15 respostas para as dúvidas mais comuns sobre os olhos

secura nos olhos

Existem diversas dúvidas sobre os problemas oftalmológicos comuns, ou sobre os tipos de tratamentos oculares existentes. Uso de colírios, lente e maquiagem, prevenção, procedimentos estéticos, entre outros pontos, despertam incerteza e insegurança. Por isso, selecionamos nesta sessão as respostas para as dúvidas mais comuns sobre os olhos.

1 – Qual é o período de tempo que preciso examinar os meus olhos?

Segundo a Dr Ana Paula da clínica de oftalmologia do Rio de Janeiro Americas Oftalmo Center, depende da idade. As pessoas que possuem histórico familiar de doenças oculares devem ser observadas com maior frequência. O diagnóstico precoce de doenças, que possam ser tratadas na infância, é essencial para que a visão se desenvolva normalmente. Até os 40 anos o exame oftalmológico deve ser feito e repetido anualmente, especialmente se houver sintomas oculares, alterações visuais ou traumatismos. Dos 40 anos em diante a consulta deve ser cada vez mais frequente, pois muitas doenças são mais frequentes nesta faixa etária e, podem ser curadas ou tratadas preservando a visão.

2 – É recomendável realizar a revisão da vista em um óptico ou é preciso ir a um oftalmologista?

É necessário ir a um médico oftalmologista, pois somente ele tem formação para realizar a revisão.

3 – Qualquer pessoa pode utilizar lentes de contato?

Sim, mas é preciso consultar um oftalmologista, mesmo que sejam apenas lentes coloridas.  O médico avaliará se há defeitos na córnea (lugar onde se apoiam as lentes de contato), e se existe secura ocular ou alergias.

4 – Uso excessivo do computador causa danos à visão?

Sim. Para evitar os danos oculares é necessário descansar com frequência (cinco minutos a cada hora), e utilizar um monitor adequado, mantendo uma distância regular do mesmo.

5 – Ler com luz ténue afeta a visão?

Sim, ler com luz escassa faz com que o esforço das vistas seja maior. Forçar de forma continuada a visão de perto pode aumentar a miopia.

6 – É verdade que comer cenoura faz bem para a vista?

Sim. Não apenas cenoura, mas comer diversos tipos de frutas e verduras acaba beneficiando a visão. Os antioxidantes, em geral, são bons para a vista.

7 – É necessário proteger de forma especial os olhos para tomar sol?

Sim. Evite olhá-lo diretamente. Além disso, convém usar um bom protetor ocular (óculos de sol certificado).

8 – Colírio branqueador de olhos faz bem para as vistas?

Não. Esses colírios contêm vasoconstritores, que são os responsáveis por produzir esse branqueamento. O uso excessivo desse componente causa danos oculares.

9 – Os óculos de sol é um acessório necessário?

Sim. A luz solar pode produzir lesões oculares, e a proteção é necessária. Mas é preciso que os óculos tenham filtro solar.

10 – Posso usar óculos sem consultar um oftalmologista?

Não necessariamente. Quando o único problema ocular é miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia, é suficiente ver a graduação numa óptica. Mas, como esses técnicos não são médicos, é importante consultar um especialista, pois só assim é possível garantir o não surgimento de problemas futuros.

11 – Os meus olhos estão muito secos. Por quê?

A secura nos olhos é um sintoma muito frequente que, geralmente, é agravado pelo uso de lentes de contato, trabalho com computador, ambientes secos, ar condicionado, entre outros.

12 – Esfregar os olhos com frequência prejudica a visão?

Sim, se o fizer de forma contínua pode agravar certas patologias.

13 – Os problemas oculares são hereditários?

Alguns sim, como: a miopia, hipermetropia, cataratas, glaucoma, entre outros.

14 – Qual o efeito da água da piscina nos olhos?

Os produtos dispostos na água podem causar irritação nos olhos.

15 – Todos os problemas de visão são operáveis?

Não, só algumas patologias como a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo, as cataratas, estrabismos, glaucomas entre outros.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (No Ratings Yet)
Loading...