após 3 horas, o recomendado é que o paciente fique em observação por 24 horas.

Picada de aranha armadeira

Essa aranha está presente em toda a América do Sul, por isso é fácil se esbarrar com ela em todo o território brasileiro. O que se verifica, no entanto, é que o maior número de picadas de aranha acontecem na região sudeste do Brasil.

A aranha armadeira é grande, chegando aos 15 cm de comprimento. Seu corpo pode ser amarelado ou marrom acizentado. Elas tem uma habilidade perigosa que é a de saltar até 40 cm de distância em direção ao seu inimigo. Costuma ser encontrada em locais escuros.

Sintomas da picada

Logo depois da picada começa a surgir uma dor intensa que é acompanhada por inchaço, marcas e vermelhidão. Vômitos, aceleramento cardíaco, suor excessivo, diarreia, aumento da pressão arterial e agitação, são outros sintomas.

Tratamento

O tratamento para a picada de aranha desse tipo é feito por meio de uma injeção com anestésicos na região afetada. Isso é feito para diminuir a dor que deve desaparecer em até 3 horas.

Quando existem sintomas mais graves, como a falta de ar e a aceleração do batimento cardíaco, é necessário fazer o tratamento com o soro para o veneno da aranha.

Vá imediatamente ao médico

A picada de aranha é uma situação grave que precisa ser tratada por meio de profissionais da área de saúde especializados! Por isso assim que for percebido o problema, é preciso ir até o hospital com urgência.

Isso faz com que os sintomas da picada de aranha desapareçam mais rápido e não se tornem algo mais grave.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...