Cetoconazol


Fungos são responsáveis por várias doenças. Eles são organismos eucariotas (constituídos por células dotadas de núcleo), microscópicos ou não, que não se reúnem para formar tecidos verdadeiros.

As doenças causadas por fungos buscam locais quentes e úmidos do corpo humano para se abrigar, eles se instalam na pele, no couro cabeludo e nas unhas com mais facilidade. Ás vezes não tem como fugir, pois eles podem estar presentes nos mais variados ambientes.

A doença número um causada por fungos é a micose, o que facilita a transmissão é o indivíduo andar descalço, não se secar bem após o banho, usar roupas úmidas, utilizar chuveiros públicos, piscinas compartilhadas, frequentar praia, compartilhar tesouras e lixas, dentre outras formas.

Os sintomas se manifestam rapidamente, onde a coceira se torna um incomodo, além de diversas variações na pele que se assemelham com manchas. Dependendo do grau da doença podem surgir até mesmo irritações respiratórias como alergias, bronquites e rinites.

O fato é que todo o tipo de doença causada por fungos seja micose, frieiras, pano branco, candidíase, histoplasmose entre outras, são doenças que interferem em nosso cotidiano, causando grande irritação, por isso é importante se prevenir.

Mas por mais que ocorra toda prevenção como ter bons hábitos de higiene, enxugar bem o corpo após o banho, usar roupas frescas, não andar descalço, não compartilhar instrumentos usados em salões de beleza e evitar contatos com pessoas que já tenham doenças causadas por fungos, existem remédios que auxiliam no tratamento, onde o Cetoconazol é um deles.


Para que serve o Cetoconazol

Cetoconazol

Cetoconazol se apresenta em 3 formas, onde a primeira é em comprimido, onde o medicamento serve para auxiliar no tratamento de infecções graves na pele causadas por fungos como micose, candidíase, foliculite, entre outras doenças.

O cetoconazol também se apresenta na forma de creme (pomada) que auxilia no tratamento de micoses de pele, frieira e pano branco.

O medicamento também possui a sua forma em shampoo, que serve para o tratamento da dermatite seborreica (seborreia) do couro cabeludo em adultos.

Como funciona o Cetoconazol

O cetoconazol é o principio ativo do medicamento que atua como um agente destruidor de fungos, inibindo o crescimento do mesmo. A ação do cetoconazol comprimido pode ser percebida em uma semana de uso do medicamento.

O cetoconazol pomada funciona de forma eficaz no combate de infecções na pele causadas por fungos ou leveduras, combatendo a micose e aliviando a coceira. A ação do cetoconazol é percebida progressivamente, tendo um resultado satisfatório após 1 mês de uso da pomada.

O cetoconazol shampoo trata de infecções do couro cabeludo causadas por fungos e leveduras, a sua ação é perceptível a partir do primeiro uso do medicamento.

Como usar o Cetoconazol

Cetoconazol comprimidos

Você deve tomar cetoconazol comprimido por via oral, durante uma das refeições diárias (almoço ou janta), o comprimido deve ser ingerido com um pouco de líquido.

A dose e o período do tratamento depende do tipo de fungo e do local da infecção. Você deve seguir a recomendação médica, onde o período de tratamento dura em média de 2 a 4 semanas.

Para adultos é recomendado 1 comprimido (200 mg).

Para crianças é recomendado 1 comprimido (200 mg) para crianças que tenham peso superior a 30 kg. Para crianças que tenham entre 15 e 30 kg é recomendado 1 comprimido (100 mg). O medicamento não é recomendado em crianças que tenham peso inferior a 15 kg.

Cetoconazol pomada

Você deve utilizar o cetoconazol creme no local (pele). A pomada deverá ser aplicada na área infectada 1 vez ao dia.

A aplicação deve ser repetida até os sintomas desaparecerem, onde o prazo eficaz para o tratamento é após 1 mês, dependendo do tipo da infecção.

O paciente deve higienizar as mãos antes de aplicar o medicamento, para que não ocorra contaminação ou reinfecção.

Você deve abrir o tubo desrosqueando a tampa. Logo em seguida será necessário furar o selo do tubo com a ponta que está na própria tampa. Lave e seque bem a pele infectada e passe a pomada com cautela.

Após a aplicação, lave as mãos para que não ocorra a transferência da doença para outras partes do seu corpo ou para outras pessoas.

Cetoconazol shampoo

Você deve utilizar o cetoconazol shampoo no local, administrado no couro cabeludo.

Insira o shampoo nas partes afetadas e deixe o mesmo agir por cerca de 3 minutos antes de enxaguar.

O tratamento é indicado pelo período de 2 a 4 semanas.

Composição

Cetoconazol Comprimido: Cada comprimido possui 200 mg de cetoconazol e 1 g de excipientes (amido, estearato de magnésio, lactose monoidratada, povidona, álcool etílico e dióxido de silício.

Cetoconazol Pomada: O creme possui 20 mg de cetoconazol e 1 g de excipientes (polissorbato 60, miristato de isopropila, álcool cetoestearílico, polissorbato 80, sulfito de sódio, estearato de sorbitana, água purificada e propilenoglicol.

Cetoconazol Shampoo: Cada grama do shampoo possui 20 mg de cetoconazol  e 1 g de excipientes (dietanolamina de ácido graxo de coco, laurileter sulfossuccinato de sódio, hidroxipropilaurildiamônio de colágeno hidrolisado, ácido clorídrico, trioleato de metilglucose e propilenoglicol, vermelho de ponceau, imidazolidinilureia, cloreto de sódio, hidróxido de sódio, lauriletersulfato de sódio, água purificada e fragrância.

Contraindicação

O Cetoconazol é contraindicado para quem possui alergia ao cetoconazol e aos seus excipientes da formulação. Coceira e vermelhidão da pele após aplicação são os sintomas de pacientes que possuem hipersensibilidade ao cetoconazol.

Caso você tenha doença do fígado, o uso do Cetoconazol comprimido é contraindicando.

Efeitos colaterais do Cetoconazol

Como qualquer outro medicamento, o uso do cetoconazol também pode causar efeitos colaterais, o que vai depender de como o seu organismo irá responder ao tratamento. As reações adversas ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam o cetoconazol comprimido, pomada e shampoo.

Possíveis reações: Crescimento das mamas nos homens; sensibilidade à luz; dor abdominal; perda do paladar; dificuldade de digestão; vômito; fraqueza muscular; calafrios; fadiga; inchaço; febre; hepatite; coloração amarelada da pele e mucosas; intolerância ao álcool; anorexia; aumento de gordura no sangue; sonolência; insônia; variações de humor e sangramento nasal.

Reações somente da pomada: Coceira no local da aplicação; Sensação de queimadura na pele; Dermatite de contato; Erupção cutânea; Esfoliação da pele e Pele pegajosa.

Reações somente do shampoo: Queda de cabelos; Alteração de textura do cabelo; Irritação nos olhos; Lacrimejamento; Acne; Ressecamento da pele e Alterações da cor do cabelo.

Superdosagem

Em caso de superdosagem de comprimidos, o paciente deverá procurar uma emergência médica para avaliação dos efeitos colaterais. Não existe casos de superdosagem acidental do medicamento, onde o tratamento consiste em medidas sintomática (de acordo com os sintomas apesentados pelo paciente).

Caso você realize aplicações elevadas do cetoconazol creme, podem ocorrer sensação de ardência, vermelhidão ou inchaço. Caso isso aconteça, você deve interromper o uso do cetoconazol imediatamente.

O cetoconazol pomada e shampoo não devem ser ingeridos, caso ocorra a ingestão dos produtos de forma acidental, procure imediatamente uma emergência médica para desintoxicação.

Precauções

Comprimidos

É importante informar o seu médico se você estiver tomando outros medicamentos, pois a ingestão ao mesmo tempo de cetoconazol comprimido com outros medicamentos pode ser prejudicial.

Durante o tratamento é possível que ocorra distúrbios no fígado.

Caso você apresente acidez gástrica diminuída devido a uma doença, por exemplo acloridria, ou por uso de medicamentos que reduzem a acidez gástrica, é recomendado tomar os comprimidos acompanhados de uma bebida ácida (tal como refrigerante de cola não dietético).

O medicamento não provoca efeito sobre habilidades do paciente em dirigir veículos e operar máquinas.

Pomada

Você não deve aplicar o cremo nos olhos, pois pode causar infecção ocular.

É necessário tomar medidas de higiene antes de utilizar o medicamento para evitar contaminação ou reinfecção.

Se você utiliza corticosteroide creme, loção ou pomada consulte seu médico antes de iniciar o tratamento com cetoconazol creme.

Shampoo

Caso você esteja em tratamento prolongado com corticosteroides tópicos, é recomendado que a retirada do corticoide seja feita aos poucos por um período de 2 a 3 semanas, durante o tratamento com o cetoconazol shampoo.

Evite o contato com os olhos. Caso isso aconteça, enxágue os olhos com água imediatamente.

Interação do Cetoconazol com outros remédios

Você não pode tomar cetoconazol comprimidos ao mesmo tempo com esses medicamentos:

  • Anti-alérgicos como terfenadina, astemizol e mizolastina;
  • Halofantrina;
  • Levacetilmetadol;
  • Domperidona;
  • Sinvastatina e lovastatina;
  • Midazolam e triazolam;
  • Lurasidona, pimozida e sertindol;
  • Quinidina, disopiramida, dronedarona e dofetilida;
  • Bepridil, felodipina, eplerenona, lercanidipina, ivabradina, ranolazina e nisoldipino;
  • Ergotamina;
  • Ergometrina e metilergometrina;
  • Irinotecano;
  • Colcichina;

Até o momento não existem interações medicamentosas do cetoconazol creme e shampoo com outros medicamentos.

Armazenamento

O medicamento deve ser armazenado em temperatura ambiente, protegido da luz e umidade.

Cetoconazol Preço

O cetoconazol possui eficiência no tratamento de infecções fúngicas sistêmicas. O medicamento pode ser adquirido pelo preço médio de R$ 15,39.

Esse valor pode sofrer alterações de acordo com a região. O cetoconazol é isento de prescrição médica.

Cetoconazol Genérico

Arcolan, Candoral, Capel, Cetoderm, Cetomed, Cetonax, Cetoneo, Cetonin e Cimecort são alguns dos medicamentos genéricos do cetoconazol. Todos eles possuem o mesmo principio ativo, agindo de forma eficaz no tratamento de doenças causadas por fungos.

Os medicamentos similares custam em média de R$ 5,07 a R$ 53,08. Estão a venda em farmácias de todo o país e também pela internet.

Pergunta dos leitores

Cetoconazol serve para Candidiase?

Sim o cetoconazol é um antifúngico e serve para o tratamento da candidíase.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (No Ratings Yet)
Loading...