Manchas na pele: o que são e como tratar

Se existe algo que incomoda muitas pessoas no nosso país é o surgimento de manchas na pele que podem causar um aspecto estético desagradável e em alguns casos vir com outros sintomas.

As manchas na pele podem ser aquelas causadas pelo sol, as que a gente já nasce com ela, manchas causadas por espinha, mas em alguns casos as manchas na pele podem significar doenças mais sérias, como o câncer de pele. Problemas no fígado, uso de antibióticos, estar grávida ou até a própria genética, também são fatores que influenciam o aparecimento das manchas.

Nesse artigo iremos falar sobre os tipos dessas manchas e sobre algumas formas de tratamento caseiro que podem ser utilizadas. É importante frisar, porém, que antes de utilizar qualquer método aqui mencionado é importante passar por consulta médica com um dermatologista, que é o profissional de saúde especializado para diagnosticar e indicar o melhor tratamento.

Fique atento aos sinais de manchas na pele pelo corpo e procure ajuda médica. Algumas doenças se diagnosticadas cedo podem ser tratadas sem dificuldade.

Tipos de manchas na pele X Tratamento

Como dito no início do artigo, são vários os tipos de manchas na pele que podem aparecer e elas podem ser causadas por diversos fatores. Observe as características das suas manchas e procure ajuda médica!


Mancha por dermatite

Nesse caso a mancha é provocada por uma doença alérgica e pode causar manchas marrons que coçam. Elas podem surgir após a aplicação de produtos na pele, como perfume, cremes, cosméticos, após a ingestão de produtos alergênicos, como o coração, o morango e o amendoim, ou então por causa do contato de objetos na pele, como pulseiras e colares.

Como tratar: Esse tipo de mancha é tratada através do uso de corticoide pelo menos 2 vezes ao dia até que os sintomas diminuam. A consulta com o dermatologista é essencial para que o remédio correto seja indicado e o tipo de tratamento também. Na consulta o profissional irá investigar a causa da alergia.

Melasma

Esse tipo de mancha na pele é o mais comum no Brasil. Ele se caracteriza pelo surgimento de pequenas manchas marrons no rosto, que aparecem após exposição ao sol. Essas manchas também podem ocorrer na gravidez e nesse caso é chamada de cloasma.

Como tratar: O tratamento é feito evitando a exposição da pele com o sol. Utilizar protetor solar com o fator de proteção máximo, evitar estar exposto ao sol por muito tempo e evitar fontes de calor (como entrar em um carro quente que estava estacionado em área livre e exposto ao sol).

Manchas de pano branco

É uma mancha originada por uma infecção através de um fungo. Também é conhecida como micose da praia e causa o aparecimento de várias pequenas manchas brancas pelo corpo.

Como tratar: Como se trata de uma infecção por fungo, o tratamento é feito através do uso de um creme antifúngico em cima do local afetado 2 vezes ao dia durante 3 semanas. Se as lesões forem maiores é provável que seja necessário tomar também um antifúngico oral.

Mancha senil

Após os 40 anos esse problema aparece em forma de manchas escuras pelos braços, rosto, mãos e pescoço. O fator causador é o fotoenvelhecimento da pele que é causado pelo sol. Nesse caso o problema foi o descuido com o sol durante a vida! Elas são mais escuras do que as outras manchas na pele.

Como tratar: As manchas mais escuras só serão tratadas de forma efetiva com a ajuda do dermatologista. É provável que para elas o especialista utilize laser ou peeling. Quando as manchas são mais claras, uma esfoliação da pele com creme hidratante e açúcar a cada 2 semanas já resolve.

Fitofotodermatite

Essas manchas aparecem em 2 ocasiões: ao se expor ao sol ou após a ingestão ou contato com frutas cítricas, como limão e a laranja. Possuir coloração amarronzada e podem vir acompanhadas de bolhas na pele.

Como tratar: Nesse caso é necessário lavar bem a pele e utilizar um creme como hiroquinona de 3 a 4 vezes por dia. É importante também evitar o uso de produtos sobre a pele afetada.

Acantose nigricans

Esse é o tipo de mancha mais comum em pessoas obesas e com problemas metabólicos, como a Síndrome de Cuching. Também pode ser efeito de uma neoplasia, como o câncer de estômago. Nesse caso é chamada de paraneoplasia. Caracteriza-se por manchas escuras atrás do pescoço, debaixo das mamas e nas axilas.

Como tratar: No caso do aparecimento por excesso de peso é necessário que o paciente emagreça. Quando causado por outros fatores é essencial que o paciente procure auxílio médico para que de acordo com o problema seja passado o melhor tratamento.

Vitiligo

Não há causa específica para o aparecimento do vitiligo. Ele é uma doença de pele que causa surgimento de manchas mais claras na pele, principalmente em locais como joelhos, cotovelos, genitais, rosto, pés e mãos. Pode ocorrer em qualquer idade.

Como Tratar: Só o dermatologista pode aconselhar o melhor tratamento para cada caso.

Cicatriz causada por espinhas

Esse é o tipo de mancha muito comum em adolescentes. Pode surgir após algum tipo de tratamento para acne grave.

Como tratar: Óleo de rosa mosqueta 2 a 3 vezes ao dia sobre as cicatrizes podem reduzir a lesão. Evitar exposição ao sol também é crucial. Se após 1 mês de tratamento as manchas não reduzirem, o paciente precisa ir ao dermatologista para procurar o tratamento mais eficaz.

Câncer de pele

O câncer causa uma mancha na pele que se assemelha com um sinal, que vai crescendo ao longo do tempo e apresentando várias colorações. Sua forma pode ser assimétrica ou irregular.

Como tratar: O aparecimento de uma mancha com esses aspectos deve levar o paciente a uma consulta médica com urgência. Quanto mais cedo o câncer for diagnosticado e tratado maiores serão as chances de cura.

Alternativas naturais de tratamento

manchas na pele

Entre os diversos tipos de tratamento para as manchas na pele, existem várias receitas caseiras que se mostram eficazes nesse trabalho.

É bom lembrar, no entanto, que qualquer forma de tratamento (mesmo o natural) só pode ser feito após indicação médica.

Separamos abaixo algumas delas que podem ser utilizadas para melhorar o aspecto da mancha:

  • Uso da babosa: Utilização do gel de babosa acima das manchas diariamente.
  • Suco de limão: Esfregando o suco de limão acima dos locais da mancha é possível clareá-la com o tempo. Além disso, o suco é desintoxicante.
  • Mamão: Passar a parte interna do mamãe em cima das manchas pode ser eficaz.
  • Cebola: Utilizando a cebola diariamente sobre o local das manchas em pouco tempo elas irão clarear.
  • Banana e limão: Misture a banana amassada com o suco de limão e coloque sobre as manchas. O aspecto será como de um purê.