Fluotexina / Daforin emagrece?


Muito se tem falado sobre o medicamento Daforin, mas você sabe para qual finalidade ele é mais indicado? O remédio possui cloridrato de fluoxetina que é um inibidor da receptação da serotonina – substância calmante e sedativa que atua na comunicação das células do cérebro. Em poucas palavras, o Daforin é um antidepressivo.

Quando há no organismo uma queda ou desequilíbrio na dose de serotonina, surge a depressão. A função da fluotexina presente no Daforin é aumentar a quantidade de serotonina do cérebro, auxiliando no controle dos sintomas da depressão. Administrado por via oral, a fluoxetina é bem absorvida dentro de 6 a 8 horas. Seus benefícios servem para tratar também bulimia nervosa e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

Por ser um produto de composição forte, o Daforin só é vendido com receita médica, que permanece retida na farmácia.

Principais efeitos do Daforin

Os efeitos colaterais mais relatados pelos pacientes, após a ingestão do medicamento são: tonturas, enjoo, diarreia, insônia, nervosismo e dores de cabeça. Alguns registraram sensações menos frequentes e passageiras como: má digestão, prisão de ventre, sensação de cansaço, ansiedade, tremores, sedação e maior quantidade de suor.

A recomendação diária de Daforin é de 20 a 80 miligramas. Somente o médico responsável pelo seu tratamento poderá aumentar a dose, estando ciente das suas condições e dos efeitos colaterais. Indivíduos que perceberam melhoras usando 20 miligramas, não precisam aumentar as doses.

O medicamento não é indicado para menores de 18 anos. As grávidas podem fazer uso da fluoxetina normalmente. Estudos apontam que o remédio, durante a gravidez ou amamentação, não gera má formação do feto e não prejudica o bebê. Foram realizados testes em crianças de até cinco anos, em que as mães usaram a medicação, e nada anormal foi relatado – desenvolvimento da linguagem, temperamento pré-escolar e inteligência sem prejuízos.


A eliminação do Daforin no corpo humano leva de dois a três dias, ou seja, pacientes com problemas de fígado deverão ingerir o medicamento em doses ainda menores, já que o tempo para expelir a substância será maior.

Pessoas com deficiência nos rins podem desenvolver intoxicação pelo medicamento. É indicado que o paciente não beba nada com teor alcoólico. Doses altas de Daforin com bebidas alcoólicas causam uma combinação fatal.

Quem não deve tomar o Daforin

daforin emagrece

Não tome medicamento sem autorização e prescrição médica. Indivíduos com alergias aos componentes da fluoxetina ou da fórmula, devem passar longe do medicamento. Também é contraindicado para quem já usa inibidores da monoaminoxidase – IMAO – outra classe de antidepressivos.

Pacientes com histórico de convulsão devem estar atento quanto ao uso do medicamento. Não suspenda o remédio sem consultar o médico, uma parada abrupta do Daforin pode levar a uma abstinência e outros graves sintomas.

Quem sofre com diabetes, foi relatado casos de hipoglicemia (baixa taxa de açúcar no sangue) durante o uso e hiperglicemia (alta taxa), depois do tratamento. Por isso muita atenção!

Pacientes que relatarem tentativas de suicídios, agravante do quadro depressivo, devem comunicar imediatamente o médico. A fluoxetina tem como função inibir esse comportamento, mas existem pessoas no qual os componentes podem agir de modo contrário se misturado, ou não, com outros medicamentos.

Alguns podem ter reações alérgicas graves e reações sistêmicas progressivas, incluindo na pele, rins, fígado e pulmões, com o uso do Daforin. Qualquer alteração deve ser contada ao profissional da saúde.

Não é recomendado dirigir ou operar máquinas após o uso do medicamento, já que os efeitos colaterais – sonolência – podem debilitar as ações. Também não há histórico que a utilização induza ao desenvolvimento de câncer.

Dosagens e instruções de uso

O Daforin é administrado por via oral. Para tratamento da depressão as doses mais recomendadas são 20 miligramas ao dia, totalizando 2 compridos de 10 miligramas ou 1 cápsula de 20 miligramas.

Para a Bulimia Nervosa o indicado é 60 miligramas ao dia, sendo 6 cápsulas de 10 miligramas ou 3 comprimidos de 20 miligramas.

Agora, para tratar o transtorno Obsessivo-Compulsivo, normalmente são receitados de 20 a 60 miligramas, gerando 2 a 6 comprimidos de 10 miligramas ou 1 a 3 cápsulas de 20 miligramas.

Em casos de Transtorno Disfórico Pré-Menstrual, (TDPM – TPM), o mais prescrito é uma dose de 20 miligramas diárias, sendo 1 comprimido de 20 miligramas ou 2 cápsulas de 10 miligramas – durante o ciclo menstrual, se repetindo a cada ciclo.

Pacientes que usam medicamentos que ativam diretamente o sistema nervoso, podem sofrer alterações no sangue. Alguns dos que alteram as substâncias são:

  • Carbamazepina;
  • Fenitoína;
  • Diazepam;
  • Haloperidol;
  • Clozapina;
  • Alprazolam;
  • Lítio;
  • Imipramina;
  • E desipramina.

Medicamentos que unem as proteínas do plasma, alteram a concentração plasmática do Daforin. Esteja atento quanto aos componentes do:

  • Diazepam;
  • Diclofenaco;
  • Ácido acetilsalicílico;
  • E fenitoína.

A fluoxetina possui sua versão genérica e também é conhecida em outras versões com nomes mais comerciais. Talvez você já faça uso dela e não sabe. Por isso preste atenção e não deixe de avisar ao médico se já toma algum dos medicamentos que vamos citar abaixo. Às vezes seu corpo precisa de até 14 dias para eliminar um componente antes de você fazer uso do Daforin. Confira as variações:

  • Depress;
  • Digassim;
  • Fluxene;
  • Prozac;
  • Prozen;
  • Psipax;
  • Psiquial;
  • Verotina S.

O medicamento é facilmente encontrado no Brasil e em Portugal. Em solo brasileiro os comprimidos são vendidos de 10 ou 20 miligramas e/ou em solução líquida, 20 mg/ml. Já em Portugal, os comprimidos são comercializados em 20 miligramas ou na concentração líquida de 4 mg/ml.

Em casos de super dosagem do Daforin analise as condições respiratórias e batimentos cardíacos da pessoa. Ao menor sintoma de que algo está errado procure um posto de atendimento médico.

Conclusões Finais

Esteja atento em relação a todo e qualquer medicamento que lhe é receitado. O Daforin pode fazer com que a pessoa tenha uma variação de peso tanto para mais, quanto para menos. Por esse motivo que algumas pessoas dizem que daforin emagrece, embora o efeito pode ser reverso em outros indivíduos. Como o medicamento atua no controle e tratamento da ansiedade e depressão, normalmente ele controlará o apetite, diminuindo a vontade e consumo exagerado de certos alimentos – chocolates e doces, por exemplo.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...