Remédio para infecção urinária: Natural, essencial e industrializado


Infecção urinária é um problema muito comum no nosso dia a dia. Com a correria o simples ato de beber água acaba passando despercebido e causando danos desagradáveis. Nesse artigo iremos falar sobre remédio para infecção urinária e as formas de prevenção desse problema.

Causado basicamente por bactérias intestinais que adentram ao trato urinário, a infecção urinária tem sintomas dolorosos. Ardência, dor ao urinar, urgência para urinárias e odor desagradável são alguns dos efeitos que causa ao corpo humano.

Anatomicamente falando a mulher está mais exposta a esse problema do que os homens.

Alguns dos remédios para infecção urinária mais comuns são: amoxicilina, fosfomicina, ciprofloxacino e cefalexina. Estes são antibióticos poderosos que na maioria dos casos resolve o problema inibindo os efeitos que a bactéria causa.

Prevenção da infecção urinária

Existem algumas coisas que podem ser feitas para evitar a infecção urinária e que servem de remédio preventivo.

Listamos abaixo algumas delas que podem ser feitas facilmente no dia a dia, basta estimular a criação desses novos hábitos.


  • Evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas – elas irritam os canais urinários e pioram o quadro da infecção;
  • Evite prender a urina, isso faz com que haja acúmulo, inflamação e dilatação. Cria o ambiente perfeito para a proliferação das bactérias;
  • Beba muita água! Líquido em geral, mas de todos os líquidos possíveis, a água sempre será o melhor. O recomendado é beber de 1,5 a 3 litros de água por dia;
  • Mantenha uma boa higiene íntima mas não exagere – a limpeza em excesso destrói a flora vaginal que serve de proteção contra agentes estranhos;
  • Consuma alimentos ricos em Vitamina C – isso ajuda para acidificar a urina e evitar a proliferação das bactérias.

Água: Um remédio essencial para a vida

O melhor e mais eficaz remédio para infecção urinária é a água. A falta dela é uma das principais causas da infecção urinária. Quando o ser humano ingere bastante água, a produção de urina aumenta e com isso ela fica menos concentrada.

Algumas substâncias da urina em conjunto são um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias.

Outro fator importante que faz da água um santo remédio para infecção urinária é que a eliminação da urina limpa o canal da uretra impedindo que as bactérias que estão por ali se alojem ou continuem a se proliferar. A eliminação da urina elimina também essas bactérias.

Em caso de gravidez

Quando a mulher contrai a infecção urinária e está grávida os cuidados são maiores. O medicamento correto para o tratamento nestes casos precisa ser prescrito pelo obstetra. A consideração mais importante na indicação de qualquer medicamento é sobre não causar nenhum efeito prejudicial ao bebê. Muitos medicamentos causam distúrbios de desenvolvimento para o feto e por isso precisam ser evitados.

No caso de mulheres grávidas o remédio para infecção urinária mais comum é a Amoxicilina. É possível que o especialista também prescreva a cefalexina, a ampicilina ou o ceftriaxone.

Remédio para infecção urinária industrializado

Os medicamentos mais utilizados para infecção urinária são os antibióticos que combatem diretamente a bactéria e, associado a eles, pode ser prescrito um analgésico para os desconfortos causados pelo problema.

Existem 4 tipos de medicamento que são mais comuns e podem ser encontrados facilmente em qualquer farmácia. No entanto, essas medicações só podem ser adquiridas com a presença da receita médica:

  • Fosfomicina: Conhecido também como Monurii, é normalmente recomendado para ingestão de 1 envelope ao se deitar, após esvaziamento da bexiga. Normalmente é tomado em dose única.
  • Cefalexina: Recomenda-se a ingestão de doses entre 750 e 1500 mg por dia, em um período que varia de 3 a 7 dias de tratamento. A duração irá depender da gravidade da infecção urinária. Também pode ser encontrado com os nomes de Keforal, Keflaxina e Keflex.
  • Ciprofloxacino: A dosagem recomendada gira em torno de 250 e 1500 mg diariamente. Por ter Cloridrato de ciprofloxacino na sua composição ele é encontrado muitas vezes com o nome Cipro ou Cipro XR.
  • Amoxicilina: Este medicamento é indicado para doses de 750 a 1500 mg por dia, em um período que pode variar de 3 a 7 dias. Também é encontrado com o nome Cibramox e é capaz de tratar vários tipos de infecções.

Remédio natural para infecção urinária

Remédio para infecção urinária

Muita gente tem evitado utilizar remédios industrializados e a cada dia que passa está focando na ingestão de produtos naturais.

O remédio para infecção urinária caseiro mais conhecido é o suco de Arando. Ele é um ótimo diurético e dificulta a presença de agentes estranhos no trato urinário. Além do suco, o Arando pode ser encontrado em cápsulas conhecidas como Cranberry.

Outar forma natural de tratamento para a infecção é utilizar alimentos diuréticos na alimentação: salsa, cebola, espargo, melancia, graviola, cenoura, pepino e laranja, são excelentes diuréticos que colaboram para a inibição desse tipo de infecção. Eles estimulam a produção e a eliminação da urina no corpo humano.

O chá da salsa também serve com um excelente remédio para infecção urinária e é simples e prático de fazer.

Vá ao médico

Esse é o ponto mais importante! Por mais que exista remédio para infecção urinária disponível nas farmácias ou que é fácil de elaborar através da medicina natural, a melhor forma de tratamento para o problema começa com uma consulta médica.

Só o profissional especializado de saúde poderá indicar o melhor remédio, a melhor forma de tratamento, a dosagem, o período.

Ele irá investigar a fundo a origem da infecção urinária e não irá combater os sintomas que ela causa somente, ele irá combater o motivo da existência dela no organismo.

O uso de remédio para infecção urinária por conta própria pode causar efeitos negativos à saúde. Além de que ele poderá não ser eficiente para o combate da bactéria e fazer com que os sintomas se acentuem.

Não se automedique! Tenha responsabilidade com a sua saúde e com a sua vida. Procure um médico, descreva seus sintomas, faça todos os exames solicitas e siga à risca as orientações de tratamento.

Só o médico irá te aconselhar a utilizar o melhor remédio para infecção urinária. O que te libertará de vez do problema e te ajudará a prevenir a sua volta também.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (1 votes, average: 1,00 out of 5)
Loading...