Exantema (Súbito e Viral) – O Que é? Tratamento, Causas, Prevenção!


Reações cutâneas estão entre os problemas mais comuns de serem apresentados durante a vida das pessoas, principalmente nas crianças. Existem diversos tipos dessas erupções, com os sintomas mais diversos, porém um que tem grande destaque, por ser um tanto comum, é a exantema.

Essa reação é bem simples de ser tratada, sendo apresentada em crianças e com alguns sintomas um pouco incômodos, principalmente na parte estética.

Diante disso, hoje, nesse artigo, estaremos abordando informações importantes e essenciais sobre esta virose, incluindo os principais sintomas, quais os tipos, como ocorre a transmissão e qual o tratamento mais indicado.

O que é Exantema?

Exantema é uma virose do tipo benigna que possui poucas complicações sérias para o ser humano. Os vírus que fazem a transmissão são os herpesvírus humano 6, herpesvírus humano 7 ou alguns tipos de enterovírus e adenovírus.

A infecção, como já foi falada anteriormente, é típica em crianças, principalmente bebês, sendo extremamente rara para acontecer em adultos.

Exantema fotos


Sintomas da Exantema

Em certos casos, os sintomas não são bem mesmo apresentados na pessoa. Porém, os que podem acontecer são:

  • Manchas vermelhas pelo corpo
  • Dor de cabeça, garganta e/ou ouvido
  • Febre alta
  • Perda da fome
  • Diarreia
  • Entupimento do nariz

Tipos da Exantema

A virose é dividida em alguns tipos, que variam conforme os sintomas que apresentam e os locais que aparecem. Os principais são:

  • Exantema maculopapular: o tipo mais comum de ocorrer da infecção. Pode ocorrer por conta de doenças como sarampo, escarlatina, rubéola e alergias. Normalmente, nesse tipo, as manchas são vermelhas ou rosas, pequenas e espalhadas pelo corpo todo.
  • Exantema papulovesicular: costuma apresentar uma estética um pouco horrenda no corpo, com as manchas avermelhadas tendo presença de vesículas, crostas e pápulas. Pode ocorrer por resultado de doenças como herpes simples, zoster, varicela e varíola.
  • Exantemas petequiais: também chamada de purpúricos, é um tipo de alteração vascular e pode ocorrer, até mesmo, coagulação. Pode estar diretamente associada a doenças como meningococcemia, febre maculosa e dengue.
  •  Exantema súbito: apresentando febre durante um período e, logo após ela ir embora, se da início as manchas avermelhadas, que duram de 3 a 4 dias.

Transmissão

Normalmente, na maioria dos tipos e casos, a virose é transmitida diretamente de pessoa para pessoa por conta de secreções, principalmente as criadas pela saliva.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito pelo médico. Ele só poderá ocorrer após o surgimento das manchas vermelhas pelo corpo, pois os outros sintomas, principalmente a febre por um pequeno período, são bem parecidos com de outras viroses e infecções, podendo confundir o especialista.

Tratamento da Exantema

Dependerá muito do tipo que a pessoa está sofrendo. A do tipo súbito, por exemplo, não precisa de um tratamento específico, apenas o escanço e hidratação constante.

Alguns outros, como as doenças Sarampo e Rubéola, é necessária vacinação para evitar que a virose ocorra na pessoa. Quando a criança é detectada com essas doenças, o tratamento ocorre de forma sintomática.

Fotos da Exantema

Exantema fotos Exantema fotos 2 Exantema o que é Exantema tratamento

Pergunta dos leitores

Exantema é um dos sintomas da Zika ou da Dengue?

Sim, o surgimento de manchas avermelhadas pelo corpo pode estar presentes nos sintomas apresentados pela Zika e Dengue.

Exantema coça?

Dependerá muito do tipo de exantema que foi apresentado. Porém, na maioria dos casos, as manchas não apresentam coceira na pessoa.