Os benefícios da Seriguela para o corpo humano

Muito descrita como siriguela ou seriguela, essa árvore faz parte da família das anacarciáceas, e tem a sua origem na América do Sul, mais comum na região Nordeste do Brasil e também encontrada com facilidade no estado de São Paulo.

A árvore pode atingir até 7 metros de altura e seus frutos possuem o mesmo nome, mas também são conhecidos como cajá vermelho, ciroela e ameixa-da-espanho. O seu sabor é doce e agrada o paladar de várias pessoas que são apaixonadas pela fruta.

O que muita gente não sabe, no entanto, é que além do seu sabor agradável, a Seriguela possui muitos efeitos positivos para a nossa saúde.

O fruto da Seriguela

Seu fruto assemelha-se muito com o cajá, e é muitas vezes confundido com ele. É uma furta de cor amarela ou avermelhada (quando está madura) que tem o comprimento entre 2,5 a 5 centímetros.

É uma fruta bastante doce que pesa de quinze a vinte gramas e tem uma camada fina de polpa. O seu caroço é do tamanho de uma azeitona grande. Existem várias formas de consumir a Seriguela, desde ela natural como na confecção de suco, doces e sorvete.


A fruta tem vários benefícios à saúde inclusive o de reduzir os glóbulos brancos.

Cultivo

É difícil que a Seriguela se propague através de sementes, ela é multiplicada normalmente por estacas que tem de trinta a cinquenta centímetros de comprimento e pode possuir de sete a doze centímetros de diâmetro.

Do início do mês de outubro ao início do mês de novembro é o período perfeito para o plantio por estacas e ela cresce melhor no semiárido do nordeste brasileiro. A colheita é feita nos meses de dezembro e janeiro.

Nutrientes da Seriguela

A Seriguela é rica em fibras, que estão presentes tanto nas folhas quanto nas frutas. Isso faz com que o intestino tenha um melhor funcionamento e as taxas de colesterol sejam reduzidas. As fibras agem tanto na forma natural, quanto em sucos ou doces.

Esse fruto também é rico em Vitaminas A, B e C. Além disso, é fonte de ferro, cálcio e fósforo, contribuindo para o fortalecimento da imunidade do corpo e para combater e inibir a anemia. Como tem antioxidantes, a Seriguela ainda é benéfica para combater a ação dos radicais livres, podendo atuar no combate ao câncer.

Seus nutrientes a tornam energizante, diurética e eficiente no tratamento de queimaduras, para limpar feridas, para combater inflamações, febre, diarreia e para aliviar espasmos.

Benefícios do consumo

Consumir a seriguela, por meio das folhas ou o fruto faz muito bem para saúde. Através dela pode se fazer chá, sucos e doces ricos em nutrientes capazes de beneficiar a saúde de todo o corpo. Hoje muita gente tem optado pela utilização de produtos naturais no combate a problemas de saúde.

Isso se dá por causa da quantidade de efeitos colaterais que medicamentos industrializados são capazes de causar ao corpo humano. O uso de frutas, verduras, legumes e plantas em auxílio à saúde é uma tendência super benéfica que visa o melhor condicionamento de todo o corpo.

seriguela

Listamos abaixo alguns dos benefícios da Seriguela para o no organismo humano, observe:

  • Fortalece o sistema imunológico, fazendo o corpo mais forte e resistente contra a ação de agentes externos;
  • Ajuda no tratamento da diarreia;
  • É indicada para o tratamento da febre;
  • Tem ação anti-inflamatória;
  • Combate e inibe anemias;
  • Alivia espasmos;
  • Tem ação diurética;
  • Combate a desinteria;
  • Alivia gases;
  • É eficaz para a limpeza de feridas e queimaduras.

Complemento para quem pratica exercícios

Como é rica em carboidratos, a Seriguela fornece mais energia para o organismo, deixando o indivíduo mais disposto para a prática de atividades físicas. Por isso o seu consumo tem se tornado comum para quem pratica esportes e para quem quer emagrecer.

Quem tem sofrido com sonolência e cansaço exagerado também poderá fazer o consumo da fruta como fonte de energia para a realização das tarefas.

Seriguela combate os efeitos da dengue?

Foi feito um experimento com o chá da Seriguela para ver os benefícios que causariam em um paciente com dengue. A professora Dejanira Franceschi, docente do Departamento de Bioquímica e Microbiologia do Instituto de Biociência da Universidade de São Paulo (Unesp), em Rio Claro, foi uma das pacientes que experimentaram o chá.

De acordo com a professora, assim que tomou o líquido, sentiu melhora nas dores corporais e no mal estar, que são sintomas típicos da dengue.

Apesar do efeito positivo em quem utilizou o chá feito com as folhas de Seriguela, os estudiosos afirmam que cada pessoa pode reagir diferente ao chá e que ainda é necessários mais estudos para que fique comprovado de forma científica a ação dos efeitos da mistura.

Chá das folhas de Seriguela

O chá precisa ser feito com as folhas. É só adicionar as folhas da Seriguela a um copo de água fervente e esperar esfriar. Após isso, pode-se misturar o chá ao suco da fruta, esperar esfriar e consumir.

Ação no funcionamento do intestino

Entre os benefícios do consumo da fruta podemos destacar a capacidade que ela tem de melhorar o funcionamento do intestino. Por ser rica em fibras ela faz com que o intestino funcione melhor.

Ela tem forte ação para prevenção da prisão de ventre. Impedindo a sensação de inchaço e o surgimento de refluxos.

Seriguela X Cajá

As duas frutas são constantemente confundidas por possuir aspectos físicos parecidos. Possuem as mesmas características de formato, tamanho e cor. As duas tem aspecto amarelado que se maduras ficam vermelhas.

No entanto o cajá é uma fruta azeda, originada da árvore cajazeira e pode ser encontrada o ano todo. Enquanto que a Seriguela é uma fruta doce, que é mais colhida entre os meses de dezembro e janeiro.

As duas, no entanto, possuem nutrientes e fibras que são poderosos e auxiliam no combate a vários problemas de saúde do corpo humano.

Através das duas frutas é possível fazer sucos, doces e sorvete. No caso da Seriguela, suas folhas servem para fazer chá.