Faseolamina: Feijão também emagrece

Quantas vezes fomos aconselhados a comer feijão porque faz bem para saúde? O que muita gente não sabe, no entanto, é que a ingestão do feijão branco pode ajudar no emagrecimento. Isso na verdade acontece por causa da Faseolamina, que é uma glicoproteína que inibe a metabolização de carboidrato, impedindo que seja absorvido em grandes quantidades pelo organismo.

Por causa disso ao invés de haver acúmulo do carboidrato no organismo, ele depois de consumido é vai direto para o processo de eliminação pelas fezes. Esse processo evita o acúmulo de gorduras e peso, contribuindo para quem quer perder peso.

A faseolamina é muito utilizada em capsulas e como suplementação alimentar. É importante dizer, porém, que o consumo dessa substância sozinha não irá te proporcionar o corpo dos sonhos, é preciso consumi-la junto com outras atividades e cuidados.

Essa substância fez sucesso na década de 70 entre artistas justamente pela sua força na ajuda do emagrecimento, mas em meados de 1988 seu consumo quase não era feito. Agora ela volta com força total auxiliando quem quer passar pelo processo fitness.

Como é que a faseolamina age no organismo?

A função da faseolamina no nosso corpo é bem simples de ser entendida. Na verdade ela age como um agente protetor contra o acúmulo de carboidratos, que gera calorias e gordura.


Existe uma enzima produzida pelo pâncreas e pelas glândulas salivares chamada alfa-amilase. Quando ingerimos carboidrato a enzima é produzida e age quebrando as grandes moléculas de açúcar e carboidrato para que o corpo consiga absorvê-las mais efetivamente e em grande quantidade.

A ação da faseolamina é impedir que a enzima realize esse trabalho. Ela inibe o efeito da alfa-amilase impedindo que o corpo acumule essas substâncias e em contrapartida faz com que elas sejam levadas diretamente para o intestino para que sejam eliminadas.

Então a faseolamina emagrece?

faseolamina

Na verdade ela auxilia no processo, ela contribui para ele. Quando ela age inibindo a enzima alfa-amilase, ela faz com que os carboidratos sejam levados diretamente para o intestino sem o risco de ficarem acumulados no corpo.

Isso faz com que uma quantidade menor de calorias fique no nosso corpo, e que menos carboidrato se transforme em gordura e se acumule também. Com essa eliminação direta dessas substâncias que causam o acúmulo de gordura, o processo de emagrecimento fica muito mais fácil e rápido.

A partir do momento que o corpo gasta mais energia que consegue absorver, a perda de peso acontece em menos tempo.

Outro ponto importante que favorece o emagrecimento através da faseolamina é porque ela permite uma dieta com menos carboidratos. Quando isso acontece a liberação de insulina no corpo é menor e isso significa que não está havendo acúmulo de gordura.

O consumo da faseolamina também ajuda a diminuir a vontade de comer doces, o que é uma ação que favorece muito no ganho de peso.

Quanto eu consigo emagrecer consumindo faseolamina?

Essa é uma questão que não tem resposta precisa. Existem diversos fatores que influenciam o indivíduo a perder o peso, vai muito do perfil de cada um. Fatores como hábitos alimentares, prática de exercícios físicos e saúde corporal são essenciais para definir se a pessoa vai perder muito ou pouco peso.

O que é preciso entender é que essa substância ela favorece o emagrecimento, auxiliando que ele aconteça de forma mais rápida, mas isso não exclui a necessidade de alguns hábitos saudáveis.

É importante que seja manipulada juntamente com outros fatores, como uma dieta saudável, ingestão da quantidade recomendada de água e prática de atividades físicas.

Como consumir?

A melhor coisa a se fazer quando você começar a pensar em usar a faseolamina para emagrecer é ir ao médico. Não comece a ingestão de nenhum produto sem a orientação de um profissional de saúde. Isso é essencial, é vital! Pode evitar vários problemas de saúde e pode fazer com que o tratamento seja eficaz, levando você ao seu objetivo mais rapidamente.

Sabe-se, no entanto, que não é permitido ultrapassar a dose diária de 1 grama de faseolamina. O recomendado é fazer o consumo antes ou durante as principais refeições do dia (almoço ou jantar). Enquanto ela for utilizada aconselha-se que o consumo de gorduras e açúcares seja diminuído, para obtenção de um melhor resultado.

Outros benefícios

Além da capacidade de auxiliar no processo de emagrecimento, a faseolamina causa outros benefícios ao corpo humano. Percebe-se então que o seu consumo favorece não só a quem quer emagrecer, mas quem quer melhorar a saúde de algumas partes do organismo.

Listamos dois desses benefícios abaixo:

Melhora a saúde do intestino

Os carboidratos além de serem eliminados pelo organismo também podem virar alimento para as bactérias intestinais. Eles passam por uma espécie de fermentação no intestino que é uma atividade que beneficia em muito a flora intestinal.

Com uma parede intestinal saudável o organismo previne problemas como a prisão de ventre e o câncer de cólon.

Estabiliza a glicemia

Estudos de 2011 do Nutritional Journal constataram que a faseolamina consegue baixar a taxa de açúcar no sangue logo depois de uma refeição. Isso diminui a necessidade do pâncreas produzir insulina para o corpo.

Essa liberação menor de insulina ajuda a estimular a sensibilidade dos tecidos ao hormônio, impossibilitando que haja uma resistência a insulina pelo corpo.

Corre risco de produzir efeitos colaterais?

Apesar de se tratar de uma substância natural e dos riscos não serem graves, a ingestão da faseolamina pode causar sintomas desagradáveis como gares, dores no abdômen e diarreia.

Outro efeito colateral que acaba se tornando comum é o ganho de peso. Muita gente acaba consumindo muito carboidrato por saber da ação que a substância faz ao organismo, impedindo que haja acúmulo de açúcares e calorias, no entanto, isso causará um excesso de peso.

Agir dessa forma inibirá totalmente a ação da faseolamina no organismo e o indivíduo engordará! Por isso é importante modificar os hábitos alimentares e praticar exercícios físicos com regularidade.

A faseolamina sozinha não fará com que o indivíduo perca peso e entre em forma instantaneamente. Ela precisa ser utilizada como um complemento na busca do peso ideal, caso contrário sua ação não terá efeito.