Terçol


Um nódulo vermelho, inchado e dolorido que aparece na pálpebra. O terçol surge discreto, mas dura de uma semana até 20 dias. É uma infecção desagradável que atrapalha temporariamente o olhar e o nosso dia a dia. No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre o terçol, como ele surge e a forma de tratamento.

Como surge o terçol?

Em um belo dia você acorda com uma sensação, um incomodo estranho em um dos olhos – ou nos dois. Daí quando você levanta e se olha no espelho percebe algo avermelhado e bem dolorido! O mais chato é quando isso acontece bem no dia daquele compromisso importante, não é mesmo?!

O terçol surge quando há uma inflamação em algumas glândulas sebácea nas pálpebras ou na base do cílios – cientificamente denominada glândula de Moll, glândula de Zeis ou glândula de Meibomian.

Normalmente a causa mais comum é a proliferação de bactérias como a Staphylococcus aureus (estafilococos). A blefarite, inflamação crônica do olho, estresse e mudanças hormonais também contribuem para a aparição do terçol. A média de duração desse tipo de inflamação gira em torno de 20 dias, não é grave, mas deixa uma aparência estranha e incomodo todos os dias.

Além disso, o terçol acarreta outros sintomas como:

  • Incômodo ao piscar;
  • Sensação arenosa no olho;
  • Inflamação nas pálpebras;
  • Sensibilidade à luz;
  • Vermelhidão na região;
  • Formigamento, coceira, ardor ou dor na região;
  • Lacrimejamento;
  • Secreções mucosas;
  • Visão turva;
  • Algumas vezes aparece um pequeno ponto amarelo entre a pálpebra e os cílios;

Tipos de terçol

É possível encontrar dois tipos de terçol: o externo e o interno. O terçol externo trata-se de uma inflamação avermelhada na borda da pálpebra, com um pontinho amarelo parecido com um grão. Esse tipo é expelido sozinho e em questão de dias.

Já o interno é um abcesso longe da pálpebra e com um ponto vermelho. Seu tempo de cura é maior e se não diminuir nos primeiros 10 dias é necessário buscar tratamento com um oftalmologista. Há terçol que não são drenados pelo organismo e acabam formando uma bolinha de gordurinha endurecida, que só poderá ser extraída com uma microcirurgia.

O que evitar quando estiver com terçol?

Não esqueça que o terçol surge em contato com bactérias. Então procedimento higiênicos são extremamente importantes para evita-lo e para ter uma cura mais rápida. Também evite:

terçol

  • Tocar, apertar, esfregar ou furar o terçol. Você pode aumentar a infecção e danificar as glândulas lacrimais e até mesmo o globo ocular;
  • Não use maquiagens até que o olho se recupere completamente;
  • Redobre os hábitos de higiene;
  • Evite lentes de contato! Elas podem “pegar” a infecção e redobrar as bactérias nos olhos;
  • Antes de aplicar qualquer medicamento, consulte um oftalmologista. Ele é a pessoa mais indicada para receitar um tratamento eficaz, sem danificar a visão ou a estrutura ocular.

Tratamentos naturais para aliviar o terçol

Como dissemos acima, é difícil eliminar de uma só vez o terçol. Ele leva dias para sarar, mas você pode aplicar alguns tratamentos naturais para aliviar os sintomas. Só tome muito cuidado para não espalhar a infecção!!

Água morna

Ferva um litro de água para matar as bactérias presente e assim que ela estiver morna, umedeça um pano limpo e faça compressas na pálpebra durante 10 minutos. Toda vez que o pano esfriar, molhe novamente e repita o processo até concluir o tempo. A temperatura um pouco mais elevada ajuda a drenar o pus.

Coentro

O coentro é uma das ervas naturais conhecidas por acalmar os sintomas do terçol. Ferva uma colher de chá das sementes de coentro em uma xícara de água. Deixe esfriar e use a mistura para limpar o olho atingido pelo menos três vezes por dia.

Camomila

A camomila é excelente para diversos problemas, inclusive o terçol. Coloque algumas folhas em duas xícaras de água quente. Quando esfriar faça compressas por dez minutos, duas vezes ao dia.

Tomate

Você pode achar estranho, mas saiba que o tomate ajuda a reduzir as dores ocasionadas pelo terçol. Corte um tomate fresco e coloque em cima do terçol por cinco minutos. Repita o processo três vezes ao dia. O tratamento reduz a inflamação.

Pepino

Usado para reduzir olheiras, o pepino é refrescante e adstringente, ou seja, excelente para preparar máscaras que ajudam a diminuir o terçol. Corte-o em rodelas e coloque sobre a região afetada.

Babosa

Sempre medicinal, a babosa é ótima para tratamentos de vistas cansadas, catarata e, claro, todo o tipo de inflamação, incluindo terçol, Corte uma folha de babosa e abra ao meio. Molhe um algodão e passe na pálpebra afetada. Em seguida enxague com camomila. Repita o processo enquanto durar o terçol.

Salsa

Coloque as folhas fresca da salsa em uma xícara de água fervente, deixe amornar e faça compressas de manhã e a noite. Isso amenizará a inflamação e sensibilidade na pálpebra.

Cúrcuma

Antibacteriano natural, a cúrcuma deverá ser feita em duas xícaras de água fervente com uma colher de chá da planta. Coe para deixar a solução bem limpa e pingue a mistura duas ou três vezes ao dia no olho afetado.

Quem tem mais probabilidades de ter terçol

Sem sombras de dúvidas as crianças são mais propensas ao terçol. Entretanto isso não significa que os adultos estão livres. Se o problema persistir por muito tempo, será necessário procurar um médico para que ele indique a melhor forma para acabar com o problema.

Mantenha sempre os cuidados básicos de higiene: mãos limpas, evite tocar os olhos constantemente e não use produtos que os irrite.

O terçol começa com uma coceira e pálpebra inchada. Se perceber esses sintomas já comece a redobrar a higiene e procure passar uma pomada oftálmica antibiótica, destinada única e exclusivamente para os olhos.

Geralmente essas pomadas contém cloranfenicol, eritromicina ou amoxicilina. Nada de maquiagens ou cosméticos para a área dos olhos.

Uma forma de evitar que base dos cílios inflame é retirar bem a maquiagem antes de dormir, isso evitará que os poros entupiam e se transformem em terçol.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...