Tiamina: A importância da Vitamina B1


Isso mesmo, a Tiamina é justamente aquela famosa Vitamina B1 que é tão importante para o nosso organismo e nos faz tanto bem. O que é verdade também é que a falta dessa substância no nosso organismo é responsável por problemas sérios.
Há muito pouco tempo atrás a tiamina era conhecida como vitamina F. Ela faz parte do conjunto das vitaminas do complexo B e é uma substância que o corpo por si só não consegue produzir em quantidade suficiente.

Entre os seus benefícios e ações, a sua principal função é agir no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, tendo um efeito de uma coenzima (a difosfato de tiamina).

A coenzima tiamina pirosfofato (TPP)

A coenzima difosfato de tiamina causa muito mais efeitos benéficos ao corpo se for combinada com o fósforo. A partir disso ela é transformada em coenzima tiamina pirofosfato (TPP). O resultado dessa transformação é muito importante inclusive para conseguir transformar a glicose do corpo em energia.

Ela é responsável por formar acetato e acetil coenzima A, que é uma das componentes principais da via de Krebes, que precisa do metabolismo de gorduras, carboidratos e proteínas.

Benefícios da tiamina

Entre os resultados positivos da Vitamina B1 no nosso organismo está a ajuda no metabolismo de nutrientes e o auxílio em um melhor funcionamento do cérebro.

Explicamos abaixo como é o funcionamento dela em cada um dos dois casos, observe:


Metabolismo de nutrientes

A tiamina é responsável por metabolizar os ácidos graxos, aminoácidos e a glicose. A sua função é fazer com que o nosso organismo utilize essas substâncias de forma eficiente no corpo humano.

Por conta desse efeito positivo no organismo a tiamina se torna uma ótima aliada para quem pratica exercícios físicos, dando maior energia e disposição para as práticas. O indivíduo se sente muito mais disposto e consegue queimar mais caloria.

Melhor funcionamento do cérebro.

A tiamina é responsável por produzir um neurotransmissor chamado acetilconina, que tem como função transmitir informações de um lugar para o outro do cérebro. Outro fator importante da tiamina para o cérebro é que ela produz energia para o órgão.

Ela também evita as neuropatias, visto que impede a oxidação e protege o organismo de radicais livres. A sua deficiência causa danos principalmente no cérebro, podendo inclusive levar até um coma metabólico.

Deficiência da Tiamina

Quando o corpo não tem essa substância na quantidade recomendada, sofre uma série de problemas. Basicamente, a falta da tiamina provoca 4 doenças: A encefalopatia de Wernicke, o beribéri seco, o beribéri úmido e o Shoshin beribéri.

Causas da deficiência da tiamina no corpo

Existem vários fatores que podem provocar essa deficiência, entre eles estão a febre, o hipertireoidismo, a falta da vitamina na dieta, a gravidez ou a fase de amamentação, a deficiência na absorção do nutriente e alguma patologia que provoque vômito e diarreia.

A síndrome Wernicke Korsakoff

Essa é a doença que aparece quando a deficiência da tiamina no corpo é crônica. Nesse caso os níveis da vitamina no corpo caem de forma brusca e é muito comum que ocorra após o consumo exagerado de álcool ou por causa de vômito frequente.

Os sintomas mais comuns para esse caso de beribéri é a visão dupla, a laringite, a confusão mental e o invertimento de fatos para suprir lacunas da memória.

Caso esses sintomas apareçam é importante se dirigir ao médico imediatamente, visto que esse problema trata-se de uma emergência médica. O tratamento precisa ser feito por via endovenosas até 100 vezes mais que a normal.

Beribéri úmido

Nesse tipo de patologia a quantidade de sangue expulso do coração é maior do que o normal e isso causa alterações no sistema cardíaco. É comum também haver dilatação dos vasos sanguíneos e aumento da frequência cardíaca.

Como o coração não consegue manter o ritmo correto pode haver insuficiência cardíaca. Pacientes com esse problema apresentam temperatura elevada da pele e uma característica que a deixa mais úmida que o normal.

O beribéri úmido pode desencadear retenção líquida nos pulmões e dispneia.

Beribéri infantil

Essa é a doença que acontece em crianças que estão no período de amamentação materna. Nesse caso elas passam a ter o problema porque suas mães possuem a deficiência da tiamina. Os sintomas que aparecem são a insuficiência cardíaca e lesões nos nervos periféricos.

Dose recomendada de Tiamina

A dosagem necessária varia de acordo com o indivíduo. Homens a partir dos 14 anos precisam ingerir 1,4 mg ao dia de tiamina para sempre, já as mulheres que estão entre os 14 e 18 anos precisam de 1 mg. Mulheres a partir dos 18 precisam de uma dosagem de 1,1 mg e quando estão grávidas ou em período de amamentação, devem consumir 4 mg de tiamina por dia.

Quais as fontes dessa vitamina?

É fácil encontrar alimentos ricos em tiamina e é muito importante que eles comecem a fazer parte de uma dieta diária. Como já mencionamos nesse artigo, o corpo não é capaz de produzir a quantidade que precisamos por isso suplementar essa quantidade com alimentos ricos na vitamina é essencial.

tiamina

Entre os alimentos que são fonte de tiamina estão:

  • Aves;
  • Leguminosas;
  • Legumes secos;
  • Carnes magras;
  • Nozes;
  • Carne de porco (100 gramas supre 81% da necessidade diária);
  • Levedo de cerveja.

Em situações de deficiências da Vitamina B1 talvez seja recomendado fazer o uso de suplementos. Essa suplementação só pode acontecer em caso de indicação de um profissional especializado.

Existem alguns produtos e alimentos que dificultam a absorção da Tiamina no nosso organismo e por isso precisam ser evitados em excesso, são eles: Antiácido, álcool, cigarro e café.

O excesso de tiamina causa algum mal?

Apesar de não existir nenhum tipo de contraindicação, já que estamos falando de uma vitamina essencial para o corpo humano, alguns estudiosos e pesquisadores notaram que a administração endovenosa da tiamina pode causar choque anafilático e depressão respiratória.

Por isso é tão importante evitar a medicação independente. A orientação médica é muito importante porque ajudará que você faça um tratamento da forma correta e sem estar exposto a riscos de saúde.

 


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (No Ratings Yet)
Loading...