Doenças transmitidas pela água


Existem muitas doenças transmitidas pela água e por isso é preciso prestar atenção aos locais onde costumamos ir para ter contato com a água. A maioria delas é transmitida por meio de micro-organismos que estão na água doce depois da contaminação por meio de fezes humanas e de animais.

O mais comum é que a contaminação seja feita por meio da ingestão da água, seja bebendo a água diretamente ou ingerindo alimentos que foram lavados por ela. As doenças transmitidas pela água também podem ser contraídas por meio do contato do agente infeccioso com a pele durante o banho ou até mesmo pela aspiração de germes que estão na água.

Em regiões onde não existe infraestrutura básica, onde não há saneamento básico, essas doenças aparecem por causa da contaminação de rios, lagos e córregos. Na maioria das vezes isso acontece por conta do despejo de esgoto na água.

Um grama de fezes é capaz de ter 10 milhões de vírus, 1000 parasitas e 1 milhão de bactérias. Os riscos são enormes. Durante o nosso artigo você vai conhecer características de uma série de doenças transmitidas pela água.

Doenças transmitidas pela água: Conheça quais são

Abaixo você vai repara a quantidade de doenças transmitidas pela água que existem! Por isso todo o cuidado é pouco.

Leptospirose

A famosa doença causada por ratos de esgoto é uma das mais graves. É possível ter contaminação depois de consumir água ou alimentos que tenham sido contaminados.


Também é possível adquirir a leptospirose por meio do contato da pele com a água que está contaminada com a urina do rato. Quanto maior for esse tempo de contato, maior a chance da contaminação.

Nessa doença transmitida pela água os sintomas mais comuns são febre alta, dor de cabeça, calafrio e dor muscular. Algumas pessoas também apresentam vômitos, náuseas e diarreia. Em casos raros acontece vermelhidão nos olhos.

Cólera

A cólera é transmitida de forma fecal-oral, o que significa que ela pode ser contraída por meio do consumo de água e alimentos contaminados. Ela é causada por uma bactéria chamada Vibrio cholerae e causa um quadro severo de diarreia aquosa, podendo levar o paciente a uma desidratação grave.

Depois que a bactéria é ingerida no nosso organismo ela se instala no intestino e começa a produzir uma toxina que ataca as células intestinais.

Otite externa

Um outro problema que é classificado como uma das doenças transmitidas pela água é a otite externa. Ela também é conhecida como otite do nadador e é causada pela exposição do ouvido à água.

Isso faz com que haja maceração de pele e quebra da barreira de cerume que consegue alterar a microflora do canal do ouvido e isso pode resultar no crescimento de bactérias responsáveis pelo desenvolvimento da otite.

Quanto maior for o grau de contaminação da água, maior a gravidade da lesão.

Esquistossomose

A famosa barriga d’água é uma infecção causada por causa de um parasita chamado Schistosoma, que está presente em águas que não só estão contaminadas por fezes como também são povoadas por caramujos.

É por isso que a esquistossomose às vezes é chamada também de doença do caramujo. Ela é contraída principalmente por meio do contato da pele na água contaminada pelo parasita, mas a ingestão dessa água também faz com que a doença apareça.

Essa é uma das doenças transmitidas pela água que podem se agravar e causar problemas sérios no fígado e no intestino.

Doença dos legionários ou Legionelose

Doenças transmitidas pela água

Essa doença é uma infecção causada pela bactéria Legionella pneumophila. Ela é instalada no pulmão e é contraída através da inalação de partículas de água contaminadas pela bactéria.

Ela não é adquirida por meio do consumo da água e ela não é passada de pessoa para pessoa. A única forma é aspirando as partículas de água contaminadas.

Existe uma série de sistemas de água que são fatores de risco para ter a presença dessa bactéria, entre eles estão os chuveiros, ar condicionado central, banheira de hidromassagem, saunas a vapor, nebulizadores, fontes artificiais, umidificadores, e qualquer equipamento de água sob alta pressão.

Qualquer local que tenha vaporização de partículas de água ou emissão é um forte candidato de forma de contágio da legionelose.

Hepatite A

Essa é uma infecção que é transmitida por meio do contato com as fezes humanas. Ela é uma doença transmitida pela água e pode levar ao contágio quando o indivíduo come alimentos que foram lavados com essa água ou fazem a ingestão direta.

Também pode acontecer do indivíduo ser contaminado ao levar a boca alimentos que foram manuseados por pessoas que após evacuarem não lavaram suas mãos.

Locais que recebem esgotos, como praias e rios, também podem estar com suas águas contaminadas pela Hepatite A. Os sintomas dessa doença são diarreia, perda de peso, vômitos, fraqueza, dor de cabeça, perda de apetite e dor muscular.

Giardíase

A Giardíase é uma das doenças transmitidas pela água que causa danos ao aparelho digestivo. Na verdade ela é uma infecção que é causada pelo parasita Giardia instestinalis.

A forma de transmissão da doença é por meio da ingestão de água ou alimentos que foram contaminados por fezes que contenham cistos maduros do parasita. Os sintomas dessa doença são diarreia, febre, dor abdominal, fraqueza e até perda de peso.

Disenteria Amebiana ou Amebíaser

Essa é uma infecção causada por um parasita que se instala no intestino do nosso organismo e não deixa que o corpo absorva os nutrientes que são importantes.

Também é contraído por meio da ingestão de alimentos que foram lavados com água contaminada ou da própria água. Entre seus sintomas estão diarreia, calafrios, dor abdominal e febre.

Como evitar ser contaminado por doenças transmitidas pela água

Antes de beber água ou utilizá-la para lavar alimentos você precisa fervê-la. Caso não queira seguir por esse caminho, opte pela água mineral.

Outra maneira de evitar ser contaminado por doenças transmitidas pela água é evitar ter contato com enchentes, lama, rios ou até água parada. Também evite utilizar piscinas que não são tratadas com cloro.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...