Candicort: Como usar? Quais cuidados e malefícios?


O Candicort deve ser aplicado na pele e funciona como anti-inflamatório (combate direto na inflamação) e contra micose – infecção fúngica da pele que estará associada com a inflamação.

Informações ao Paciente

Antes de iniciar o tratamento com esse medicamento, leia com atenção essa bula.

  • Guarde esta bula. Você pode necessitar ler as informações de novo outra hora.
  • Esta bula fornecerá informações sobre os benefícios e riscos do Candicort. Ela inclusive a orientará sobre como você deve tomar Candicort de modo correto e em que momento precisa informar ao seu médico sobre condições relacionadas à sua saúde. Se tiver qualquer dúvida, solicite ajuda ao seu médico ou farmacêutico.
  • Esse remédio foi receitado para você e não deve ser fornecido a outras pessoas, uma vez que pode ser prejudicial a elas, ainda que os sintomas que elas apresentem sejam iguais aos seus.
  • Se algum dos efeitos colaterais se tornar grave ou se você notar algum outro efeito colateral que não foi citado nesta bula, avise ao seu médico ou farmacêutico.

Candicort Composição

Tendo a produção do laboratório Aché, cada grama do remédio Candicort tem em sua composição:

  • 20 mg de cetoconazol
  • 0,64 mg dipropionato de betametasona (cerca de 0,5 mg de betametasona).

No quesito excipientes, o remédio é composto por água purificada, propilenoglicol, base de lanolina, dimeticona, simeticona, fosfato de sódio monobásico, álcool cetoestearílico, clorocresol, entre outros.


Característica do produto

O Candicort creme é uma massa branca, homogênea, livre de impurezas visíveis de cheiro característico que dever mantido em temperatura ambiente – entre 15º e 30º – deixando longe do calor e umidade.

Quando usar qualquer medicamento não esqueça de verificar o prazo de validade. Qualquer mudança no aspecto pode ser tornar suspeito. Mesmo que você não o ingira, remédios podem piorar o local machucado. Nesses casos procure um farmacêutico.

Pra que serve Candicort

A pomada Candicort serve para tratar de micoses – doenças inflamatórias da pele – que foram ou poderão ser afetados por fungos ou leveduras.

As dermatoses são um anexo de doenças de pele. Seus sintomas de manifestações alérgicas variam entre o desenvolvimento de bolhas, inflamações, coceiras e escamações da pele. As ocorrências diminuem quando você evita que os agentes venham a se irritar.

Para isso é necessário hidratar a pele, procurar não transpirar demais, optar por água morna na hora do banho, usar luvas de algodão para realizar tarefas domesticas, não usar roupas de tecido sintéticos e evitar situações de estresse.

De uso tópico (aplicado diretamente na pele) o medicamento é recomendado tanto para adulto quanto para crianças. Os princípios ativos de Candicort são composto por Dipropionato De Betametasona e Cetoconazol.

Contraindicações de Candicort

Pacientes com alergias a qualquer um dos componentes do remédio devem ficar distantes do creme. Candicort não deve ser usado quando as infecções da pele forem causadas por:

  • Varicela
  • Catapora
  • Tuberculose cutânea
  • Herpes simples ou sífilis cutânea

Mulheres grávidas e mulheres em períodos de amamentação não devem usar o Candicort creme sem algum tipo de supervisão médica ou de um cirurgião-dentista.

Também não é recomendado que seja sobreposto em áreas extensas, em quantidades exageradas por períodos superiores a duas semanas.

Menores de 12 anos podem usar em pequenas quantidades e não existe contraindicação em relação a outras idades.

Não há registrado que a utilização de outros medicamentos comprometa diretamente o efeito do Candicort pomada, entretanto, sempre que estiver usando outros produtos, deixe o seu médico avisado.

Contudo, algumas interações com outros remédios – com as substâncias famotidina, isoniazida, indinavir, saquinavir, ritonavir ou o anticoagulante dicumarol – podem acarretar problemas ao fígado.

Precauções de uso

Umas das maiores precauções e advertências ao usar a pomada Candicort é que você não deve fazer uso de produtos cosméticos em cima da área afetada enquanto estiver fazendo o tratamento com Candicort.

Caso aconteça alguma irritação no local aplicado, procure imediatamente orientação médica, já que só um profissional especializado poderá avaliar a situação para dar ou não sequência no tratamento.

Durante o tratamento é indicado evitar a ingestão de bebidas alcoólicas.

Como usar o Candicort

candicort

Assim como qualquer outro medicamento o seu uso precisa ser prescrito por um profissional. Por ser creme, o Candicort deve ser usado exclusivamente na pele.

Modo de uso

  • A embalagem segue lacrada para a segurança do cliente. Todavia ela não necessita ser aberta com algum objeto cortante;
  • Agite a bisnaga antes de perfurar – assim você diminuiu a pressão de ar na hora de abrir;
  • Após retirar a tampa, use a parte pontiaguda superior da tampa para furar o lacre.

Aplique uma camada fina do creme sobre a área afetada, uma vez ao dia. Com sugestão médica, poderá ser utilizado até duas vezes ao dia.

Respeite os limites da indicação e não use mais de 45 gramas por semana, isso vale para adultos e crianças. Lembre-se que o medicamento não deve ser usado por mais de duas semanas seguidas.

Respeite os horários prescritos e não altere as doses nem a duração do tratamento. Quando esquecer de passar o Candicort não se desespere. Retome o tratamento até o alívio dos sintomas. Não descontinue o uso sem avisar o profissional. Não deixe de avisa-lo sobre o surgimento de qualquer reação indesejada.

Uso ginecológico

O Candicort não é usado comumente com creme vaginal e sim como creme dermatológico para tratamento de micoses de pele. Segundo o fabricante caso a aplicação seja feita nos olhos e mucosas – vagina, ânus ou boca – pode resultar em muitas reações adversas (efeitos indesejados).

Porém alguns médicos o prescrevem como creme ginecológico, para uso específico, quando os benefícios são maiores que os malefícios.

Importante observar que na maiorias dos casos as pessoas que pesquisam sobre o Candicort vaginal, buscam tratar problemas relacionados a corrimento, coceira e até candidíase.  Entretanto existem medicamentos específicos para esses casos como o clotrimazol, por exemplo.

 

Efeitos Colaterais do Candicort

Segundos pesquisas extraídas da bula do Candicort, as reações indesejadas que ocorreram – sem muita frequência – foram:

  • Ressecamento;
  • Ardência;
  • Irritação;
  • Coceira;
  • Foliculites (infecções bacterianas que começam no folículo piloso, chegando a acometer qualquer área com pelos);
  • Hipertricose (quando há o desenvolvimento anormal de pelos ou quando eles não nascem direito);
  • Infecção secundária;
  • Atrofia cutânea;
  • Dermatite perioral (entidade clínica diferente confundida muitas vezes com a rosácea).

Superdosagem

A superdosagem do medicamento pode causar inchaço, vermelhidão e sensação de queimação. Os sintomas irão desaparecer quando o tratamento for suspenso. A ingestão pode ocasionar diversos riscos .

Caso faça a ingestão acidental, entre em contato com o seu médico ou procure por um pronto-socorro. Não deixe de mencionar qualquer sintoma diferente que esteja sentindo, incluindo a quantidade ingerida e horário que aconteceu.

Candicort creme ou pomada

Tanto o Candicort creme quanto o Candicort pomada possuem o mesmo principio ativo, a diferença entre Candicort creme e pomada é a fase em que a doença de pele se encontra para ser tratada.

Candicort creme:  É recomendado para tratar dermatoses em fase úmida,  quando a doença ainda apresenta secreção, prurido e aspecto bem avermelhado como dermatite atópica, dermatite seborréica, disidrose, neurodermatite, eczemas.

Candicort pomada: É recomendado para tratar dermatoses em fase seca dessa mesma doenças citadas acima. A fase seca é quando a coceira e irritação diminuem, e a pele fica em um aspecto um poco melhor que na fase úmida. Muitas vezes a fase seca é consequência do tratamento da fase úmida.

Onde comprar e preço Candicort?

O Candicort pode ser encontrado em diversas farmácias. Seja Candicort creme ou pomada, ele é vendido, normalmente, em embalagens de 30 gramas.

O preço do Candicort fica na casa dos R$ 23 reais. Os genéricos, composto por Cetoconazol + diprop. Betametasona, também em creme com 30 gramas, costumam ser encontrados por aproximadamente R$ 12 reais.

Você não vai encontrar o Candicort comprimido, porque Candicort se trata de uma pomada de uso tópico. Você pode achar um dos princípios ativos de Candicort, o cetoconazol em comprimido.

Para comprar pela internet, a Onofre está com ótimos descontos. Confira no botão abaixo.

Considerações Finais

O uso do medicamento torna-se maior principalmente na época do verão, no qual usamos com mais frequência roupas molhadas em piscinas e praias, facilitando a propagação da micose – infecções causadas por fungos.

O Candicort gera um excelente resultado no tratamento para infecções da pele em questão de dias. Só fique atento com as contraindicações, já que muitas vezes poderá curar um problema e arrumar outro futuramente.

Em caso de duvidas leia Candicort bula e procure um médico para saber como proceder corretamente. Só ele poderá indicar a melhor forma de uso, quantas vezes você deve passar por dia e por quantos dias deverá aplicar o medicamento.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (23 votes, average: 4,09 out of 5)
Loading...