Phitoss


Sintomas como tosse carregada, junto de catarro e resfriados, doenças broncopulmonares, com aumento da secreção, ou inflamações agudas ou crônicas das vias aéreas superiores são problemas comuns, principalmente pela maneira simples de transmissão, e que atrapalha grande parte das pessoas durante seu dia a dia. Os pacientes, que possuem os sintomas ou doenças citadas anteriormente, buscam algum tipo de tratamento ou, no mínimo, alívio sintomático, tentando, após o auxilio médico necessário, encontrar o xarope ou medicamento realmente efetivo para seu problema. Entre eles, o mais indicado pelos médicos para seus pacientes é o Phitoss xarope, que possui composição bem eficiente, que pode ser utilizada em crianças. Hoje, estaremos abordar com mais detalhes esse medicamento no artigo.

Composição do Phitoss

Segundo a bula do próprio xarope, a composição do medicamento Phitoss, com a sua utilização voltada, principalmente, para o tratamento de problemas que ocorrem nas vias respiratórias dos pacientes, é:

  • Cada 1mL do medicamento contém 7mg liquido de extrato seco de folhas de Hedera helix L., que tem na sua composição 8% de saponinas e um alcalóide conhecido como Emetina.

Além disso, completam sua composição, junto as folhas de hedera helix L., como excipientes, os seguintes ingredientes: sorbato de potássio, ácido cítrico, solução de sorbitol 70%, goma xantana, aroma de framboesa e água purificada.

Phitoss xarope para que serve (indicação)

Como já citado anteriormente, fazer o uso de Phitoss é indicado, principalmente, para o tratamento de diversas complicações que ocorrem nas vias respiratórias dos seres humanos, podendo ser utilizado, até mesmo, em crianças, como uso pediátrico, que será melhor explicado mais a frente no artigo.

Phitoss


Segundo a bula do próprio medicamento, as principais indicações dele são:

  • Para cuidar de pacientes com os sintomas de doenças broncopulmonares, principalmente as que faz o aumento de secreções com broncoespasmos.
  • Tratamento de resfriados comuns, com presença de secreção de muco, e tosse produtiva ou carregada com catarro.
  • Alívio dos sintomas da tosse seca intensa, asma brônquica e bronquite crônica.
  • Quando o paciente possui alguma doença inflamatória aguda ou crônica das vias aéreas superiores, para alívio dos principais sintomas.

Como sempre, a utilização do medicamento, principalmente em casos que exista a presença de doenças inflamatórias no paciente, é importante um acompanhamento e recomendação de um medico ou cirurgião-dentista.

Como Phitoss Funciona (ação do medicamento)

O funcionamento e efetividade da utilização do Phitoss se deve a substância ativa presente em sua composição, o extrato seco das folhas da planta Hedera helix L.

A planta é ativa contra doenças das vias aéreas por ter em sua composição glicosídeo saponina, que está presente no extrato seco da composição do Phitoss xarope. A ação dupla que ela faz no organismo humano são mucolítica e broncodilatadora, que aumentam a expectoração e conseguem eliminar as secreções presentes nas vias.

Contraindicações

Como todo o medicamento em comercialização, o Phitoss possui algumas contraindicações para a sua utilização. As pessoas que não devem iniciar qualquer tipo de tratamento com ele são:

  • Quem tenha algum tipo de hipersensibilidade, alergia aguda ou problemas que podem ser causados por algum dos componentes que fazem parte da composição do Phitoss, principalmente o extrato seco da planta Hedera helix L.
  • Os que possuem alguma intolerância hereditária pela frutose.
  • Mulheres grávidas não devem tomar o medicamento sem um acompanhamento próximo de um medico ou cirurgião-dentista.
  • Mulheres que estejam amamentando devem buscar um médico para saber ou não se estará liberado o medicamento para a sua utilização.
  • Crianças com idade menor que 2 anos não devem fazer utilização do Phitoss para tratamentos.
  • Idosos com idade maior que 65 anos não devem fazer o uso do xarope sem o acompanhamento de um medico ou cirurgião-dentista.

Em casos específicos, que não foram citados, e que possa gerar algum possível problema, procure algum especialista de confiança para mais informações.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais causados pelo Phitoss são bem raros e difíceis de ocorrer, com poucos casos sendo sendo conhecidos. Porém, as raras reações que podem ocorrer são:

  • Diarreia
  • Vômitos
  • Náuseas

Além disso, por possuir solução de sorbitol na sua formula, o xarope pode ter uma reação de efeito como laxante.

Caso acontece algum dos efeitos colaterais citados anteriormente em excesso, procure algum médico.

O que devo saber antes de usar Phitoss

Algumas informações importantes, que ainda não foram citadas, que são necessárias saber sobre o medicamento Phitoss:

  • O xarope não contém açúcar, então pode ser utilizado por pacientes diabéticos sem nenhum problema.
  • Phitoss não contém corantes e álcool.
  • Crianças, acima dos 2 anos, podem utilizar o Phitoss sem nenhum tipo de restrição.
  • Não use o medicamento sem conhecimento de um médico especialista de confiança.

Como tomar Phitoss (Posologia)

seguindo a própria bula, a utilização do Phitoss, antes da ingestão, deve ser por via oral e agitando antes de tomar.

A divisão de doses para tomar o xarope é feito pela idade do paciente que estiver iniciando o tratamento. A divisão é:

Adultos:
22,5mL divididos em 3 doses de 7,5mL, ou 3/4 do copo medida, ao dia.

Crianças de 4 a 12 anos:
15,0mL divididos em 3 doses de 5,0mL, ou 1/2 do copo-medida, ao dia.

Crianças de 2 a 4 anos:
7,5mL divididos em 3 doses de 2,5mL, ou1/4 do copo-medida, ao dia.

A duração miníma do tratamento deve durar cerca de uma semana, podendo mudar a duração, dependendo da gravidade do quado clínico.

O copo-medida vem junto ao medicamento quando ele é adquirido em farmácias.

Xarope Phitoss uso pediátrico

Como citado anteriormente, o uso do Phitoss para bebês, ou quando a pessoa possui menos que 2 anos, não é recomendado, mesmo com o aparecimento de algum sintoma que o medicamento combate, como a tosse, que é comum nesse faixa etária. O uso pediátrico deve ocorrer em crianças com idade acima de 2 anos, com o acompanhamento médico.

Phitoss preço e onde comprar

A comercialização do Phitoss é disponível, normalmente, com 100ml líquido, porém, podendo encontrar em outros tamanhos.

É possível encontrá-lo em qualquer farmácia popular no Brasil, não sendo necessário a recomendação médica para comprar.

O preço costuma variar entre R$10 a R$20.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (2 votes, average: 4,50 out of 5)
Loading...