Vitaminas hidrossolúveis


Para que nosso organismo funcione adequadamente ele precisa de proteínas, carboidratos, gorduras boas, vitaminas e sais minerais. Há vários grupos de vitaminas e, neste artigo, falaremos sobre as vitaminas hidrossolúveis.

O corpo humano não é capaz de produzir as vitaminas na quantidade adequada para manter o organismo equilibrado. Sendo assim, é necessária a ingestão de alimentos que as contenham para a manutenção da saúde.

A quantidade de vitaminas que se deve ingerir diariamente varia de acordo com o sexo e a idade. Também é necessário avaliar as condições físicas gerais da pessoa.

O que são vitaminas hidrossolúveis?

Como o próprio nome sugere, as vitaminas hidrossolúveis são aquelas que podem ser dissolvidas em água. Quando ingeridas, elas são absorvidas pelo intestino e levadas até os locais do corpo em que são necessárias. O organismo usa as que precisa e descarta o excesso através da urina.

As vitaminas hidrossolúveis têm uma característica importante: quando expostas à alta temperatura elas se perdem e, por isso, alguns alimentos devem ser ingeridos cru.

Quais são e onde são encontradas as vitaminas hidrossolúveis?

Listamos abaixo quais são as vitaminas hidrossolúveis e em que alimentos elas podem ser encontradas. Veja a seguir:


  • Vitaminas do complexo B: todas elas são hidrossolúveis:
  1. Tiamina (vitamina B1): mantém a saúde do sistema circulatório e do sistema nervoso. Tem papel importante no metabolismo dos carboidratos, previne o envelhecimento precoce, eficiente na prevenção e tratamento da depressão. A tiamina pode ser encontrada nos vegetais folhosos, berinjela, cereais integrais, feijão, nozes, na carne vermelha e na branca (frango e peixe).
  2. Riboflavina (vitamina B2): importante na formação dos glóbulos vermelhos do sangue, auxilia na saúde da pele, na prevenção da catarata e na produção da adrenalina. A riboflavina pode ser encontrada nos vegetais, grãos integrais, leite e derivados e nas carnes vermelhas e brancas.
  3. Niacina (vitamina B3): ajuda na manutenção dos níveis de colesterol (bom e ruim, ou seja, HDL e LDL), mantém os níveis de glicemia (açúcar no sangue) normais. A niacina pode ser encontrada nas gemas de ovo, leites e derivados, carnes vermelhas e brancas, grãos integrais, levedura, amendoins e castanhas, vegetais folhosos e frutas secas.
  4. Ácido pantotênico (vitamina B5): assim como a vitamina B2, está presente na formação dos glóbulos vermelhos do sangue, previne as doenças degenerativas de cartilagem e auxilia na produção de anticorpos. O ácido pantotênico pode ser encontrado em carnes vermelhas e brancas, ovos, leites e derivados, grãos integrais, levedura, vegetais de coloração escura e abacate.
  5. Piridoxina (vitamina B6): auxilia na saúde do coração, reduz os espamos e contrações musculares, alivia dores de cabeça, melhora o apetite sexual e melhora a visão. A piridoxina pode ser encontrada nos cereais integrais, vegetais, feijão e grãos integrais, carnes brancas e vermelhas.
  6. Biotina (vitamina B7): presente no crescimento celular, na síntese dos ácidos graxos e na manutenção dos níveis de glicemia. A biotina pode ser encontrada nas carnes brancas, no fígado, e nos legumes e vegetais verdes.
  7. Ácido fólico (vitamina B9): previne doenças nos fetos, auxilia na manutenção do sistema imunológico e nervoso, previne o primeiro infarto, auxilia na prevenção do câncer de mama e de cólon e diminui o risco de entupimento de veias (aterosclerose). O ácido fólico pode ser encontrado nos vegetais de coloração verde escura, nos ovos, leites e derivados, carnes vermelhas e brancas, principalmente fígado e rins.
  8. Cobalamina (vitamina B12): presente na formação dos glóbulos vermelhos do sangue e na manutenção do sistema nervoso. A cobalamina pode ser encontrada nos ovos, carnes vermelhas e brancas, vegetais folhosos, leites e derivados e leveduras.
    vitaminas hidrossolúveis
  • Ácido ascórbico (vitamina C): auxilia na manutenção do sistema imunológico, combate os radicais livres, mantém a saúde ocular, está presente na produção do colágeno. O ácido ascórbico pode ser encontrado nas frutas cítricas e vegetais folhosos.
  • Colina: é indicada no tratamento do mal de Alzheimer e na memorização, auxilia nos controles dos níveis do colesterol bom e ruim e está presente na desintoxicação do corpo, eliminando toxinas. A colina pode ser encontrada na lecitina de soja e na gema do ovo.

Considerações finais

Embora não sejam produzidas em quantidades suficientes pelo organismo humano, as vitaminas hidrossolúveis podem facilmente ser encontradas nos alimentos comuns e de fácil acesso no dia a dia. Lembre-se, sua saúde deve sempre vir em primeiro lugar e uma alimentação balanceada é capaz de prevenir doenças.


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