Rapadura engorda?


Uma tradição nordestina, a sobremesa mais preferida após o almoço está passando por uma terrível dúvida: rapadura engorda? O doce, que muito acreditam ser tipicamente brasileiro, surgiu nas Ilhas Canárias, um arquipélago espanhol, famoso no século XVI, sendo exportada para as Américas, no século XVII.

A rapadura é fruto das raspagens das camadas de açúcar que ficavam presas às paredes dos tachos usados na produção de açúcar. Ela era aquecida e colocada em formas parecidas com as de tijolos. Assim seria fácil e prática de carrega-las para vários ambientes e em quantidades individuais. Isso sem contar que a durabilidade também ficava garantida sobrevivendo a diversas situações climáticas.

Em meados de 1532, a rapadura chegou ao Brasil para alimentar os escravos e sem fins comerciais. Com o passar do tempo, a produção começou nos primeiros engenhos de cana-de-açúcar. Tudo era simples e pequenos, movidos por água ou bois e cavalos.

Rapadura e suas utilidades

A rapadura é uma alternativa natural ao açúcar do caldo de cana e muito usada em países da America Latina. Por ser natural, não podemos dizer que a rapadura engorda, não é?! Na Europa é conhecida como açúcar mascavo. O sumo da cana evaporado pode variar em sabor e textura tornando-se diferente do açúcar branco refinado.

O consumo moderado, claro, não traz malefícios ao organismo já que a rapadura é feita de um processo simples: cana evaporada. Na rapadura a cana é fervida até remover a água existente na sua composição, assim o alimento fica compacto e sólido.

Ao contrário do açúcar branco refinado, que passou por diversos processos químicos, a rapadura é mais saudável, pois também conservou seus nutrientes originais.


Quando você consume a rapadura ajuda o meio ambiente, já que a produção do refino do açúcar economiza água e energia, reduzindo impactos ambientais.

Se você ingerir demais com certeza poderá dizer que a rapadura engorda, entretanto, mesmo não sendo tão calórica, ela causa menos danos à saúde devido a sua produção natural.

Benefícios da rapadura

rapadura engorda

Altamente nutritiva, contendo muitos minerais e responsável por gerar energia ao corpo, a rapadura é um suplemento muito usado para quem deseja melhorar o condicionamento físico e a saúde em geral.

Mais do que um adoçante natural, a rapadura é mais saudável que o açúcar refinado. Se ela é mais concentrada, então… em consequência desses valores altos, a rapadura engorda!

Ela realmente tem mais calorias, porém você não vai passar o dia todo ingerindo só a rapadura, né?! Ela é indicada, esporadicamente, em pequenas porções, para preencher aquela vontade enorme de comer doces após a refeição.

No Nordeste, as pessoas que trabalham na roça, consomem para aumentar os níveis de energia, para conseguirem atingir suas metas no fim do dia. Também é muito utilizado para adoçar o café, para comer como sobremesa ou com farinha.

Ela é fonte de carboidratos, ideal para quem precisa realizar trabalhos braçais com frequência. Nesse caso a fonte desse nutriente é essencial para os gastos dos músculos. Duas colheres de rapadura contêm cerca de:

  • Calorias: 89 miligramas;
  • Carboidrato: 22 miligramas;
  • Cálcio: 274 miligramas;
  • Fósforo: 34 miligramas;
  • Ferro: 10,1 miligramas;
  • Potássio: 1.171 miligramas;
  • Sódio: 38 miligramas;
  • Tiamina: 0,04 miligramas;
  • Riboflavina: 0,08 miligramas;
  • Niacina: 0,8 miligramas.

Atualmente alguns produtores têm investido na aromatização da rapadura e utilizam essências de mel, laranja, tangerina, erva-doce, cravo ou canela.

O açúcar da rapadura tem mais glicose e é mais difícil de adoçar do que a versão cristalizada, mas uma dica é você raspá-la e tornar a sua refeição mais nutritiva. Quem prepara com frequência cocadas e bombons, pode utilizar a rapadura para deixar o preparo mais saudável. Não exagere nas porções, pois assim a rapadura engorda e você estará ingerindo diariamente uma bomba de calorias e carboidratos.

Uma xícara de açúcar mascavo natural tem:

  • 0,1 mg de vitamina B6;
  • 2,2 mg de ácido fólico;
  • 0,3 mg de ácido pantotênico;
  • 5,1 mg de colina;
  • 0,2 mg de betaína;
  • 19,8 mg de magnésio;
  • 0,1 mg de zinco;
  • 0,1 mg de cobre;
  • 0,1 mg de manganês;
  • 2,6 mcg de selênio – isso sem contar as propriedades antioxidantes, aquelas que combatem o envelhecimento das células.

Tipos de rapadura

No mercado há uma infinidade de rapadura disponíveis, esteja atento em suas transformações. Os açúcares marrons – que foram processados naturalmente – mantém as suas características semelhantes aos naturais, mantendo seu poder nutritivo.

Alimentos reconhecidos pela Comissão Internacional de Métodos Uniformes de Análise de Açúcar, órgão que classifica o açúcar segundo a cor dos cristais em 30 países membros, classificam a cor do açúcar de acordo “unidades bases de referências” – quanto maior a unidade, melhor a qualidade.

Há algum risco de má produção do processo da rapadura?

Não existem substâncias nocivas durante o processo da rapadura. Produtos usados no refinamento do açúcar branco como modificadores de viscosidade, dióxido de enxofre, ácido fórmico e ácido fosfórico, surfactantes ou floculantes estão descartados quando o assunto é a produção de rapadura.

O processo da fabricação de rapadura é o mais natural possível, assim mantém-se em sua criação as propriedades mais próximas da cana-de-açúcar, sustentando os minerais e as vitaminas dos produtos.

Rapadura engorda e faz mal para crianças?

A rapadura engorda somente se você comer demais e não, não faz mal para crianças, pelo contrário! Em alguns estados brasileiros como em Pernambuco, Paraíba e no Ceará, a rapadura é usada na merenda escolar para fortalecer os baixinhos!

As substâncias encontradas no caldo de cana quebram os açúcares ruins do nosso organismo e melhora a absorção dos bons nutrientes.

Bom, se depois de todas essas dicas você ainda tem dúvidas quanto ao valor nutritivo da boa e velha rapadura, está na hora de fazer o teste. Tente ser mais natural e ecológico, opte por produtos que não tenha passado por diversos processos de branqueamento e conservação. Quando ver o gosto diferente que o produto pode acrescentar nos seus alimentos irá descartar, sem perceber, a ideia de que rapadura engorda!


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (19 votes, average: 4,05 out of 5)
Loading...