Regime da USP

O regime da usp é uma das dietas mais procuradas atualmente, e que tem surtido efeitos desejável para as pessoas que a colocam em prática. Esse regime que surgiu pela década 90 e teve muito sucesso na época ganhou grandes forças recentemente por causa das pessoas que emagreceram e a recomendam.

Embora ser chamado de regime da usp, esse regime não tem ligação direta com a USP (Universidade de São Paulo) e os médicos e nutricionistas da universidade além de afirmarem que não são deles, não recomendam essa dieta.

Por ser uma dieta restritiva e muito parecida com a dieta da proteína, o regime da usp acaba sendo um pouco prejudicial, pois a longo prazo não é tão eficaz. Acontece que esse regime embora ajuda a perder gordura, você acaba perdendo bastante líquidos e massa magra também.

O correto é seguir essa dieta por no máximo 15 dias, sendo que 7 dias você a seguirá corretamente, no 8º dia você terá um intervalo para comer o que desejar e novamente seguirá a dieta por mais 7 dias.

Como você verá, o regime da usp se limita apenas a proteína e gordura, reduzindo muito o consumo de carboidratos. Esse regime é considerado hipocalórico, ou seja, o consumo de calorias por dia é baixíssimo e por esse motivo ele emagrece tanto.


Regime da usp e seus problemas

O regime da usp tem também os seus problemas. Como é uma dieta muito restritiva, você não emagrecerá apenas gordura. Na verdade, a quantidade de gorduras perdidas são poucas, fazendo você perder mais massa magra e líquidos.

Como é uma dieta que restringe muito a quantidade de calorias ingeridas por dia, o seu corpo para ‘sobreviver’ necessitará de outra fonte de energia já que você não as está ingerindo através da alimentação.

Regime da USP

Embora um pouco dessa energia seja retirada do acumulo de gordura corporal, acontecerá também um efeito conhecido como catabolismo, em que o corpo irá quebrar as proteínas da massa muscular para utilizar como fonte de energia.

E como um dos principais motivos de se emagrecer seja os líquidos, ao voltar a alimentação normal, você acabará emagrecendo bastante novamente. Algumas pessoas não engordam tudo novamente e por fim conseguem emagrecer bastante mesmo após voltar a alimentação normal.

Outras pessoas, porém, acabam engordando muito por não conseguirem se controlar ou por não começarem uma dieta equilibrada com todos os grupos de alimentos necessários . Portanto, ao termino do regime da usp, você deverá mudar seus hábitos alimentares e não poderá voltar a comer como antes pois senão poderá engordar tudo novamente.

Por ser uma dieta muito restritiva, pode ter alguns efeitos colaterais, como: complicações renais, irritação, fraqueza muscular, estresse, cansaço, dores de cabeça, alterações no sono, tonturas, mau hálito, prisão de ventre, desatenção e até mesmo complicações cardíacas.

Se você sentir algum desses efeitos colaterais mencionados, você deverá parar de fazer o regime e procurar ajuda de um médico. Na verdade, o correto é que você procure um médico e nutricionista antes de começar qualquer dieta, pois eles farão avaliações e verão o que é melhor para você.

Cardápio do Regime da USP

1º DiaManhãCafé preto sem açúcar (pode usar adoçante)
Almoço2 ovos cozidos e ervas a desejar
JantarSalada de alface com pepino e salsão à vontade
2º DiaManhãCafé com bolacha cream-crackers (no máximo 3 bolachas)
Almoço1 bife grande com salada de frutas a gosto
JantarPresunto à vontade
3º DiaManhãCafé com bolacha cream-crackers (no máximo 3 bolachas)
Almoço2 ovos cozidos, salada de vagem e 2 torradas
JantarPresunto à vontade
4º DiaManhãCafé com biscoito (no máximo 3 biscoitos)
Almoço1 ovo cozido, 1 cenoura e queijo minas à vontade
JantarSalada de Frutas e iogurte natural
5º DiaManhãCenoura crua espremida com limão e café preto
AlmoçoFrango grelhada à vontade
Jantar2 ovos cozidos com cenoura
6º DiaManhãCafé com biscoito (no máximo 3 biscoitos)
AlmoçoFilé de peixe com tomate à vontade
Jantar2 ovos cozidos com cenoura
7º DiaManhãCafé com limão
AlmoçoBife grelhado e frutas à vontade.
JantarComer o que quiser, menos doces e bebidas alcoólicas
8º DiaComer à vontade
9º a 15º DiaRecomeçar do 1º a 7º dia

Nossa opinião sobre o Regime da USP

Embora várias pessoas conseguiram emagrecer com isso pois realmente existe um déficit de calorias diárias, esse é um tipo de dieta que trás muitos malefícios ao corpo. No fim das contas, você acaba fazendo uma coisa ruim para o seu corpo para conseguir uma coisa boa que é pesar pouco.

Você é quem decidirá se faz ou não essa dieta, mas a nosso ver, ela acaba trazendo mais malefícios do que benefícios pensando a longo prazo. O melhor para você emagrecer é através da reeducação alimentar, e não da restrição. Você pode comer de tudo e de maneira equilibrada, desde que no fim do dia você tenha um déficit de calorias.

Se você tiver um déficit calórico de apenas 100 calorias por dia e beber 2 litros de água gelada que também ajuda a gastar 100 calorias, por dia você terá um déficit calórico de 200 calorias. Isso em um único dia realmente não é nada, mas ao longo de um ano todo equivale a 10 kg.

Com uma reeducação alimentar, uma dieta equilibrada e seguindo pequenas dicas de emagrecimento é possível emagrecer de forma duradoura e mais saudável ao corpo. Por que no fim das contas, o que importante realmente é a sua saúde, e ficar magro à custa de sua saúde não é uma boa ideia!