A biomassa de banana verde e seus benefícios famosos

A biomassa de banana verde é uma mistura que é feita com a polpa de bananas verdes cozidas. Essa preparação está ficando famosa por conta dos resultados que possui.

Uma simples receita, que pode ajudar quem tem prisão de ventre, que aumenta a imunidade do corpo, previne diabetes, controla o nível de colesterol e até mesmo pode ajudar contra a gordura localizada. Milagre? Não! Natureza.

A cada dia que passa a procura pelo natural vem crescendo e mais pessoas estão dispostas a modificar hábitos alimentares, junto com o acréscimo de atividades físicas no seu dia a dia. Tudo isso para alcançarem uma melhor saúde e um corpo sarado.

Na busca por novidades e por ingredientes que façam bem ao organismo, muita gente se depara com receitas e indicações de uso da biomassa de banana verde, principalmente para o emagrecimento.

Mas será que ela realmente possui tantos benefícios assim? Será que todos podem consumi-la ou existe alguma contraindicação? Preparamos esse post de hoje para falar sobre as maravilhas da biomassa de banana verde. Acompanhe!


Biomassa de banana verde ajudando a emagrecer

Pelo simples fato de você está ingerindo a biomassa no lugar de outro alimento, isso já é um benefício. Na rotina corrida que levamos, é bem capaz que ela esteja sendo ingerida no lugar de um sanduiche gorduroso ou de um biscoito recheado.

Outro fator importante é que quando ela é adicionada a uma dieta, ela colabora com o equilíbrio da flora intestinal, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e dá aquela sensação de saciedade. Esses efeitos te farão comer menos e isso é meio caminho andado para a perda de peso.

A biomassa de banana verde também ajuda a controlar o colesterol e ao mesmo tempo em que serve para alimentar, ela irá atrasar a absorção do açúcar pelo corpo. Esses efeitos são causados por ela ser rica em amido.

A flora intestinal também é beneficiada pelo consumo da biomassa, e isso ajuda o corpo a absorver minerais e vitaminas. A partir daí a produção de serotonina (considerado o hormônio da felicidade) aumentará e causará menos ansiedade e inibirá a compulsão por comida.

Comprar ou fazer?

biomassa de banana verde

Existem alguns lugares onde já é possível comprar a biomassa de banana verde pronta. Procure que com certeza encontrará nas principais casas de materiais naturais da sua cidade.

No entanto, por ser tão prático de fazer é comum que as pessoas optem pela biomassa caseira. Sai mais barato e você poderá conseguir uma quantidade maior do que indo comprar. Pense no custo benefício.

Para isso, mostraremos aqui como é que faz a biomassa de banana verde.

Ingredientes

  • 1 cacho de banana
  • Meia panela de água

Modo de preparo

Retire as bananas do cacho, com os talos, e faça a higienização com água e sabão. Após isso coloque água até a metade de uma panela de pressão e deixe ferver. Quando começar a ferver a água, adicione as bananas, tampe e deixe em fogo alto até que a panela comece a fazer barulho.

Quando a panela apitar, abaixe o fogo e deixe por mais 10 minutos na pressão. Desligue e espere a pressão sair, após isso abra a panela e retire as bananas com o pegador. É importante retirar as polpas e colocá-las em um liquidificador para bater com um pouco de água.

Não coloque água demais se não o resultado será desastroso. Bata a polpa quente mesmo até que se forme uma pasta espessa. Retire e guarde em pequenas porções para sucos e/ou 1/2 xícara e 1 xícara para pratos culinários.

Existe alguma contraindicação?

A única preocupação que precisa existir para o consumo da biomassa é sobre a alergia a bananas. Fora isso, não existe nenhuma preocupação para evitar o consumo.

É importante esclarecer, no entanto, que consumir a biomassa de banana verde em excesso causa gases e pode diminuir a absorção de alguns minerais importantes, como o zinco e o cálcio. É possível também que o intestino fique desregulado e solto.

Os outros benefícios da biomassa de banana verde

A biomassa de banana verde possui muitos benefícios ao corpo humano por conta dos nutrientes que são encontrados nela.

Por ter quantidade grande de amido resistente (uma espécie de fibra), as bactérias que são benéficas para o intestino são alimentadas e isso colabora para a criação e manutenção da microbiota intestinal, melhorando a imunidade do organismo.

Ela também possui vitamina A, que melhora a saúde dos olhos, da pele e auxilia no crescimento. Também conta com vitaminas do complexo B, B1, B2 e B3, que auxiliam no metabolismo dos ácidos graxos, aminoácidos e da glicose.

Separamos outros benefícios do consumo da biomassa:

  • Baixa os níveis de colesterol: Quando atua na presença da microbiota intestina, a biomassa contribui na diminuição da produção de colesterol do fígado. Essa diminuição dos níveis é baixa, mas já colabora bastante.
  • Trânsito intestinal fluindo corretamente: As fibras contidas na biomassa que não são digeríveis formam o bolo fecal. A partir do momento que esse bolo fecal vai ficando maior, ele irá sair com mais facilidade.
  • Fortalece a imunidade do corpo: Isso também acontece por causa da microbiota intestinal. Quando ela está funcionando perfeitamente, há a produção da citocina anti-inflamatória. Essa substância faz com que os anticorpos do organismo trabalhem melhor, fazendo com que a imunidade do corpo fique mais forte.
  • Prevenção da diabetes tipo 2: Suas fibras evitam que haja picos de glicose no sangue. Ao contrário do pico, a glicose vai sendo liberada aos poucos. Isso faz com que os órgãos não se tornem tolerantes a insulina e por causa disso não haverá necessidade de maior dosagem dela no corpo.

Como utilizar

Em muitas receitas, a biomassa de banana verde pode ser utilizada na culinária para substituir outros ingredientes, para dar mais consistência a algumas receitas. Pode ficar no lugar de maionese, creme de leite ou óleo.

Ela também pode ser utilizada e adicionada a sucos. Como não tem sabor, não influirá no gosto e manterá seus benefícios ativos no corpo humano.