Xarope para tosse: Dicas de xaropes caseiros e industriais


Um dos problemas mais comuns e que mais irritam alguém é a tosse. Ela é inconveniente, causa dor na garganta, irrita, e até deixa com falta de ar. Para resolver esse problema, uma solução: O xarope para tosse.

Quem nunca foi submetido à sabedoria familiar com doses de xarope para tosse, de todos os sabores e cores? Acredito que todo mundo já passou por isso. Hoje resolvemos falar sobre xarope para tosse, mostrando exemplos de xaropes industriais e caseiros e o que deve ser feito quando a tosse vier com força.

Tossiu, toma xarope?

Por mais simples que possa ser o problema precisamos evitar o mau costume de se automedicar. Mesmo um xarope para tosse pode prejudicar o nosso organismo e causar efeitos colaterais.

Você sabia disso? Pois então! Uma coisa importante de lembrar é que a tosse é causada por algum problema, ela serve de alerta! Problemas como a asma, uma gripe, bronquite e até a tuberculose dão “as caras” por meio de sintomas como a tosse.

Por isso é tão importante que assim que começar a tossir você procure a orientação de um médico, para que a causa seja investigada e o melhor tratamento seja indicado.

Muitas vezes, quando a causa da tosse é mais séria é preciso tomar providências, ser submetido a outros tratamentos que o xarope para tosse não irá resolver. Se ainda assim o problema continuar por mais de três semanas, retorne ao especialista.


2 tipos de xarope para tosse

Antes de darmos dicas de xaropes para tosse caseiros e industriais, é preciso saber que existem 2 tipos desse medicamento e só um médico poderá indicar o melhor para o caso. Existem os xaropes antitússicos e os expetorantes. Observe

  • Xarope para tosse antitússico: É o xarope que age para inibir a tosse. Quem toma esse tipo de medicamento perde a capacidade de tossir e isso pode dificultar o processo de remoção das secreções. Normalmente só é recomendado em casos onde não é possível tratar a causa da tosse e quanto ela é seca ou interfere no sono;
  • Xarope para tosse expetorante: Ao contrário do primeiro tipo, esse xarope age justamente na produção de secreção para a sua eliminação.

Xarope para tosse de origem industrial

Listamos abaixo os xaropes recomendados para cada tipo de tosse e que são comercializados em farmácia.

Xarope para tosse alérgica

Xarope para tosse

No caso de tosse alérgica, o xarope tem o objetivo de acalmar a garganta e combater a alergia. Entre eles estão:

  • Silencium;
  • Hixizina;
  • Hystós Plus.

Xarope para tosse com catarro

Essa é aquela tosse que pelo barulho é possível detectar a presença de secreção. O xarope nesse caso tem como objetivo dissolver o catarro para facilitar a sua eliminação. Entre eles estão:

  • Mucosolvan;

No caso de crianças e bebês, os recomendados são o Bisolvon pediátrico (a partir dos 2 anos), o Vick pediátrico (a partir dos 6 anos) e o Mucosolvan pediátrico (a partir dos 2 anos).

Xarope para tosse seca

Esse é o xarope que combate aquela tosse irritante e que agride a garganta. Entre eles estão:

  • Atossion;
  • Vibral;
  • Vick 44 (que pode ser utilizado quando há tosse com catarro);

No caso de crianças e bebês, é recomendado utilizar o Vibral pediátrico (a partir dos 3 anos) e o Atossion pediátrico (a partir dos 2 anos).

Xarope para tosse caseiro

Os alimentos naturais e as plantas têm efeitos medicinais positivos. Não só servindo como xarope para tosse, mas em benefício de todo o corpo. Observe a baixo alguns exemplos de xaropes caseiros que são eficientes:

Xarope caseiro para tosse com catarro

Esses dois xaropes que iremos ensinar elimina as secreções que estão nas vias aéreas por causa das suas propriedades expectorantes. Em poucos dias a tosse desaparece.

Se por acaso persistir e vier acompanhada de ouros sintomas, como a febre e o mal estar, é importante procurar um médico.

Xarope para tosse de erva-doce

Ingredientes

  • 250 ml de mel
  • 500 ml de água
  • 1 colher de sopa de semente de erva-doce
  • 1 colher de sopa de raiz de alcaçuz seca
  • 1 colher de sopa de tomilho seco
Modo de preparo

Em uma panela adicione o anis, o alcaçuz e a água. Deixe no fogo por 15 minutos até começar a fervura. Após isso, retire a panela do fogo e adicione o tomilho, deixando esfriar. Depois coe o chá e acrescente o mel, aquecendo em fogo baixo, até que se torne uma mistura homogênea.

É recomendado tomar o chá sempre que a tosse incomodar por no máximo 3 meses.

Xarope para tosse de agrião com mel

Ingredientes
  • Suco de 1 limão;
  • 1 maço de agrião;
  • Mel
Modo de preparo

Passe o maço de agrião fresco em uma centrífuga e misture com o suco de 1 limão e o mel. Após a mistura leve ao fogo até que engrosse e adquira uma característica parecida com a de um leito condensado.

O recomendado é tomar uma colher de sopa deste xarope para tosse até 4 vezes ao dia.

Xarope caseiro para tosse seca

Os xaropes que tratam a tosse seca possuem propriedades que diminuem a tosse de forma natural. Normalmente este tipo de tosse é causada por alergia, por isso, junto ao xarope é importante manter a casa limpa e sem poeira.

Xarope para tosse seca com cenoura

Ingredientes
  • 4 cenouras médias
  • 1 xícara de mel
Modo de preparo

É importante passar a cenoura em uma centrífuga e misturá-la ao mel. Após isso levo ao forno até que engrosse. Guarde o chá em um recipiente de vidro que tenha tampa e tome uma colher de xarope até quatro vezes ao dia.

Xarope para tosse seca com orégano

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de café de orégano
Modo de preparo

Misture o mel com o orégano e aqueça em um micro-ondas. Quando estiver morno já poderá ser consumido. O recomendado é tomar esse xarope de 2 a 3 vezes por dia.

É um xarope para tosse que não deve ser consumido por criança abaixo de 3 anos, por causa do mel que pode causar risco de botulismo (uma infecção grave).


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (6 votes, average: 4,33 out of 5)
Loading...