Flavenos


Insuficiência venosa crônica dos membros inferiores, principalmente alguns tipos de edema, varizes e varicosidades, é um tipo de patologia que atinge grande parte da população, trazendo péssimas e complexas perturbações para a pessoa infectada. Outro tipo de insuficiência venosa, que causa diversos incômodos, é a do plexo hemorroidário, que cria as tão incomodas hemorroidas naqueles que a possui. Ambas as doenças são comuns de atingir grande parte da população, principalmente no Brasil. Para o tratamento dessas doenças, e algumas outras insuficiências e doenças, que serão melhor detalhadas mais a frente no artigo, a utilização do medicamento Flavenos é muito comum, quando ocorre a orientação médica adequada do especialista.

Composição

Segundo a bula do medicamento Flavenos, a sua composição, que ajuda no tratamento da insuficiência venosa, de mais variados tipos, que serão citados e melhor abordados durante o texto, é feita pela quantidade de componentes dividas pelos cada comprimido revestido. Cada um deles, que varia a quantidade disponível por cartela, dependendo da quantidade comprada do medicamento na farmácia, que está disponível com 30 e 60 comprimidos revestidos, possui uma fração flavonoica purificada sob forma micronizada de:

  • 450 mg de diosmina
  • 50 mg de flavonoides expressos em hesperidina

Além disso, outros ingredientes que completam a composição do Flavenos, como excipientes, são: gelatina, amidoglicolato de sódio, celulose microcristalina, talco, estearato de magnésio, dióxido de silício, hipromelose, macrogol, glicerol, dióxido de titânio, óxido de ferro amarelo e óxido de ferro vermelho.

Flavenos para que serve (indicação)

Como citado inicialmente, o medicamento Flavenos é indicado, em grande escala, para ser utilizado em pacientes que possuem algum tipo de insuficiência venosa, porém, podendo ser utilizado também para outros tipos de tratamento médico, diante de uma orientação médica adequada.

As principais indicações para a utilização do Flavenos são para o tratamento médico das seguintes patologias, insuficiências e síndromes:


Flavenos

  • Síndrome de insuficiência venosa crônica, tanto a funcional, como a orgânica, dos membros inferiores, como varizes e varicosidades, que criam tipos de edema, inchaço na perna, sensação de peso nas pernas, ulcerosos e úlceras varicosas.
  • Síndrome de insuficiência venosa do plexo hemorroidário, que da inicio ao surgimento das hemorroidas.
  • Insuficiência venosa de mulheres grávidas, porém possuindo uma orientação e cuidado próximo do médico, pois podem ocorrer complicações na gravidez, caso o medicamento Flavenos for tomado por conta própria.
  • Além disso, ele também é utilizado, em uma segunda importância, para reforçar a resistência capilar e aumentar da drenagem linfática do corpo.

Sempre lembrando que, a utilização do Flavenos só é recomendada para aqueles pacientes que possuem alguma dessas complicações e teve uma orientação médica devida. Tomar o medicamento, sem antes ter passado por um médico, pode causar alguns problemas e efeitos colaterais desnecessários, que serão abordados mais a frente.

Como o Flavenos funciona

O medicamento Flavenos tem um funcionamento bem simples e direto dentro do organismo humano, demorando cerca de 2 horas para o início eficiente da sua ação farmacológica no corpo do paciente.

Segundo a própria bula do Flavenos, a principal função do medicamento, quando entra em contato com o organismo e da inicio a sua ação farmacológica, é aumentar o tônus venoso e a elasticidade da parede. Com isso, as substancias, como diosmina e flavonoides expressos em hesperidina, conseguem exercer uma ação direta ao sistema vascular e infringir diretamente nas veias, onde ocorrem a diminuição da distensibilidade venosa e redução da estase venosa, e na microcirculação, onde surge o reforço e normalização da resistência capilar, além de fazer o aumento da drenagem linfática, conseguindo executar uma maior eliminação do líquido intersticial.

Contraindicação

Os pacientes que não podem iniciar o tratamento contra algum tipo de insuficiência venosa utilizando o Flavenos, por possuir algum tipo de contraindicação, são:

  • Pessoas que possuem alergia, hipersensibilidade ou algum possível problema causado pelos ingredientes utilizados na composição do medicamento, citados anteriormente no tópico Composição. Caso tenha alguma dúvida se possui ou não algum tipo de reação aos ingredientes, consulte um médico.

Efeitos Colaterias

Como todo e qualquer medicamento utilizado no tratamento de qualquer doença, o Flavenos possui alguns efeitos colaterais. Algumas reações podem acontecer em certos pacientes e em outros não.

As reações adversas mais comuns de acontecer são:

  • Diarreias
  • Indigestões
  • Náuseas
  • Vômitos

Já os efeitos colaterais incomuns e raros de acontecer são:

  • Inflamação no intestino, conhecido como colite
  • Dor de cabeça, seguida de tontura
  • Coceira e manchas avermelhadas
  • Urticária

Precauções

Como todo o início de um novo tratamento, seja ele utilizando um medicamento ou não, é recomendado algumas pessoas terem certas precauções, para saber que não ocorreram grande problemas, com isso, em vez de se tratar, pode cria uma preocupação maior.

As pessoas que devem ter algum tipo de precaução quando iniciar o tratamento com o medicamento Flavenos são:

  • Crianças, pois o Flavenos é indicado somente para o uso adulto.
  • Como já citado anteriormente, porém vale ser frisado aqui, o uso em mulheres grávidas, que pretendem iniciar o tratamento de alguma insuficiência venosa, precisa ser muito cuidadoso e cauteloso, necessitando de uma orientação médica muito adequada.
  • Pacientes idosos ou com insuficiência hepática ou renal. Não possuem grande precauções ou cuidados para essas pessoas, porém é recomendado a orientação médica acentuada para esses casos, pois pode ocorrer problemas durante a utilização do medicamento Flavenos.

Como tomar Flavenos (posologia)

Segundo a bula do Flavenos, o uso do medicamento é oral, sendo a divisão de comprimidos diários sendo alterados conforme a doença que estiver sendo tratada.

No tratamento da insuficiência venosa crônica, é recomendado a utilização de dois comprimidos revestidos ao dia, antes ou depois das refeições principais.

No tratamento da insuficiência venosa do plexo hemorroidário, seis comprimidos revestidos ao dia durante os quatro primeiros dias, e, depois, quatro comprimidos revestidos ao dia durante os três dias últimos dias seguintes, computando uma semana de tratamento.

Flavenos emagrece?

A utilização do medicamento Flavenos não tem nenhum efeito colateral que causa a perca de peso. Então, o medicamento não emagrece, sendo que não deve ser utilizado com esse objetivo, somente para o tratamento das doenças citadas anteriormente.

Flavenos nomes genéricos

Alguns medicamentos utilizados como forma genérica do Flavenos, e também são utilizados para o tratamento de insuficiência venosa, são:

  • Flavoid
  • Venaflon
  • Diosmin SDU
  • Venovaz

Flavenos preço e onde comprar

O preço comercial médio do Flavenos varia entre R$45 a R$50. Ele está disponível em qualquer farmácia.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (8 votes, average: 4,38 out of 5)
Loading...